O casamento é uma das celebrações mais antigas do mundo. Suas tradições, como a troca de alianças, o vestido branco da noiva e o uso da marcha nupcial foram passando de geração para geração e ainda imperam na maior parte dos casamentos tradicionais.
Apesar dos anos e anos de tradição, alguns costumes e “regras” que envolvem a atmosfera do casamento ainda geram muitas dúvidas em quem está prestes a subir ao altar. Por isso, a Produteca Eternize vai desvendar 5 mitos sobre a cerimônia de casamento que vão esclarecer um pouco as coisas pra você.
- O atraso da noiva é comum e faz parte da tradição
Não é bem por aí. Houve uma época em que o atraso da noiva era visto como uma espécie de suspense que aumentava a expectativa dos convidados para a hora mais esperada da noite. Porém, nos dias de hoje o atraso da noiva não é bem visto nem pelos convidados e nem pelas igrejas, que chegam a cobrar multas de até R$ 1000 para atrasos de mais de 15 minutos. É preciso lembrar que, mesmo que a intenção seja boa, o atraso exagerado pode soar como indelicadeza, descaso e até falta de educação com os convidados que chegaram na hora para assistir ao casamento.
- Os padrinhos de casamento devem ser os padrinhos de batismo
Mito! Nada impede que você convide seus padrinhos para serem padrinhos do seu casamento, mas isso não é uma obrigatoriedade. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Escolha seus padrinhos de casamento pelo nível de proximidade, intimidade e afinidade com o casal.
- A noiva deve ficar do lado esquerdo do altar
Não necessariamente. Essa tradição começou na Idade Média, na época em que o noivo precisava ficar com a mão direita livre para sacar a espada caso houvesse alguma ameaça contra a noiva. Ou seja: completamente fora de contexto. Como dificilmente isso aconteceria nos dias de hoje, a noiva têm a liberdade de se posicionar do lado esquerdo ou do lado direito, como os noivos preferirem.
- Os noivos devem pagar a vestimenta das daminhas/pajens
Mito. As daminhas e pajens são escolhidos pelos noivos da mesma forma que os padrinhos e madrinhas de casamento. Pela lógica, se a roupa das daminhas precisam ser pagas pelos noivos, então os vestidos das madrinhas também deveriam ser. Certo? Pois é. Uma boa solução seria que os noivos pagassem uma parte das vestimentas e os pais da criança pagassem a outra parte.
- Não é de bom tom que as madrinhas usem vestidos pretos
Mito. Usar preto não dá azar nem nada do tipo. Os vestidos pretos para madrinhas são mais comuns no hemisfério sul, mas isso não quer dizer que são inadequados aqui no Brasil. Assim como todas as outras peculiaridades da festa, são os noivos que escolhem se vão deixar a escolha da cor dos vestidos a cargo de cada uma ou, a cor/tom ideal dos vestidos, caso optem pela padronização. Se vocês combinarem que o preto está liberado, então está!
Lembra de mais algum mito sobre o casamento? Então conta pra gente aqui embaixo nos comentários! E não deixa de seguir a gente no Facebook para acessar mais conteúdos como esse.
Até mais!