Um consumidor satisfeito é a melhor propaganda de uma empresa, não é mesmo? É exatamente por isso que muitos negócios apostam em brindes para fidelizar clientes. E você, já pensou nessa estratégia?
Seja qual for sua área de atuação, o foco deve ser deixar seu público feliz e satisfeito. Portanto, é preciso inovar, encantar e demonstrar todo o seu valor. A boa notícia é que isso se torna mais fácil com a ajuda de bons produtos promocionais.
Continue a leitura para descobrir como os brindes ajudam na fidelização de clientes, além de aprender a escolher o produto ideal!
Qual a importância da fidelização de clientes?
Reter os clientes já conquistados é tão importante quanto atrair novos. Sem dúvida, a relação de confiança e parceria favorece o crescimento empresarial. Além disso, esse é um fator positivo para quem quer se destacar no mercado.
Em primeiro lugar, a empresa que não se preocupa em cativar a confiança de seu público tem dificuldades de aumentar seu faturamento. Basta lembrar que um cliente satisfeito é uma arma para chamar a atenção de novos compradores.
Aliás, é muito mais barata e eficiente que qualquer estratégia de marketing. Mas isso não é tudo. Conheça mais alguns benefícios dessa prática!
Cliente fiel é sinônimo de novas vendas
Não é preciso dizer muito para entender que um cliente feliz compra duas (e até mais) vezes da empresa. Ele já conhece o negócio, sua qualidade e seus diferenciais. Portanto, tem confiança para voltar a comprar.
Cliente fidelizado faz indicações espontâneas
Clientes que já foram conquistados ajudam a divulgar sua empresa para amigos e familiares. Essas indicações são muito eficientes e produtivas, já que são baseadas em experiências reais de uma pessoa de confiança.
A fidelização favorece a previsibilidade das receitas
Ter uma clientela fiel também o ajudará a prever melhor suas receitas, ou seja, quanto dinheiro entrará nos caixas no mês seguinte. Para isso, é fundamental acompanhar o comportamento de compra dos clientes, o ticket médio e a média de novos compradores.
Por que usar brindes para fidelizar clientes?
Você já entendeu que a fidelização é essencial para o sucesso de uma empresa. Mas, além disso, precisamos falar sobre o uso de brindes para fidelizar clientes.
Brindes personalizados, inovadores e diferenciados exercem um papel importante no processo de conquista da clientela. Ainda tem dúvidas? Entenda por que essa é uma boa estratégia!
Demonstram carinho e gratidão pelo cliente
Oferecer brindes é uma boa maneira de demonstrar carinho, atenção e gratidão pela confiança e parceria. Em períodos de crise, como a causada pelo novo coronavírus, isso pode ser decisivo para a sobrevivência do negócio.
Reforçam a imagem da marca
Empresas que se preocupam com a satisfação de seus clientes são valorizadas no mercado. Sem dúvida, dar um troféu personalizado, por exemplo, aos seus consumidores mais fiéis tem um peso muito grande. Além de favorecer a fidelização do cliente, isso reforça a imagem do negócio no mercado.
Não deixam o cliente se esquecer da empresa
Entregar ao cliente um brinde diferenciado e útil pode ajudá-lo a sempre se recordar da empresa. Ou seja, o presente funciona como um gatilho para o sentimento de felicidade que experimentou ao recebê-lo e pode influenciar novas compras.
Ajudam a divulgar a empresa
O marketing deve ser, antes de tudo, estratégico. É por isso que o uso de brindes para fidelizar clientes é tão interessante. Ao usar o produto, ele amplia o alcance de sua marca de uma maneira natural e eficaz, já que as pessoas ao seu redor poderão conhecê-la também.
São ferramentas para a conquista do cliente
Além de serem uma forma criativa e eficiente de divulgar o negócio, os brindes ajudam na conquista de fãs para sua marca. Afinal, o sentimento de surpresa de uma ação inovadora e de receber um presente relevante faz a diferença na vida do cliente.
Marketing promocional: como deve ser o brinde ideal?
Como vimos, todos os ramos de negócio podem — e devem — aproveitar o potencial dos brindes corporativos. Isso porque, essa estratégia de marketing é eficiente e importante no processo de crescimento empresarial.
No entanto, precisamos destacar a importância de escolher com atenção o tipo de brinde que será distribuído à sua clientela. Isso mesmo: nem todo “mimo” atinge o efeito desejado e isso exige algumas análises.
Aliás, você sabia que 72% das pessoas acreditam que a qualidade do brinde influencia a reputação da empresa? Além disso, 8 a cada 10 consumidores gostam de receber produtos promocionais. Essas são algumas conclusões do estudo Highlights From The 2019 Consumer Study.
O brinde ideal é inovador, personalizado e exclusivo
Se o seu objetivo é se destacar, então não faz sentido oferecer mais do mesmo, certo? Por essa razão, brindes comuns e de baixa qualidade podem não ser um bom investimento e gerar efeito inverso.
O ideal é escolher produtos inovadores, personalizados e exclusivos. Ou seja, fujam do senso comum e valorize o seu cliente até mesmo na hora da seleção. Quanto mais diferente ele for, maiores serão suas chances de encantar e fidelizar.
O que estamos dizendo é que não basta presentear. É fundamental se esforçar para que o brinde tenha valor na vida do cliente e seja personalizado à sua empresa. Essa atitude reforça ainda mais o quanto ele é importante. Para ajudá-lo a escolher o produto ideal, selecionamos algumas sugestões interessantes:
- troféus em impressão 3D;
- porta canetas personalizados;
- marcadores de páginas;
- suporte para celular.
Viu só como usar brindes para fidelizar clientes é uma boa estratégia? Ao longo do post, demonstramos como essa ação de marketing contribui para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, caso esteja em busca de formas inteligentes de conquistar sua clientela, lembre-se dos benefícios dessa ideia.
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