Quando uma empresa oferece diversos tipos de produtos para os seus clientes, dificilmente ela pare para pensar a respeito de inovação. Design inovador para produtos? Muito menos.
Contudo, os consumidores têm se tornado mais exigentes, priorizando determinados aspectos na hora de decisão de compra. Portanto, se o negócio não traz novas soluções com certa frequência, provavelmente perderá público.
Inovar não é criar algo novo, mas pensar em algo que dê a determinado produto uma característica nova, uma nova utilidade, um novo design. Portanto, nesse post vamos destacar qual a importância de ter um design inovador para os produtos de sua empresa.
O que é design inovador?
O termo design se refere a concepção que o produto possui, muitas vezes ligada a sua aparência. Ele é muito utilizado em construções e até mesmo no âmbito virtual, com outro termo que está em alta: UX Design.
Mas por quê estou falando disso? UX Design nada mais é que pensar na experiência do usuário na hora de navegar por um site ou aplicativo e, claro, pode facilmente ser utilizado para pensar no design dos produtos da sua empresa.
Pense comigo: seu cliente não quer um produto difícil de usar, como uma xícara sem alça para tomar café. Afinal, vai queimar a mão dele.
Portanto, inovar no design é criar determinados produtos de acordo com o que seu cliente deseja. Por isso é importante que o negócio realize pesquisas de mercado para saber os principais gostos de seus clientes, o que fazem, idade, entre outras informações.
Agora que você já sabe o que é design inovador, vejamos qual a importância de um design inovador para produtos.
Conheça a importância de um design inovador para produtos
Ter um design inovador para produtos vai muito além de vender mais. Podemos observar três aspectos são levados em consideração:
- Concorrência;
- Experiência do cliente e
- Geração de valor para o cliente.
Portanto, vejamos o que significa cada um a seguir.
Concorrência
Quando a sua empresa decide inovar o design de seus produtos, ela sairá na frente dos seus concorrentes. Dificilmente uma empresa pensa em inovar o design.
Muitos pensam em lançar novos produtos para resolver problemas dos clientes que já são resolvidos por concorrentes. Contudo, o design dos itens deles está ruim. A partir do momento que a sua empresa aplica um design inovador em seus produtos, os clientes comprarão mais, nos levando para os outros aspectos.
Experiência do cliente
Hoje em dia é comum vermos a expressão “experiência do cliente”, principalmente de uns anos pra cá, quando a tecnologia começou a se tornar cotidiana. Portanto, sua empresa deve pensar nesse conceito, ou seja, se ele gosta dos seus produtos, o que gosta ou não gosta, o que faz.
Dessa forma, sua empresa em conjunto com o time de design pensará na solução ideal para aquele produto. Feito isso, o público terá uma ótima experiência na empresa e nos leva ao terceiro e último aspecto.
Geração de valor para o cliente
Quando o cliente compra determinado produto de sua empresa, com design inovador e que realmente seja útil para ele, logo ele vai começar a divulgar os itens para amigos e familiares.
Além disso, ele provavelmente se tornará um cliente fiel, voltando mais vezes à sua loja. Por isso também a importância de pensar em design inovador para vários produtos.
Portanto, pensar em design inovador vai muito além de lançar novos produtos no mercado. É essencial pensar antes no que o cliente quer, como ele quer, para que aí sim, ele possa ser produzido e lançado no mercado.
Ficou interessado no assunto? Então confira mais nesse artigo sobre o por quê é importante manter o design de produtos em seu negócio.