O empreendedor é um solucionador de problemas nato. Porém, muitos têm dificuldade em explicar suas criações para o público. Pensando nisso, a metodologia de criação da Produteca foi desenvolvida para facilitar essa comunicação.
Ser criativo requer muito mais do que fazer algo bonito. Aqui na Produteca, nós acreditamos na criatividade que traz soluções para problemas reais.
Para que isso seja possível, nós contamos com muito mais do que infraestrutura e impressoras 3D. Nosso maior recurso é uma equipe formada de profissionais com mais de 15 anos de experiência em design.
Habituados a otimizar o processo criativo e criar soluções que geram conexão com o seu público alvo. Continue lendo para entender mais sobre a nossa metodologia.
No que se baseia a Metodologia de Criação da Produteca?
“O paradoxo da criatividade: o seu trabalho está feito quando ele parece tão simples que o seu cliente pensa que ele poderia ter feito sozinho.” David Perell, escritor e publicitário.
Quando iniciamos um projeto, o nosso maior objetivo é que nossos clientes consigam se conectar com o seu público. Porém, para que isso aconteça, é necessário apresentar soluções práticas para problemas reais.
Por isso, todo o nosso processo de criação é feito com base no Design Thinking. Você sabe o que é esse conceito? Ele é um mindset de resolução de problemas que pode ser aplicado em todas as áreas da vida, porém é especialmente importante para o nosso trabalho.
O Design Thinking está inserido na nossa vida. Diariamente desfrutamos de inúmeras soluções que, à primeira vista, parecem simples. Porém, elas foram feitas para problemas que alguém passou horas (ou semanas, até meses) para resolver.
Podemos listar como exemplo desde aparelhos de uso diário, tais como celulares, utensílios de cozinha até fórmulas por trás de páginas da web. Muitos dos itens mais rápidos do nosso dia a dia levaram muito tempo para serem desenvolvidos, por incrível que pareça.
O Design Thinking consiste em desenvolver empatia para entender o mundo à nossa volta. Com isso, é possível usar esse entendimento para tornar o mundo melhor, mais acessível e mais simples.
E é para isso que nós da Produteca trabalhamos, para que os clientes de nossos clientes digam: “Uau! Isso é realmente uma ótima ideia! Vocês facilitaram muito a minha vida.” Para tornar isso possível, participamos ativamente de toda a criação, da pesquisa até o lançamento do produto.
Quais são as 8 etapas da metodologia de criação da Produteca
Em nossos projetos, combinamos as metodologias de design com a impressão em 3D para criar produtos de sucesso. Desde o primeiro momento, nos empenhamos em entender o seu público alvo para criar um produto de grande relevância.
Dessa forma, mais do que produtos bonitos, nós criamos objetos que criam uma conexão entre você e seu cliente. Nossa metodologia de criação funciona em 8 etapas, que são: pesquisa, workshop, conceituação, geração de alternativas, desenvolvimento, prototipagem, detalhamento técnico e o lançamento (ou hora da verdade).
O objetivo de dividir o processo criativo em tantas etapas é diminuir os riscos de criação, garantindo que o seu produto realmente se adeque às necessidades do seu público alvo. Continue lendo para entender cada uma delas.
1 – Pesquisa
Na primeira etapa, é feita uma pesquisa. Essa parte é importante, pois, para criar o produto perfeito, é necessário entender o público alvo. Aqui é necessário empatia e entender que um produto inovador é aquele que resolve problemas.
Um exemplo do qual nos orgulhamos é essa mesa infantil. Após muita pesquisa, entendemos que um dos maiores problemas do público alvo era que móveis infantis perdem a usabilidade rápido. Sendo assim, criamos um produto que poderia ser adaptado de acordo com o crescimento da criação.
2 – Workshop
Nesse estágio fazemos a apresentação das descobertas feitas durante a pesquisa. Também aqui iniciamos um processo de co-criação. Em outras palavras, junto de nossos clientes, começamos a gerar ideias para resolver as necessidades do público alvo.
3 – Conceituação
Agora, após entendermos as necessidades que o público-alvo tem e como podemos resolvê-las. Por isso, é possível fazermos uma análise do contexto geral do produto a ser criado.
Aqui, colocaremos na mesa os requisitos, a usabilidade, entre outros pontos. Além disso, também é feito um moodboard com inspirações.
Veja esse projeto da micro usina elétrica. Aqui, por exemplo, a parte da pesquisa, workshop e conceituação foi 100% efetuada por nós. Conforme o trabalho realizado, criamos o projeto de uma hidrelétrica de tamanho reduzido. Dessa forma, ela pode ser utilizada por pessoas que vivem em locais sem abastecimento das empresas de energia elétrica.
4 – Geração de Alternativas
Agora, com todas as informações necessárias, começamos o processo criativo. Aqui, fazemos um brainstorming, ou uma “chuva de ideias”. Em outras palavras: colocamos todas as ideias que surgirem na mesa para análise, independente de serem práticas ou não. Logo após, fazemos uma seleção e aprovação das mais viáveis e que prometem maiores resultados.
5 – Desenvolvimento
Agora é hora de finalmente começar a dar vida para o projeto. Nesse estágio, são feitos os primeiros desenhos e modelagens em 3D. Logo após, nós fazemos a engenharia reversa para adaptar a usabilidade de nossos produtos para a vida real.
6 – Prototipagem
Finalmente chegou a hora de imprimir a primeira cópia em 3D do seu produto. Nesse estágio, fazemos a validação do produto e avaliamos as falhas que podem ter ocorrido no projeto. Então repetimos o processo várias vezes até chegar no resultado final perfeito.
Um exemplo é o adaptador universal desenvolvido por nós. Na indústria de construções, é comum que os trabalhadores utilizem abafadores e protetores faciais de marcas diferentes. Porém, isso pode causar encaixes ruins. Para resolver esse problema, imprimimos 50 protótipos do adaptador até encontrar o que poderia ser usado como universal.
7 – Detalhamento Técnico
Logo após tudo isso, fizemos os últimos ajustes técnicos e o desenho em 2D para a produção. Então, podemos dizer que o seu produto nasceu.
8 – Hora da verdade! O lançamento do seu produto
Ideias não valem nada no papel, elas devem ser testadas. Após tantas etapas, chegou a hora do seu projeto tomar vida.
Para isso ser possível, nós faremos o acompanhamento da produção e do lançamento de seu projeto. Uma vez que estamos sempre buscando produzir produtos que expressem para o público os seus diferenciais, os dados resultados do lançamento são importantes para nós.
Como funciona a Metodologia de Criação da Produteca
O nascimento de algo novo sempre gera pressa. Nosso compromisso é com os resultados. Por isso, nos esforçamos para criar produtos de qualidade que excedam as expectativas.
Uma das coisas que mais valorizamos na Metodologia de Criação da Produteca é a pesquisa. Além de aumentar a qualidade do serviço com os dados coletados, também aumentamos a sua eficiência. Isso porque ela diminui a margem de erro e o tempo gasto na prototipagem.
Finalmente, nossos prazos variam de acordo com complexidade do projeto e da quantidade de produtos necessária.
Se você tem um projeto que gostaria de ver ganhar vida, clique aqui e nos conte mais para receber o seu orçamento.