Mas não apenas isso. Criar um produto do zero já com os princípios da acessibilidade é muito mais barato e simples do que adaptar depois de criado. Mas é preciso compreender que a acessibilidade deve ser incluída em todos os projetos, e não de maneira isolada.
Por isso, se você quer saber os detalhes sobre a acessibilidade, seu conceito e relação com o design de um produto, neste conteúdo vamos explicar como funciona essa política de inclusão e sua importância na atualidade. Boa leitura!
O que é acessibilidade?
Em linhas gerais, acessibilidade é o conceito que descreve tudo o que é acessível a todo o tipo de usuário. Ou seja, o processo de inclusão deve ocorrer transversalmente em diversas dimensões, desde aspectos físicos, informacionais, tecnológicos, pedagógicos, etc.
Em outras palavras, para promover a acessibilidade, é preciso identificar e eliminar as barreiras que impedem o ser humano de realizar determinada atividade ou exercer uma função.
O que queremos dizer é que esse conceito pode e deve ser aplicado em qualquer área; e o design de um produto não poderia ficar de fora. Mais adiante, falaremos sobre isso. Primeiro, é importante conhecer mais duas definições. Veja a seguir!
Usabilidade
Se a acessibilidade é aquilo que está ao alcance de qualquer pessoa, a usabilidade refere-se à facilidade de usar o produto, acessar o serviço ou interagir na sociedade.
A ideia aqui é garantir que o usuário consiga localizar funções e entender como as coisas funcionam sem demora. Portanto, a usabilidade precisa garantir uma experiência rápida e satisfatória.
Mobilidade
Segundo o Dicionário Oxford de Língua Portuguesa, mobilidade é a “característica do que é móvel ou do que é capaz de se movimentar”, ou ainda, “possibilidade de ser movido”.
Por isso, quando falamos em acessibilidade e design de algum produto, é impossível não pensar nesses conceitos.
Logo, mobilidade não se refere apenas ao transporte e ao urbanismo, mas sim também à possibilidade de deslocamento de um objeto. Por exemplo, os notebooks ficaram populares justamente pela facilidade de transporte.
Como a acessibilidade se relaciona ao design de um produto?
Como já mencionamos, todos os projetos devem ser costurados aos princípios da acessibilidade desde o início. Ou seja, de nada adianta projetar primeiro e depois tentar implementar o conceito.
Além disso, é importante elucidar que a acessibilidade diz respeito à facilidade de acesso ao que foi desenhado, sem restrições. Ou seja, o design do produto deve ser simples e fácil de usar tanto para Pessoas com Deficiências (PcDs), como para a sociedade em geral.
Exemplos de acessibilidade em design de produtos
Para compreender melhor a relação da acessibilidade com o design de um produto, vamos mostrar 3 exemplos:
- Notebook dobrável: pode ser reduzido ao tamanho de um livro, o que facilita o seu transporte;
- Torneira gourmet: com jato direcionável, extensor, duchas removíveis, é de fácil acesso a pessoas de todas as alturas;
- Mesa infantil regulável: projetada em 3D, qualquer criança pode utilizar esse item, que pode ser regulado de acordo com a altura.
Entendeu como a acessibilidade no design de qualquer produto é benéfica para toda a sociedade? Então, o próximo passo é acessar o Instagram da Produteca e conhecer as inovações da área.