Todo mundo tem um inventor, um curioso dentro de si. Com a assistência e as ferramentas adequadas, uma ideia pode sair do abstrato.
Foi exatamente o que aconteceu com o projeto Broto Fácil. Ali havia uma ideia muito legal e nós pudemos ajudar a tirá-la do papel e torná-la tangível.
A Broto Fácil é uma empresa familiar que nasceu da experiência de uma família em busca de uma vida mais saudável, sustentável e que tem por hábito compartilhar esses conhecimentos com as pessoas.
Saiba mais como foi criar junto e desenvolver algo que tem como objetivo proporcionar condições necessárias para que qualquer pessoa possa produzir seus próprios brotos de maneira fácil e segura.
Vem ler!
Tirando a ideia do papel
Tudo começou com um primeiro contato. Surgiu a ideia de criar um sistema de recipientes plásticos para a produção de brotos. O pessoal da Broto Fácil queria algo que fosse de fácil manuseio, baixo custo, além de ter um diferencial inovativo na composição e montagem dos kits e que não fosse preciso usar terra.
Para compor cada kit seria necessário ter um reservatório, um recipiente para plantação dos brotos, outro recipiente somente para a plantação de brotos de feijão e uma tampa.
Foi então que percebemos que seria necessário desenvolver 4 moldes de peças, o que era um custo de investimento alto para iniciar a produção do produto. Foram criados e testados alguns protótipos para encontrar a melhor maneira de resolver o desafio.
Estudos de cores e formas
Durante o processo criativo foram utilizadas diversas ferramentas de design; desde softwares para fazer simulações e prototipagens em impressão 3D para validar volumetria e testes de produção de brotos até o desenvolvimento de um protótipo em vacuum forming para validação.
Tudo isso foi essencial para compreender melhor o sistema de brotos e realizar alguns ajustes técnicos do projeto Broto Fácil até chegar na solução ideal.
Somente após esses testes de validação que começaram a produzir o produto em injeção plástica.
Desenvolvimento do projeto Broto Fácil
A solução foi criar um kit de recipientes empilháveis, onde era possível alternar a posição entre eles, girando num ângulo de 90 graus.
Dessa forma eles poderiam ser empilhados, e quando fossem girados de outra forma, eles poderiam ser armazenados um dentro do outro, o que otimizaria a logística e transporte dos produtos.
Um ponto bastante importante em relação ao desenvolvimento do projeto Broto Fácil é que foi possível otimizar o processo produtivo no desenvolvimento técnico.
Para isso, encontramos uma solução para reduzir custos. Foi projetado uma peça única que poderia servir como uma tampa e ao mesmo tempo como um reservatório. Ainda, teria um recipiente que pode se adaptar facilmente para brotos de girassol, alfafa, feno grego e moyashi.
Isso tudo ajudou a reduzir o custo de produção em mais da metade, pois foi possível chegar ao ponto de utilizar apenas 2 moldes para obter um kit completo, composto de maneira modular e prática.
O resultado final
O design do produto teve como essência a aplicação na usabilidade do produto e a praticidade de ter vegetais frescos em casa, aliada a um produto que pudesse ser viável de produzir comercialmente a um custo mais reduzido para fabricação.
O plástico transparente permite ter fácil visibilidade do estágio de brotação, além de oferecer a luminosidade necessária para as sementes.
Além disso, trabalhamos com o desenvolvimento da marca Broto Fácil. Nela, representamos os valores de cultivo caseiro, sustentabilidade, bem estar e os fatores que nortearam todo o trabalho de concepção.
Mais sobre o Broto Fácil
O projeto Broto Fácil permite a produção doméstica de brotos de alfafa, trevo, feno grego, brócolis, rabanete, agrião, entre outros.
Sua missão é fornecer toda a estrutura e técnica necessária para a produção doméstica de brotos em pequena escala e também facilitar o acesso a sementes de qualidade em quantidade e variedade a um preço justo.
Cada kit contém três recipientes adequados à produção de brotos, um coletor de água, um borrifador de água, uma colher dosadora, três tampas de germinação para vidros, três pacotes de sementes para as primeiras produções e material de instrução da produção.
O borrifador é manual e serve para a irrigação dos brotos. As tampas de germinação são utilizadas no estágio inicial da produção e são compatíveis com vidros de conserva (os vidros não acompanham o kit), permitindo que os vidros fiquem inclinados facilitando a lavagem e a drenagem das sementes.
Com as três bandejas, é possível poderá cultivar os seus brotos ao mesmo tempo ou em intervalos escalonados – começando a produção a cada 2 ou 3 dias.
Isso permite ter um suprimento continuo de brotos. Assim, quando uma bandeja estiver sendo colhida as outras estarão em processo de crescimento.