A moldagem por injeção de baixo custo é um método bastante comum para produzir peças de plástico. É uma técnica ideal para produzir, de forma rápida, um grande número de peças idênticas que requerem menos tolerância ao erro.
No passado, a impressão 3D era usada nos processos de design e fabricação com a função de somente criar e verificar protótipos que seriam mais tarde moldados com injeção.
Hoje em dia, desenvolvimentos na tecnologia já entregam impressoras com maior eficiência, além de acabamentos de superfície e materiais que permitem que as impressoras 3D fabriquem diretamente os seus próprios moldes.
Neste artigo, você saberá quais os benefícios de utilizar a impressão 3D para produzir moldes de injeção de baixo custo, além de conhecer as possíveis configurações de moldes.
Se você deseja escalar a produção de algum produto sem ter um alto custo inicial, este post é seu. Vem ler!
O que é a moldagem por injeção de baixo custo
A moldagem por injeção de baixo custo é o processo de criar componentes injetando material derretido sob pressão em um molde. Este material preenche os espaços e se solidifica quando esfriado, assumindo a forma do molde.
Geralmente, os materiais usados na moldagem por injeção são os polímeros termoplásticos, mas é possível moldar certos plásticos que são termoendurecíveis. Você pode criar peças moldadas por injeção melhores e mais complexas a um custo menor e em uma fração do tempo.
A moldagem por injeção apresenta os seguintes benefícios:
- Reduz os tempos de criação de ferramentas e moldes em 75%;
- Reduz os tempos de espera da produção de moldes em 80%;
- Design e produção de molde de injeção significativamente simplificados;
- Menores custos de produção mensuráveis.
Boa parte dos produtos plásticos atuais são fabricados com o processo de moldagem por injeção. Com impressoras 3D e máquinas de moldagem por injeção, é possível criar moldes de peças pequenas e funcionais em plásticos de produção.
Por que utilizar a impressão 3D na moldagem por injeção?
Anteriormente, os moldes eram produzidos com processos em que metais, como o alumínio, eram fabricados de forma subtrativa para produzir o molde final. Porém, opções mais acessíveis já são qualificadas por materiais de impressão em 3D.
Moldes impressos em 3D podem economizar tempo e dinheiro. Eles também permitem uma fabricação mais ágil, permitindo que designers facilmente modifiquem os moldes com um custo e tempo baixos.
Vale lembrar que estes moldes são mais adequados para projetos que envolvem um rápido tempo de resposta, aplicações onde a quantidade de produção é baixa e para peças relativamente pequenas (menos de 15 cm).
Certas tecnologias de impressão em 3D, como a SLA, são capazes de produzir peças de alta precisão com um excelente acabamento de superfície.
Quando isso é combinado com modernos materiais de impressão 3D resistentes à temperatura e com a liberdade de design que esta tecnologia permite, os moldes impressos em 3D tornam-se uma opção viável para fabricar matrizes de moldagem por injeção de baixo custo.
Os moldes impressos também permitem a verificação rápida do seu design, reduzindo o risco de investimento em um molde caro com outro material de metal, por exemplo.
Opções de materiais para moldagem por injeção
Boa parte dos termoplásticos de moldagem por injeção acabam por ficar na faixa de temperatura de fusão de 200 a 300 graus Celsius. Infelizmente, isso significa que os moldes não podem ser produzidos em máquinas que utilizam o processo de Fusion Deposition Modeling (FDM). Estes materiais são deformados quando expostos às temperaturas necessárias para realizar uma moldagem por injeção.
Logo, para um material ser compatível com a moldagem de injeção na impressão 3D, ele precisa atender as seguintes características:
Resistência à altas temperaturas: é preciso de uma alta temperatura de calor para suportar as cargas mecânicas e térmicas aplicadas ao molde durante a injeção do material. Vale lembrar que a temperatura diminui rapidamente durante a solidificação.
Alta rigidez: remover peças repetidamente pode causar desgaste no molde, de modo que os materiais com alta rigidez são necessários para manter a precisão do molde ao longo do tempo.
Alto nível de detalhamento: um dos principais requisitos de um molde de injeção é uma alta precisão dimensional e uma superfície lisa. Moldes altamente precisos produzirão peças altamente precisas.
As tecnologias de impressão 3D que cumprem bem esses requisitos são o SLA (estereolitografia) e o material jetting. Estas tecnologias podem produzir peças com alta precisão em termos de dimensão, sendo ideais para imprimir detalhes intrincados e muito finos.
Esperamos que você tenha aprendido mais sobre a moldagem por injeção e criar peças de qualidade com baixo custo. Você já conhecia o método? Conta aqui pra gente! ?
Quer aprender mais sobre impressão 3D então segue o livro que pode te ensinar várias dicas e truques em promoção com o link abaixo: