Pequenos presentes podem provocar uma impressão duradoura. Seja um porta-retrato ou o suporte para celular, é algo que traz algum impacto em um relacionamento. Os brindes corporativos para empresas têm o mesmo efeito.
Quando feito do jeito certo, o brinde corporativo pode criar uma conexão emocional imediata entre a empresa e a pessoa que o recebe.
À medida que mais empresas adotam a mentalidade “employee-first” e focam em como seu ambiente de trabalho impacta no potencial de crescimento dos profissionais, a cultura dos brindes corporativos ganha ainda mais importância.
No entanto, os brindes corporativos não importam só por causa das relações com os profissionais, mas também tem um papel central no marketing e na manutenção de clientes
Você já vai descobrir o porquê.

O efeito dos brindes corporativos
É comum pensar que os brindes corporativos escondem ineficiência. Por que simplesmente não pagar um bônus em dinheiro em vez de oferecer um objeto que só acumula poeira? No entanto, essa forma de pensar está errada.
Um estudo conduzido por pesquisadores alemães e suíços revelou que os brindes corporativos são muito mais motivadores do que os bônus em dinheiro, pagando-se e trazendo efeitos positivos na produtividade.
O estudo foi inspirado pela necessidade de catalogar os livros em uma universidade alemã. Os estudantes foram recrutados para passar meio período ajudando, com um salário de 12 euros por hora.
É uma tarefa fácil de medir a produtividade: basta observar a rapidez com a qual os estudantes catalogam os livros.
O grupo foi dividido em três: um, recebeu um bônus extra em dinheiro; outro, um brinde; o terceiro, não recebeu nada além do salário combinado, para servir de linha de base para o estudo.
O bônus em dinheiro não teve efeito na velocidade que os estudantes fizeram as atividades. Os brindes, no entanto, aumentaram a produtividade em 25%.
A razão que os pesquisadores levantaram é o fato de que distribuir algumas notas de euro a mais não é algo para o qual se pensa muito.
No entanto, para dar um brinde, é preciso muito mais consideração. Os estudantes sentiram que os empregadores se importam e, por isso, se esforçaram para retribuir mais.
Muitas pessoas estão desesperadas por algum senso de significado nas suas vidas profissionais. Mesmo um simples gesto de bondade traz um senso de coletividade e traz um propósito, o que leva à motivação.

A psicologia dos brindes corporativos
Se você já foi pego de surpresa com um presente inesperado, experimentou o mesmo efeito que a oferta de brindes corporativos para empresas gera.
É o “efeito dotação” — quando damos mais valor a um item pelo simples fato de ele ser nosso.
Quando presenteamos um funcionário com um brinde, criamos um sentimento de valorização, pertencimento e conexão com a equipe.
Isso é principalmente verdadeiro quando eles são personalizados e de qualidade. Os sentimentos se traduzem na forma que os profissionais performam em suas funções e na qualidade do serviço que prestam.
Algumas possibilidades de presentear os profissionais incluem:
- Boas-vindas à empresa.
- Reconhecimento por tempo de casa.
- Reconhecimento por marcos na empresa.
- Reconhecimento de nível de serviço.
- Conclusão de um projeto difícil
- Conclusão em programas de treinamento específicos.
- Reconhecimento por feitos especiais: salvar o dia na empresa, se esforçar mais para ajudar um colega, atingir uma meta empresarial e por aí vai.
- Comemorações pessoais, como aniversário, formatura, crescimento da família e casamento.
Brindes corporativos para empresas funcionam por várias razões: eles têm efeito positivo de longo prazo nos destinatários e provocam respostas em nível emocional e psicológico.
Receber um brinde é uma experiência poderosa. Traz a sensação de conexão entre a presenteador e presenteado e cria associações positivas com a pessoa ou marca.
Empresas e profissionais de marketing usam o poder dos brindes corporativos para presentear funcionários, clientes e investidores, mostrando apreço por eles.
Quando usado como parte dos esforços de marketing ou retenção de talentos, torna-se uma estratégia eficiente em termos de retorno sobre investimento e satisfação.
A importância de um brinde corporativo não reside no quanto elaborado ele é, e sim, no seu potencial para demostrar de forma personalizada seu apreço. É uma forma segura de construir sentimentos positivos entre as pessoas, principalmente quando bem pensado e pessoal.

Por que dar brindes corporativos?
Os profissionais são o ativo mais importante de uma marca. Investir neles faz diferença para o sucesso de uma marca. A mentalidade “employee-first” mudou a forma que as marcas veem seu ambiente de trabalho e os programas de reconhecimento.
Os brindes criativos são um caminho para fortalecer essa relação. À medida que essa relação positiva se constrói com eles, o profissional entenderá que é valioso na relação.
É fácil perder de vista o fato de que os profissionais são pessoas reais, com seus próprios objetivos e desejos. Até eles próprios correm o risco de esquecer disso.
O brinde corporativo humaniza a empresa para seus profissionais e é um lembrete de que eles são pessoas de verdade.
Pode parecer uma mudança pequena à primeira vista. No entanto, fortalecer o relacionamento com brindes corporativos faz diferença quando desentendimentos ou desafios surgirem no futuro.
Embora o gesto por si só já possa ser eficaz, é o tipo de presente que está sendo dado que deixa uma marca duradoura na relação.
Enviar um brinde também é um caminho para acentuar os aspectos positivos da relação, como quando você agradece por um forte trimestre comercial ou comemora o tempo de casa.
Assim, ele celebra marcos significativos. Isso pode definir a mentalidade certa para conversar com as pessoas sobre outras questões importantes.
Quando focamos nos aspectos positivos e nos resultados da relação, criamos o ambiente ideal para se envolver em novas iniciativas e projetos, o que pavimenta o caminho para outros bons resultados.
Os brindes corporativos para empresas geram impacto e fortalecem a conexão emocional entre empresa e profissional. Eles também ajudam a resgatar o senso de significado em muitas pessoas que já o perderam.
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