No mundo atual, com a presença de tantos mercados competitivos, é essencial que as empresas, incluindo as que desenvolvem produtos físicos, encontrem maneiras de inovar. Para isso, adotar o conceito do design thinking é uma ótima alternativa.
Quando falamos em criar soluções inovadoras para determinado público, é mais efetivo focar nas necessidades reais do mercado, ou seja, em algo que realmente solucionará um problema da persona, do que em pressuposições estatísticas. Mas como fazer isso?
Neste artigo, vamos mostrar para você como aplicar o design thinking no seu negócio, destacando os processos envolvidos nessa metodologia que foca em resolução de problemas usando a inovação. Acompanhe para saber mais!
O que é design thinking?
A tradução do termo “design thinking”, literalmente, é “pensar como um designer”. Sendo assim, a metodologia utiliza técnicas já empregadas por designers para chegar a soluções inovadoras.
Ela tem como foco a resolução de algum problema e pode ser aplicada em inúmeras áreas e atividades diferentes umas das outras. Então, no caso de desenvolvimento de produtos, o intuito é que estes supram a necessidade de seus consumidores.
Além disso, todo o processo se baseia em três principais valores:
- empatia — pensando no desejo do consumidor;
- colaboração — estimulando-a dentro da equipe, trazendo, assim, soluções criativas e inusitadas;
- experimentação — prototipando ideias e testando-as para ver se são efetivas.
Assim, o design thinking objetiva a transformação de ideias em realidade, ou seja, em produtos concretos que possam ser testados.
Quais são as etapas para usar esse conceito no meu negócio?
Para aplicar o design thinking no seu negócio, é preciso seguir algumas etapas. Portanto, confira, a seguir, quais são elas.
Criar empatia e compreensão
Nessa fase, três questões devem ser respondidas:
- Do que meus consumidores gostam?
- O que eles querem?
- E o que eles precisam?
Deixe o que você acha de lado e procure entender as reais demandas do seu mercado, focando seu pensamento totalmente na necessidade humana. Assim, ficará mais fácil de criar algo transformador para o problema do seu público.
Definir o problema a ser resolvido
A partir da primeira etapa, analise as informações obtidas e defina a questão central que você identificou e que precisa de uma solução que o mercado ainda não explora — a qual você pode criar.
Idear a fim da resolução
Esse passo nada mais é do que deixar as ideias de todos da equipe fluírem, reunindo vários pontos de vista, a fim de que surja uma solução eficiente e inovadora, por meio de debates e brainstorming.
Prototipar as ideias escolhidas
Aqui, deve-se criar um protótipo das ideias que foram reunidas na etapa anterior, isto é, um modelo de produto que supostamente servirá para resolver o problema central.
Testar os protótipos
Essa é a fase final, que consta nos testes — feitos junto ao público-alvo — dos protótipos criados. O intuito é verificar se eles realmente resolvem o problema. Caso ainda não atendam ao objetivo estipulado, a empresa continua trabalhando nos protótipos até que eles sejam efetivos ou, em último caso, descartados.
Como a prototipagem 3D ajuda o design thinking?
Se você chegou até esta parte do texto, já entendeu como a prototipagem é essencial ao longo do processo do design thinking. Dessa forma, uma das maneiras de implementar essa etapa é por meio da impressão 3D.
Com ela, sua empresa pode testar e validar produtos antes de efetivamente fazer a fabricação deles. Aqui na Produteca, por exemplo, produzimos peças em plástico e em resina de alta resolução para ajudar você nessa tarefa.
Para você entender um dos grandes benefícios da prototipagem 3D, é importante saber que existem graus de fidelidade de um protótipo. Assim, ele pode ser de alta, média ou baixa fidelidade. E a impressão 3D proporciona produções de níveis médios a altos.
Neste texto, você pôde compreender o que é o design thinking, quais são suas cinco etapas fundamentais e como a prototipagem 3D ajuda na implementação dessa metodologia. Agora, sua empresa já tem as informações necessárias para elaborar produtos revolucionários para seus consumidores.
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