O sucesso de qualquer negócio passa, por exemplo, pelo engajamento, comprometimento e motivação daqueles que fazem parte dos processos internos da empresa: os colaboradores.
Sobretudo são eles os responsáveis pela satisfação e fidelidade dos clientes atendendo suas expectativas quanto àquilo que contrataram. Assim, apostar em medidas que garantam a busca constante de bons resultados por parte dos membros da organização é fundamental.
É justamente essa a proposta de uma estratégia de endomarketing! Continue a leitura deste artigo para entender o que significa endomarketing, conhecer as melhores formas de aplicá-lo e saber quais são seus benefícios.
O que é endomarketing?
Endomarketing é o conjunto de ações tomadas pela empresa em prol de manter os colaboradores sempre motivados, engajados, comprometidos, satisfeitos e felizes em fazer parte da instituição.
Por meio de medidas específicas, a empresa cria uma relação cada vez mais próxima com sua equipe, mostrando que cada membro dela é importante, reconhecido e valorizado.
O endomarketing tem por objetivo melhorar o relacionamento e a integração entre as pessoas que trazem os resultados para o negócio. Ou seja, se preocupa com o bem-estar de cada indivíduo e com a formação de um bom ambiente de trabalho para todos.
Sentir-se bem no dia a dia é peça fundamental nas conquistas obtidas, pois faz com que o colaborador esteja sempre alinhado com a missão, a visão e os valores organizacionais.
Em outras palavras, boas estratégias de endomarketing influenciam na diminuição de rotatividade de pessoas (turnover) e no aumento dos lucros da empresa.
Mas como fazer para colocar essas estratégias em prática? Veja a seguir!
Como aplicar o endomarketing?
Logo após entender o conceito básico do endomarketing, o próximo passo é decidir as melhores formas de colocá-lo em prática baseado na realidade da sua empresa.
Por isso, é de suma importância contar com o apoio do departamento de RH que é quem vai entender as necessidades dos colaboradores, fazer pesquisas de satisfação e ouvir sugestões.
Levar em consideração as opiniões e desejos da equipe é essencial para trazê-los cada vez mais próximos dos objetivos e, acima de tudo, planejar as ações corretas — realmente eficazes para motivá-los. Nesse sentido, é necessário estudo para implantar o endomarketing.
Desse modo, quase todos os segmentos empresariais podem adotar algumas práticas para um bom desempenho na aplicação das estratégias de endomarketing. Confira alguns abaixo.
Ofereça cursos e palestras
Disponibilizar cursos e palestras que desenvolvam seus colaboradores fará toda a diferença na sensação de bem-estar, de cuidado, na confiança, na produtividade e no engajamento de cada um deles.
Nesse sentido, investir na qualificação das pessoas é positivo tanto para os resultados da empresa, quanto para o profissional que adquire conhecimentos e habilidades.
Ao se desenvolver, ele se torna mais eficaz, abre portas para novas oportunidades e tende a evoluir profissionalmente.
Divulgue “cases de sucesso” dos colaboradores
Outra excelente maneira de manter todos os envolvidos na rotina da empresa comprometidos e motivados é por meio de reconhecimento. Isso pode ser feito de diversas formas, uma delas é a divulgação dos resultados obtidos por pessoas específicas ou pelas equipes.
Elogiar e agradecer cada um dos responsáveis pelos processos envolvidos na organização é crucial. Destacar publicamente aqueles que tiveram boas atitudes e de alguma forma foram além das expectativas, atingiram metas ou se sobressaíram, trará satisfação a quem está envolvido e motivará o restante a se dedicar a tais conquistas.
Presenteie com brindes e troféus 3D personalizados
Da mesma forma, reconhecer os colaboradores através de presentes, brindes e troféus é perfeito para valorizar e motivar a todos. O colaborador que recebe um troféu personalizado em impressão 3D com seu nome registrado, sente-se orgulhoso desse feito e terá sempre aquele momento guardado consigo.
Essa premiação resulta em maiores esforços de todos para atingir e superar metas, além de deixar claro que é possível obter bons resultados e ser reconhecido. Igualmente, ao receber brindes personalizados, o colaborador se sente único e especial. Enxerga que todos apreciam e notam sua dedicação.
Quais os benefícios do endomarketing?
Cada estratégia de endomarketing aplicada resulta em uma série de benefícios, como vimos ao longo deste artigo. Agora, fazendo uma síntese dos benefícios gerados pelo endomarketing, podemos destacar os seguintes:
- aumento da produtividade;
- profissionais engajados e comprometidos;
- redução de turnover;
- maior satisfação com a empresa;
- melhor clima organizacional;
- fortalecimento da marca.
Portanto, ao praticar o endomarketing, a organização se destaca no mercado contando com ótimos profissionais comprometidos, capacitados, motivados e, principalmente, felizes pelo lugar onde estão.
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