O sucesso de qualquer negócio passa, por exemplo, pelo engajamento, comprometimento e motivação daqueles que fazem parte dos processos internos da empresa: os colaboradores.
Sobretudo são eles os responsáveis pela satisfação e fidelidade dos clientes atendendo suas expectativas quanto àquilo que contrataram. Assim, apostar em medidas que garantam a busca constante de bons resultados por parte dos membros da organização é fundamental.
É justamente essa a proposta de uma estratégia de endomarketing! Continue a leitura deste artigo para entender o que significa endomarketing, conhecer as melhores formas de aplicá-lo e saber quais são seus benefícios.
O que é endomarketing?
![Colegas de trabalho se cumprimentando durante reunião](https://produtecalab.com.br/wp-content/uploads/2022/02/colegas_de_trabalho_se_cumprimentando.jpg)
Endomarketing é o conjunto de ações tomadas pela empresa em prol de manter os colaboradores sempre motivados, engajados, comprometidos, satisfeitos e felizes em fazer parte da instituição.
Por meio de medidas específicas, a empresa cria uma relação cada vez mais próxima com sua equipe, mostrando que cada membro dela é importante, reconhecido e valorizado.
O endomarketing tem por objetivo melhorar o relacionamento e a integração entre as pessoas que trazem os resultados para o negócio. Ou seja, se preocupa com o bem-estar de cada indivíduo e com a formação de um bom ambiente de trabalho para todos.
Sentir-se bem no dia a dia é peça fundamental nas conquistas obtidas, pois faz com que o colaborador esteja sempre alinhado com a missão, a visão e os valores organizacionais.
Em outras palavras, boas estratégias de endomarketing influenciam na diminuição de rotatividade de pessoas (turnover) e no aumento dos lucros da empresa.
Mas como fazer para colocar essas estratégias em prática? Veja a seguir!
Como aplicar o endomarketing?
![Ilustrações de lâmpadas, engrenagens e gráficos](https://produtecalab.com.br/wp-content/uploads/2022/02/ilustracoes_lampadas_engrenagens_graficos.jpg)
Logo após entender o conceito básico do endomarketing, o próximo passo é decidir as melhores formas de colocá-lo em prática baseado na realidade da sua empresa.
Por isso, é de suma importância contar com o apoio do departamento de RH que é quem vai entender as necessidades dos colaboradores, fazer pesquisas de satisfação e ouvir sugestões.
Levar em consideração as opiniões e desejos da equipe é essencial para trazê-los cada vez mais próximos dos objetivos e, acima de tudo, planejar as ações corretas — realmente eficazes para motivá-los. Nesse sentido, é necessário estudo para implantar o endomarketing.
Desse modo, quase todos os segmentos empresariais podem adotar algumas práticas para um bom desempenho na aplicação das estratégias de endomarketing. Confira alguns abaixo.
Ofereça cursos e palestras
Disponibilizar cursos e palestras que desenvolvam seus colaboradores fará toda a diferença na sensação de bem-estar, de cuidado, na confiança, na produtividade e no engajamento de cada um deles.
Nesse sentido, investir na qualificação das pessoas é positivo tanto para os resultados da empresa, quanto para o profissional que adquire conhecimentos e habilidades.
Ao se desenvolver, ele se torna mais eficaz, abre portas para novas oportunidades e tende a evoluir profissionalmente.
Divulgue “cases de sucesso” dos colaboradores
Outra excelente maneira de manter todos os envolvidos na rotina da empresa comprometidos e motivados é por meio de reconhecimento. Isso pode ser feito de diversas formas, uma delas é a divulgação dos resultados obtidos por pessoas específicas ou pelas equipes.
Elogiar e agradecer cada um dos responsáveis pelos processos envolvidos na organização é crucial. Destacar publicamente aqueles que tiveram boas atitudes e de alguma forma foram além das expectativas, atingiram metas ou se sobressaíram, trará satisfação a quem está envolvido e motivará o restante a se dedicar a tais conquistas.
Presenteie com brindes e troféus 3D personalizados
Da mesma forma, reconhecer os colaboradores através de presentes, brindes e troféus é perfeito para valorizar e motivar a todos. O colaborador que recebe um troféu personalizado em impressão 3D com seu nome registrado, sente-se orgulhoso desse feito e terá sempre aquele momento guardado consigo.
Essa premiação resulta em maiores esforços de todos para atingir e superar metas, além de deixar claro que é possível obter bons resultados e ser reconhecido. Igualmente, ao receber brindes personalizados, o colaborador se sente único e especial. Enxerga que todos apreciam e notam sua dedicação.
Quais os benefícios do endomarketing?
![Colegas de trabalho comemorando algo durante reunião](https://produtecalab.com.br/wp-content/uploads/2022/02/colegas_de_trabalho_comemorando_algo.jpg)
Cada estratégia de endomarketing aplicada resulta em uma série de benefícios, como vimos ao longo deste artigo. Agora, fazendo uma síntese dos benefícios gerados pelo endomarketing, podemos destacar os seguintes:
- aumento da produtividade;
- profissionais engajados e comprometidos;
- redução de turnover;
- maior satisfação com a empresa;
- melhor clima organizacional;
- fortalecimento da marca.
Portanto, ao praticar o endomarketing, a organização se destaca no mercado contando com ótimos profissionais comprometidos, capacitados, motivados e, principalmente, felizes pelo lugar onde estão.
A fim de continuar valorizando as pessoas que trazem retorno a sua empresa, que tal conhecer os troféus desenvolvidos pela Produteca? Aqui você encontrará o portfólio completo de projetos desenvolvidos pela Produteca com toda a expertise e tecnologia inovadora para a impressão 3D!