Não faz tanto tempo que estudos sobre impressão 3D relacionados na área médica começaram a surgir. Esta prática tecnológica é a responsável por reproduzir cópias perfeitas de regiões do corpo humano, próteses e implantes.
Muitas mudanças já aconteceram graças à descoberta da aplicação da tecnologia na área de saúde, o que contribuiu tanto no trabalho de profissionais quanto no bem estar de pacientes.
Por isso, trouxemos algumas das mais importantes contribuições que da impressão 3D para a área de saúde. Boa leitura!
Contribuições da impressão 3D na área da saúde
A impressão 3D na área da saúde funciona de uma forma diferente da tradicional, que é voltada para o design de produtos. Porém, o princípio é o mesmo: um tipo de material é adicionado na impressora e imprime porções de peças tridimensionais, como próteses e implantes, por exemplo.
Os custos para um bom trabalho com a impressora 3D compensam. A ideia é que a prática se torne cada vez mais acessível para todos os profissionais da área de saúde, pois só trazem vantagens a curto, médio e longo prazo.
Trabalhos mais assertivos para profissionais
A tecnologia de impressão 3D já é utilizada para o planejamento de cirurgias. Ao produzir um modelo real do crânio de um paciente, é possível saber exatamente onde e como será feito o procedimento. Isso também evita o desperdício de materiais e melhora o tempo das cirurgias.
Além disso, o paciente também se beneficia do planejamento de procedimentos com o auxílio da impressão 3D, pois sua recuperação é otimizada e não é necessária uma longa permanência no hospital.
Outra aplicação benéfica para profissionais é a elaboração de próteses anatomicamente perfeitas, que se encaixam ao paciente.
Boas perspectivas para o futuro
O futuro reserva boas notícias que com certeza contribuirão para o bem estar tanto de médicos quanto de pacientes. Testes com equipamentos capazes de imprimir órgãos a partir de células humanas já vêm sendo realizados. Os benefícios são gerais: quando a prática for comprovada e considerada segura, pessoas que estão em filas de transplantes não precisarão mais esperar.
E não para por aí: estudos com a biotina, material composto de células, estão sendo realizados para imprimir peças. O Brasil está no processo para regulamentar a utilização da impressão 3D para imprimir próteses e moldes personalizados para a área de saúde. Foi feito uma parceria com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.
Nos Estados Unidos, o Instituto Nacional de Saúde produziu um site com arquivos prontos para a impressão 3D na área da saúde. Os arquivos consistem em modelos anatômicos de seres humanos, peças de laboratório e do setor médico. Os investimentos já apresentam bons resultados.
As contribuições para o bem estar de médicos e pacientes continuará crescendo e a acessibilidade da tecnologia estará disponível para beneficiar médicos e pacientes.
Quer receber mais conteúdos sobre impressão 3D na área da saúde? Assine a nossa newsletter!