Que a tecnologia tomou conta de filmes e animações ninguém mais questiona, mas a presença da impressão 3D no cinema já não é novidade há muito tempo. Seja como recurso de produção ou como parte da solução para o desenvolvimento da trama, ela faz parte do elenco.
Claro que, em alguns casos, ela extrapola a realidade e assume uma liberdade artística que supera as reais possibilidades — pelo menos atuais — para o uso da tecnologia. Então, vamos viajar por esse universo da cultura popular e descobrir onde a prototipagem estreou? A pipoquinha é bem-vinda. Boa leitura!
Filmes que abordaram a impressão 3D no cinema
O uso da impressão 3D no cinema como recurso para a criação de algo, a solução de um problema ou bloqueio criativo não é de hoje. Mas, será que você já tinha percebido? Confira alguns clássicos que incluíram o tema no roteiro.
O Quinto Elemento
Nesse filme de 1997, a tecnologia foi utilizada para reconstruir um corpo inteiro! Bom, não estamos nem perto de tamanha façanha, que permanece no campo da ficção científica. Contudo, podemos afirmar que o uso da impressão 3D na medicina já avançou muito.
The Cloverfield Paradox
A trama de ficção científica acontece em uma estação espacial. Em um momento de tensão, um dos cientistas utiliza uma arma impressa em um equipamento 3D instalado na nave para ameaçar a tripulação. Esse é o exemplo mais próximo da realidade (até mais que o anterior).
Jurassic Park 3
Apesar de não mostrar o processo em si, um assistente do personagem paleontólogo, Dr. Alan Grant, explica como a impressão 3D pode reproduzir a laringe de um velociraptor usando como base modelos fósseis.
Produções que usaram objetos feitos com impressão 3D no cinema
Muito além da menção nos filmes, a impressão 3D é um recurso fundamental, que costuma viabilizar produções de todos os tipos. Veja alguns exemplos.
Armadura do Homem de Ferro
A famosa armadura usada por Tony Stark passou pela tecnologia 3D, que produziu as inúmeras variações desse traje, necessárias em diferentes etapas da filmagem. O resultado você já sabe, não é? Em conjunto com a tecnologia CGI presente no filme, o sucesso foi garantido.
Sabre de luz em O Despertar da Força
Atenção fãs da saga de George Lucas, muitos dos adereços utilizados nos filmes Star Wars mais recentes foram produzidos com impressão 3D. Alguns exemplos são o sabre de luz vermelho usado por Kylo Ren e o capacete da Capitã Phasma em O Despertar da Força.
Figurinos do filme Pantera Negra
Os figurinos tecnológicos, mas que refletem a estética africana do filme, também tiveram a colaboração da impressão 3D para tornar as ideias dos figurinistas possíveis. Dessa forma, as vestimentas ficaram muito mais reais.
Mas, não são apenas as grandes produções que se beneficiam dessa tecnologia. A Produteca criou um design de produto exclusivo e produziu o Gavião Cuka, de 55 cm de altura, para um vídeo que participaria do Festival de Cannes.
Nossa solução possibilitou uma produção rápida e viabilizou a gravação do vídeo no prazo necessário. Prova de que a impressão 3D no cinema está mais acessível a cada dia.
E você? Tem uma ideia na cabeça e uma câmera na mão? Então, vem conversar com a gente.