A tecnologia 3D veio pra ficar e está ganhando cada vez mais espaço no mundo empresarial. Sua capacidade de criar qualquer objeto a partir de um projeto digital em três dimensões tem chamado a atenção de grandes corporações e tem feito com que a tecnologia seja incorporada no processo de fabricação de produtos em larga escala. Apesar de ter um custo de compra acessível e ser de fácil manuseio, algumas pequenas empresas e microempreendedores simplesmente não têm a intenção de adquirir – nesse momento – uma impressora 3D, mas sabem que a tecnologia pode ajudar a revolucionar o seu negócio. Com um custo acessível, pouco tempo de produção e possibilidades infinitas, empresas de prototipagem 3D podem te ajudar a inovar as coisas por aí.
Veja de que forma você pode utilizar a impressão 3D no seu negócio, sem necessariamente precisar adquirir uma impressora:
1- Fuja do comum criando prêmios e troféus de reconhecimento personalizados
Grande parte das empresas possui algum tipo de programa de reconhecimento para valorizar o trabalho de um ou mais colaboradores que se destacaram no desempenho de suas funções. Na maioria das vezes, são usados aqueles clássicos e pesados troféus dourados que perambulam pelo mundo organizacional há pelo menos uns 60 anos e que, sem perceber, acabam por dedurar a falta de inovação e criatividade das empresas. E não precisa nem dizer que empresas inovadoras precisam acompanhar tendências do mercado e inovar até em pequenas atitudes e detalhes, né? Então que tal mudar um pouco as coisas aí na sua empresa?
Utilize a impressão 3D para confeccionar troféus e medalhas personalizados, divertidos e cheios de cor: você pode fazer um troféu com o logotipo da empresa, uma miniatura do local de trabalho ou até uma miniatura realista do próprio colaborador. O limite é a sua imaginação! E o melhor: o preço é totalmente acessível e você não vai gastar muito mais do que você gastaria com os troféus tradicionais.
2- Crie protótipos e miniaturas para apresentar uma prévia do seu produto para o cliente
Outra utilização da impressão 3D que vêm sendo cada vez mais utilizada por pequenas e médias empresas e até por aqueles que possuem o próprio negócio é a criação de prototipagem 3D de produtos. Com a tecnologia, a empresa consegue oferecer ao cliente a possibilidade de ter em suas mãos uma miniatura do produto final extremamente fiel ao projeto digital (antes mesmo de o produto ser confeccionado) de forma a passar segurança de que ficará exatamente como ele desejou e diferenciando a sua empresa daquelas que apenas apresentam prévias na tela do computador. Arquitetos e decoradores têm usado a tecnologia para criar maquetes/protótipos 3D de casas e espaços, designers de produto apresentam miniaturas de seus produtos, empresas de bolos para casamento criam prévias do bolo para passar segurança para os noivos, e assim por diante. É uma ótima maneira de se diferenciar dos concorrentes e garantir que o cliente vai gostar do seu produto. É só chegar na empresa de prototipagem 3D, entregar o seu projeto digital ou um desenho, e pronto!
3- Personalize seu produto e crie produtos exclusivos de acordo com o desejo/necessidade do cliente
Com toda a certeza, uma das maiores vantagens da impressão 3D é a capacidade de personalização e adaptação dos produtos. Vamo supor que você é um profissional independente que produz jóias em baixa escala e tem uma cliente que tem verdadeira paixão pelo seu cachorro: então voillá! Você pode criar uma jóia personalizada, transformando o cachorro em um belo e delicado pingente. Ou ainda: se você trabalha com eventos, pode criar objetos de decoração completamente personalizados e exclusivos para as festas. Os exemplos são infinitos. Estude o seu negócio e descubra de que forma (seja em pequena ou larga escala, curto ou longo prazo) você pode utilizar a técnica para inovar seu produto, criar peças com designs mais ousados e que atendam às necessidades dos seus clientes e os deixem cada vez mais satisfeitos.
E aí? Gostou das nossas dicas?
Então fica de olho nas nossas redes sociais e acompanhe nossos conteúdos. Até a próxima!