Com a corrido do mundo em direção à tecnologia, as pessoas passaram a buscar por produtos e experiências personalizadas. Um estudo do Dassault Systèmes, publicado no ano passado, mostra que 83% dos consumidores desejam que os produtos se adaptem às suas necessidades. Isso explica o crescimento do interesse por projetos mobiliários inovadores, como a mesa infantil regulável.
Em um passado não muito distante, a personalização da compra dos móveis se resumia à escolha de algumas opções de cores entre modelos pré-determinados pelos fabricantes.
Isso fazia com que a decoração dos quartos infantis tivesse prazo de validade, uma vez que, bastavam alguns anos para que, cama, armários e a escrivaninha infantil não mais atendessem às necessidades dos pequenos. Será que isso já mudou? É o que vamos entender agora!
Modelagem 3D na criação de móveis personalizados
Graças à soma de todos os conhecimentos do design de móveis com tecnologias modernas, como a impressão 3D, é possível criar projetos que atendam esse desejo de personalização do mobiliário.
A criação desse projeto ainda começa com os designers desenhando peças inovadoras, belas e funcionais. Contudo, essas ideias são aperfeiçoadas pelo design de produtos, usando softwares como CAD/CAM.
A impressão 3D dá vida aos protótipos e, em alguns casos, às peças finais. Tudo com perfeição. É assim que empresas têm mudado o mercado de móveis, entregando a personalização tão desejada pelos consumidores.
Além de obter uma experiência de consumo mais rica, quais seriam as outras vantagens de uma mesa infantil regulável?
Vantagens da mesa infantil regulável
Uma cama, um armário ou uma escrivaninha infantil são muito mais do que peças de decoração para o quarto de uma criança. Esses móveis podem ajudar no desenvolvimento dos pequenos, desde que tenham sido projetados para isso, o que nem sempre é o caso.
Independência da criança
A mesa infantil regulável é projetada para manter-se em conformidade com a altura da criança. Isso faz com que estimule a sua independência, pois não precisará da ajuda de um adulto para conseguir usar o móvel.
Atividades simples como desenhar, brincar, ler ou escrever se tornam mais acessíveis e é importante que a criança tenha essa liberdade dentro do seu quarto, não é mesmo?
Estimular a independência dos filhos, exige dos pais a criação de ambientes que contribuam para isso. Caso contrário, sempre que o pequeno quiser pegar um brinquedo que esqueceu em cima da escrivaninha, precisará de ajuda.
Estímulo à criatividade
Uma mesa infantil regulável será a parceira da criança em seus momentos lúdicos, como desenhar, ler e até brincar. Se a criança se sentir desconfortável usando a sua escrivaninha, ela não se dedicará a essas atividades tão importantes para o seu desenvolvimento.
Sendo assim, é preciso pensar a decoração como uma aliada. Imagine um projeto decorativo que usa uma luz muito forte somada a uma mesa muito maior do que a criança. Será que ela se sentirá minimamente confortável nesse ambiente?
Provavelmente não, concorda? É mais provável que ela queira sair dali o quanto antes. Por isso, usar a mesa infantil regulável contribui para que o cômodo se torne mais seguro e confortável a quem realmente interessa: a criança.
Com mais conforto, os pequenos conseguem deixar a imaginação rolar a solta e aproveitam o lado lúdico que as atividades culturais oferecem. Afinal, ninguém consegue ler enquanto tenta achar uma posição confortável.
Mesa infantil regulável: aliada da ergonomia
A ergonomia estuda a interação entre humanos e máquinas durante o desenvolvimento de algum trabalho.
Quando falamos em “móveis ergonômicos” é comum pensarmos no mobiliário do trabalho. Ele deve ajudar a manter a postura da pessoa sempre correta, pois ela ficará horas naquela posição.
Existem várias questões que são pensadas na hora de comprar um móvel, como o design do produto, o seu impacto na decoração, o seu preço, etc. Contudo, o consumidor parece não se preocupar com a ergonomia — o que é um grande erro.
Quando falamos em móveis para crianças, essa preocupação se torna ainda menos recorrente. No entanto, a criança também poderá usar a sua escrivaninha infantil por horas, principalmente quando estiver começando a vida escolar. Nesse caso, é preciso pensar na ergonomia desde cedo.
Dores durante as atividades
A falta de ergonomia em uma escrivaninha infantil pode fazer com que a criança lide com dores, depois de usar o móvel por muito tempo. As dores são um aviso do corpo de que a pessoa ficou em uma postura errada por muito tempo.
Aliás, o corpo tenta compensar o erro da postura, redistribuindo peso e tentando se adaptar. Perceba que isso é exatamente o contrário do que deve ocorrer. É o móvel que deve se adaptar à pessoa. Por isso, usar uma mesa infantil regulável é tão importante.
Problemas de concentração
Dentro do estudo da ergonomia existe um campo dedicado à ergonomia cognitiva. Trata-se de entender como essa relação entre humanos e máquinas pode influenciar questões como o raciocínio do indivíduo.
Portanto, a falta de concentração de uma criança e a sua inquietação tentando terminar logo uma atividade, pode ser a resposta natural à inadequação do ambiente em que está. Isso é mais do que comum. Basta que as pessoas se lembrem do quão ruim é se sentar em uma cadeira sem um encosto confortável, por exemplo.
Crianças menores podem ter dificuldade em verbalizar esse desconforto, já os pais nem sempre aceitam que os filhos estão sendo sinceros em suas queixas.
Essa é mais uma razão para usar a mesa infantil regulável, pois ela consegue atender às demandas do corpo da criança, fazendo com que a sua postura não precise ser prejudicada para que ela consiga desempenhar suas atividades.
Depois de entender todos esses assuntos relacionados ao consumo de móveis infantis, você pode estar se perguntando se existe uma peça que esteja ajustada a essas demandas. A boa notícia é que existe, sim! É a mesa infantil regulável Compasso.
Essa mesa foi a grande vencedora do 34º Prêmio Design MCB. Trata-se de uma mesa que, literalmente, cresce junto com a criança, acompanhando os pequenos durante as principais fases da primeira infância.
Agora que você entendeu a importância de pensar sobre ergonomia no consumo de móveis infantis, busque oferecer peças que tragam conforto e autonomia. Isso é fundamental. No site da Deezign, você pode conhecer detalhes sobre a Mesa Compasso, que como o próprio nome sugere, é regulável!