O uso da impressão 3D já é uma realidade. Mesmo assim, nem todas as pessoas conseguem mensurar o que é possível ser feito com a tecnologia. Escolhemos algumas áreas muito promissoras onde a impressão 3D tem uma participação super ativa!
Vem ver que já pode ser feito com a impressão 3D:
Chocolate
Existem impressoras capazes de imprimir comida! Algumas conseguem até criar frutas e sorvetes; isso acontece devido à tecnologia relacionada com a gastronomia molecular. Uma empresa belga, a La Miam Factory, conta com impressoras que imprimem chocolate. Você pode imprimir doces com a forma que quiser!
Carros
Já faz 5 anos desde que o primeiro carro foi feito com a ajuda da tecnologia 3D. O Strati foi criado pela Local Motors e foi testado e aprovado. Agora quem ganha total atenção é o carro criado pela Polymaker, o LSEV, que deve chegar à Ásia e à Europa no meio deste ano.
Roupas
A moda é mais uma área que já foi bastante beneficiada pelo 3D. Danit Peleg, estilista israelense, criou 100 jaquetas impressas e vendeu todas mundo afora. Ainda, em 2014, as bolsas foram impressas pela Nike na Copa do Mundo. Incrível, não acha?
Aparelhos ortodônticos
Os tempos de criar moldes em gesso estão contados. A tecnologia 3D trouxe ainda mais conforto, rapidez e baixo custo ao criar moldes de arcadas dentárias, graças à aparelhos escaneadores. Ainda, tratamentos estão se tornando mais assertivos com a criação de guias cirúrgicas ricas em detalhes.
Veja como dentistas estão se beneficiando com a impressão 3D
Obras de Arte
Até a arte entrou nessa. O mercado de arte continua a se expandir com a produção de esculturas em diversos formatos, impressas em 3D. Hermes Santos é um dos brasileiros que expõe suas criações em ambientes que conectam artistas e clientes com a tecnologia. Uma obra única pode demorar meses para ficar pronta, considerando a criatividade, exposição, processos de pesquisa, desenhos de projetos, inserção em computadores, impressão em 3D e acabamento.
Conheça 5 ideias de acessibilidade na impressão 3D: acesse o post
Órgãos
Cientistas da Universidade de Toronto criaram uma impressora portátil capaz de produzir tecidos. Essa tecnologia permite aplicar camadas diretamente em pacientes. A criação surge como uma alternativa aos enxertos convencionais, já que não exigem que a pele saudável seja retirada de um doador.
O tecido é feito com biotinta, uma tinta feita de células humanas. Apesar dos resultados positivos, uma série de estudos ainda precisa ser feita até que a tecnologia possa ser usada em humanos.
Saiba mais sobre como a impressão 3D está sendo usada na medicina
Casas
Uma empresa americana construiu uma casa inteira, de 38 m², em 24 horas com a tecnologia 3D. A máquina é parecida com um guindaste e com uma impressora tamanho família. O custo é muito mais baixo e com a mistura de concreto utilizada no projeto, sua durabilidade é grande, com aproximadamente 175 anos.
Viu só o tanto que já pode ser feito com a impressão 3D? Esperamos ver ainda mais novidades neste ano. O que atrai mais a sua atenção em relação à tecnologia?
Conte aqui! 🙂