Para criar, basta imaginar. Foi assim que surgiu o relógio MON, em uma parceria com a designer de produto Ana Penso que aliou o seu conhecimento disruptivo com as nossas ideias tangíveis em impressão 3D.
O resultado? Um projeto novo na área: um relógio que utiliza uma mistura de materiais e tecnologias – do artesanal ao high-tech e do concreto à impressão 3D. Vem saber mais sobre o relógio MON e seu processo de criação e concepção!
Ana Penso: design e crânios cabeludos
Designer de produtos e moda, a Ana começou a trabalhar como professora aos 16 anos dando aulas de inglês. Mais tarde, além de desenho de croquis, desenvolvimento de coleções para moda e design de interiores, também deu aulas de matemática.
Foi após alguns anos depois de terminar a faculdade de design de produtos que resolveu investir no desenvolvimento de alguns projetos autorais. “Curitiba faz parte da cultura de design nacional. A Crânios Cabeludos nasceu bem nessa época e tem se esforçado para surfar essa onda”, diz Ana em seu site.
O conceito brutalista e industrial da marca, que prega a filosofia Wabi Sabi de assimetria e imperfeição dela mesma, que não segue padrões e regras estreitas e busca criar com liberdade, simplicidade e bom humor.
Materiais como argamassa, cabo de aço, cordas e madeira fazem parte das suas composições. A peça chave e que dá nome à marca é o vaso Crânio Cabeludo, que traz a temática de crânios com leveza sem usar arquétipos batidos.
O relógio MON
A ideia é resultado de um co-branding e da vontade de criar juntos um produto que combinasse ambos os universos da Ana e da Produteca. O processo de fabricação envolveu uma matriz produzida em impressão 3D, que foi logo transformada em um molde em silicone pela Ana e depois em uma peça em argamassa.
A caixinha de madeira foi usada para reforçar a diversidade de materiais e tecnologias como o relógio e o “olho”, que remete ao Museu Oscar Niemeyer (MON), localizado em Curitiba. É dessa inspiração que vem o nome relógio MON.
A peça vermelha foi produzida a partir de um filamento plástico em impressão 3D, além de ser desenhada e modelada detalhadamente em programas de criação de superfície.
O que é um colab
O colab ou co-branding é nada mais do que a união de duas marcas para criar algo único. Uma parceria entre duas pessoas ou mais que estão dispostas a planejar, criar e mostrar uma ideia nova ao mundo. Muitas parcerias são temporárias e de curto prazo – já outras duram mais, porém não há regra.
A principal razão é realmente a colaboração: contar uma história, passar uma verdade e claro, apresentar uma sintonia, que pode ser tanto comercial quanto conceitual. Foi a partir de um colab com a Ana Penso que o relógio MON foi criado!
A mescla entre a arte do manual e a tecnologia deu super certo, tanto que agora o relógio vai seguir outros caminhos. Tudo isso só reforça que é possível unir diferentes trabalhos e aprender muito com essa troca.
Nós adoramos o resultado e torcemos para que novos produtos como este possam surgir. Obrigada, Ana!