O mundo globalizado vive um processo constante de evolução. Por isso, empresas que desejam se manter competitivas precisam, cada vez mais, incorporar os recursos avançados disponíveis no mercado e fazer com que eles trabalhem a seu favor. Nesse cenário, as tendências de design e impressão 3D prometem revolucionar diversos setores.
Com um planejamento antecipado nessas áreas, sua empresa pode ser bastante beneficiada com o ganho de eficiência nos processos produtivos, alinhamento com as expectativas do público, bem como na economia de custos.
Diante da relevância do tema, abordaremos, neste post, 9 tendências de design e impressão 3D para 2022. Confira todos os detalhes na leitura completa do artigo!
O que é impressão 3D?
Também conhecida como fabricação aditiva, a impressão 3D nada mais é do que um conjunto de processos capaz de produzir objetos físicos, a partir de um modelo 3D desenvolvido em computador.
Nesse método, materiais como plástico, ligas de metal, concretos especiais e inclusive tecidos vivos são adicionados em camadas e seções transversais sucessivas, até se chegar ao resultado esperado. É como se as imagens impressas em papel ganhassem vida e se transformassem em objetos concretos.
Por se tratar de uma técnica mais sustentável de fabricação, a tecnologia passou a ser objeto de desejo de muitas empresas. A tendência é o aumento da adoção das técnicas de impressão 3D nos mais variados setores.
A prova disso é que, segundo um estudo publicado pela Wohlers Associates em 2018, estima-se que até 2023 o investimento na área de impressão 3D seja de 28 bilhões de dólares.
Além disso, as empresas desenvolvedoras da tecnologia vêm trabalhando em muitas melhorias e condições viáveis para o uso mais abrangente do item. Isto é, permitir que empresas com os mais variados orçamentos tenham acesso à ferramenta.
Dentre os benefícios gerados pela impressão 3D, podemos destacar:
- criação de objetos únicos e de diversas aplicações;
- otimização de processos;
- eliminação de perdas.
Enfim, a impressão 3D elimina muitas barreiras presentes nos processos de fabricação tradicionais. Com isso, ela permite não só alcance de melhores desempenhos em diversas áreas, como também a criação de produtos ou serviços até então inimagináveis.
Como o design e a impressão 3D se relacionam com a indústria 4.0?
Primeiramente, é importante esclarecer que a indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial, representa um avanço tecnológico extremamente impactante. Ela introduz a inteligência aos processos de produção em massa.
A indústria 4.0 veio para eliminar barreiras entre o mundo físico e o virtual. E, apoiada nos recursos da Internet das Coisas (IoT), seus processos e aplicações ganham autonomia. Isto é, podem ser controlados sem a intervenção de colaboradores.
Criar um ambiente de trabalho inteligente e conectado — esse é o principal objetivo dessa nova era industrial. Hoje, as máquinas já são capazes de raciocinar e tomar decisões de forma semelhante ao ser humano.
No caso da impressão, por exemplo, a ideia é trabalhar com máquinas com habilidade para: monitorar o fluxo de produção, reportar problemas ou entrar em contato com os fornecedores de suprimentos.
Além do mais, essa é uma realidade que viabiliza o monitoramento, em tempo real, de todo o ambiente corporativo, como os elementos que contribuem para condições saudáveis de trabalho — níveis de resíduo no ar, insalubridades, alinhamento com as diretrizes de sustentabilidade.
Quais as principais tendências de design e impressão 3D para o próximo ano?
Agora que você já sabe o que é impressão 3D e os valores que a técnica agrega ao mercado, que tal analisar as 9 principais tendências de design e impressão 3D para o próximo ano? Confira!
1. Estética e impressão 3D na engenharia
A influência da impressão 3D no mercado da engenharia civil se intensificou diante das dificuldades impostas pela pandemia, como o aumento drástico do preço das moradias e condições vulneráveis de vida. Assim, engenheiros e arquitetos do mundo inteiro tiveram que encontrar novas estratégias, materiais e tecnologias para superar tais desafios.
Então, a técnica construtiva por impressão 3D, que antes parecia um sonho distante, começou a se mostrar uma solução promissora e, hoje, já se tornou uma realidade concreta.
Na Holanda, por exemplo, a primeira casa de concreto impressa foi entregue para habitação em abril de 2021. Ao todo, a construção foi distribuída em 94 metros quadrados, e, embora seu projeto tenha contado com maior liberdade de formato, a casa cumpre todos os requisitos obrigatórios do país.
Nesse cenário, temos ainda pequenos projetos de edifícios de impressão 3D que já ganharam vida com sucesso. Enfim, é uma metodologia que ainda está ganhando força gradativamente, mas que tem muitas vantagens competitivas a oferecer.
Trata-se de uma alternativa mais rápida e sustentável, menos trabalhosa e que produz habitações fortes e duráveis. Isso porque, com o processo de impressão, é possível modelar com precisão cada componente, além de compreender melhor como cada material funciona e se encaixa.
Os projetos baseados na impressão 3D são flexíveis, o que lhes proporciona maior liberdade estética, sem deixar de mencionar a economia do tempo de construção e o menor impacto em relação às alterações climáticas.
Bicicletas
Outra novidade realizada com impressora 3D, que ganha destaque para os próximos anos, é o design de bicicletas elétricas. A iniciativa é do fabricante alemão Urwahn Bikes, que além de utilizar a tecnologia de impressão em 3D, adota processos de construção totalmente sustentáveis.
Isso porque, o aço que a empresa utiliza no seu processo de fabricação permite a reciclagem ao final do seu ciclo de vida útil. Trata-se de uma proposta que contribui para a qualidade de vida no trânsito e emissão de menos poluentes durante o tempo de uso do produto.
Mas, por outro lado, também se preocupa em deixar um ambiente mais saudável no futuro, colocando em prática alternativas para que o produto não seja descartado de qualquer forma no ambiente.
E a tendência é que esse tipo de inovação tenha um panorama mais abrangente e relevante em 2022.
2. Prototipagem
Enquanto a transformação digital avança nas indústrias e nos mais variados setores da economia, soluções baseadas em impressão 3D também estão desempenhando um papel importante na área da prototipagem.
Desde pequenos objetos, como joias, até grandes peças industriais, as empresas conseguem explorar todas suas possibilidades em ciclos de design acelerados — elas não precisam estar com a peça finalizada para chegar à conclusão de que o projeto deu errado.
Basicamente, as empresas são livres para errar dentro de um ambiente controlado. Assim, seus processos produtivos se tornam mais eficientes e têm uma redução significativa de custos.
Aqui, a flexibilidade é mais um atrativo para negócios de todos os segmentos e tamanhos. Os profissionais de design são capazes de criar formas e estruturas geométricas mais complexas, que até então não foram experimentadas.
Além disso, a impressão 3D também se mostra uma ótima estratégia para produção em baixa escala — quando é necessária apenas uma pequena quantidade de determinado produto. Afinal, além de garantir agilidade, o método de produção também acaba sendo mais econômico.
3. Acessibilidade
O objetivo da impressão 3D ao gerar acessibilidade é eliminar barreiras e possibilitar que pessoas com deficiência ganhem autonomia e independência. Dessa forma, contribuir para sua participação plena e efetiva na sociedade.
Dentre os principais efeitos da tecnologia nessa área, podemos destacar os objetos táteis — materiais e documentos em braille, mapas, impressão de fotos em objetos tridimensionais —, que são capazes de proporcionar melhorias na qualidade de vida, educação e profissão, inserindo essas pessoas da melhor maneira no convívio social.
Graças à impressão 3D, pessoas com algum tipo de limitação visual já conseguem ter acesso a livros personalizados em braille ou com desenhos tangíveis. Há empresas que, inclusive, disponibilizam no próprio site modelos de livros com arquivos prontos para impressão em 3D.
Falando em tecnologia, o poder da impressão 3D também já se expandiu e para o mercado de telefonia. Isso mesmo, o primeiro celular desenvolvido a partir desta metodologia já foi impresso com um teclado em braille.
Na área médica, encontramos benefícios dessa acessibilidade em aplicações como próteses — peças desenvolvidas em tamanhos e encaixes personalizados para cada pessoa.
Em suma, a impressão 3D é uma forte aliada para a acessibilidade. Sendo bastante empregada, por exemplo, no desenvolvimento de objetos que dão suporte às pessoas com deficiências físicas nas atividades do seu dia a dia, como:
- talheres especiais;
- adaptadores para canetas, lápis, chaves de casa;
- suporte para copos etc.
No que diz respeito ao design, é importante levar em conta as experiências de todos os usuários que desejam interagir com os produtos ou serviços da marca.
Por se tratar de uma demanda que só aumenta, a responsabilidade social das empresas é um ponto cada vez mais exigido no mercado. Por isso, pensar em opções mais acessíveis e inclusivas é quase uma obrigação para 2022.
Layouts responsivos, personalização da paleta de cores, audiodescrição. A ideia é permitir que qualquer cliente tenha vivências positivas com a marca, independentemente das suas limitações. Essa é uma das tendências de design e impressão 3D que veio para ficar!
4. Minimalismo
A estética do minimalismo já se faz bastante presente no cenário digital, demandando dos designers a construção de identidades visuais, perfis, sites corporativos e campanhas de marketing nas redes sociais.
Normalmente, essa técnica envolve um esquema de cores menos chamativas e imagens com menos informações. Enfim, envolvem um design mais limpo, proporcionando interações mais agradáveis para os usuários.
No entanto, a expectativa para 2022 é que os princípios do minimalismo se expandam para a funcionalidade de navegação nos sites e demais peças interativas.
A ideia é que os profissionais de design consigam tornar a experiência de contato entre empresas e o seu público mais complexas em sentimento, porém com um desenrolar mais simples, sempre buscando atender aos critérios de acessibilidade.
Esse tipo de estratégia não só aumenta as chances de conversão e engajamento, como também contribui para que esse processo aconteça de forma mais rápida. Um dos objetivos do minimalismo do futuro é remover barreiras de uso.
5. Design retrô
Outra tendência que estará em alta em 2022 é o design retrô moderno. É verdade que o estilo retrô sempre vai e reaparece com alguma característica diferente, e dessa vez a aposta é a inspiração nos anos 90 — cores estampadas, figuras geométricas, tudo isso em combinação com o minimalismo e com a troca de informações objetivas.
Considerando a alta qualidade e resolução das telas dos dispositivos que utilizamos hoje, o uso de fontes com e sem serifa também promete um retorno dentro do design digital.
Se essas características fazem sentido para a identidade visual e linguagem da sua marca, vale a pena aprofundar no assunto e encontrar a melhor maneira de incorporá-las.
6. IoT – Internet das Coisas
A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) é uma abordagem cuja finalidade principal consiste na integração de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Isto é, criar um ambiente que favoreça a conexão e comunicação de vários objetos entre si.
De forma resumida, temos uma rede de máquinas trocando dados em tempo real, capazes de agir e apontar soluções precisas para cada obstáculo enfrentado.
Ao introduzir esse conceito no âmbito corporativo, tem-se, acima de tudo, um aprimoramento dos processos produtivos — apontando os pontos fortes e fracos de cada setor, monitorando o desempenho das máquinas, propondo novas soluções.
A IoT é uma excelente ferramenta para empresas que buscam escalar sua produtividade. A lógica é que, quanto maior número de dispositivos interconectados mais fácil e eficiente se torna a rotina de trabalho da empresa.
Raciocínio que também se aplica ao cenário das impressões 3D, porém, neste caso a IoT ganha uma ramificação específica: a Internet of Printers. Seus sistemas vão gerenciar as atividades de impressão, como gasto de materiais, escolha dos formatos utilizados, manutenções preventivas, segurança e confiabilidade de dados.
Com a automatização da Internet das Coisas, as empresas conseguem ter uma visão mais ampla e precisa de tudo que acontece naquele ambiente. Assim, as tomadas de decisão também passam a ser mais acertadas.
7. Inovação
O ritmo acelerado da inserção de novas tecnologias no mercado, em combinação com a alta competitividade em todos os setores, é um elemento que favorece o desejo das pessoas em, cada vez mais, ter contato com ideias disruptivas. Elas querem nada menos que experiências únicas.
Nesse cenário, a inovação disruptiva representa uma metodologia de extrema importância para a busca de soluções criativas, capazes de transformar determinado produto ou serviço em algo totalmente novo, sempre adicionando funcionalidades ao seu antecessor.
Acima de tudo, a inovação disruptiva é sobre criar valores até então desconhecidos pelo público. Via de regra, são criações que proporcionam uma melhor qualidade de vida e mais acessibilidade a essas soluções.
Ademais, a inovação disruptiva requer uma atuação que altere profundamente a dinâmica do mercado, provocando, por exemplo, o surgimento de um novo mercado que desestabilize os concorrentes que dominavam esse nicho.
As impressoras 3D são um exemplo típico da inovação disruptiva. Elas revolucionaram a técnica de impressão e estão criando um modelo de fabricação totalmente versátil e digital.
8. Uso de tons violetas
Violeta é a cor de 2022! É o que diz a empresa americana de consultoria de cores, a Pantone. Mas, embora esse anúncio aconteça tradicionalmente todos os anos, dessa vez a marca desenvolveu um tom exclusivo para o evento, chamado “Very Perry”.
A psicologia por trás da escolha da Pantone é incentivar a criatividade de forma alegre e dinâmica, bem como as expressões imaginativas — mostrar uma presença marcante, que faça com que as pessoas não tenham medo de ousar.
Portanto, podemos esperar que o tom vire uma tendência em 2022, tomando conta das redes sociais, móveis, paredes, objetos de decoração, entre outros.
9. Monocromático
Outra tendência que vem crescendo no mundo do design é o uso de cores monocromáticas aliadas com o minimalismo. Nesse cenário, estéticas diferentes costumam existir e funcionar muito bem de acordo com o perfil do cliente.
Logo, quem deseja se destacar da concorrência em 2022 deve se atentar a todas as possibilidades. A propósito, diferentes inspirações são um dos pilares para um trabalho inovador e único.
Formas, tipografia, ilustrações. A ideia é que todos esses elementos formem uma unidade visual que converse com a linguagem da sua marca. Especialmente no ambiente virtual, onde as experiências de design costumam ser bastante coloridas, investir em peças monocromáticas pode ser o que a sua empresa precisa para chamar a atenção dos clientes.
O que foi tendência em 2021?
Sempre que abordamos as principais tendências de design e impressão 3D para os próximos anos, não podemos esquecer daquilo que foi criado em um passado recente. Isso ajuda na obtenção de insights e ensinamentos para qualquer projeto.
As inovações tecnológicas de 2021 podem dizer muito sobre quais serão os próximos passos e comportamentos esperados do mercado, bem como servir de parâmetro para que os mesmos erros não sejam cometidos.
Então, analisando o salto de projetos que utilizam a impressão 3D, é importante relembrar a criação de algumas peças diversificadas e personalizadas a partir desse sistema, tais como:
- órgãos para transplante;
- carnes artificiais;
- soluções para construção civil;
- soluções para engenharia aeroespacial;
- equipamentos de proteção individual contra a Covid.
Logo, a expectativa para o ano de 2022 e um futuro próximo é a expansão desse recurso para novas áreas e aprimoramento daquilo que já está sendo trabalhado.
De modo que a tecnologia se torne acessível para empresas de diferentes tamanhos e orçamentos, principalmente para que os pequenos negócios tenham condições de competir em maior nível de igualdade com as grandes corporações.
Qual a importância de contar com uma empresa de design de produto?
O design de produto é uma peça fundamental para a execução de qualquer projeto na empresa, seja no lançamento de um novo produto ou no aprimoramento de detalhes que tragam mais benefícios para a experiência do consumidor.
Dessa forma, contar com o apoio de uma empresa especializada em design de produto vai muito além do quesito criatividade. Isso porque, os profissionais da área naturalmente estão por dentro das tendências que causarão um impacto positivo no público, dos materiais que dificultam o processo produtivo ou que complicam a usabilidade do produto.
E, na impressão 3D, o design é um dos grandes responsáveis pela validação da funcionalidade daquele item que será criado. Ele é indispensável para concepção de um produto final que se adeque perfeitamente ao propósito da marca e aos objetivos para os quais ele será lançado.
Com um bom trabalho de design de produto, a empresa consegue transmitir uma imagem de credibilidade, o que ajuda a aumentar sua conversão de leads em vendas, bem como a satisfação e engajamento dos seus clientes.
Durante o processo criativo de qualquer artigo, a escolha das formas, cores e características de uso são determinantes para o seu sucesso. Por isso, trabalhar com quem realmente entende do assunto é uma chance de sair na frente dos seus adversários. A troca de experiências facilita o aprimoramento da sua performance.
Lembrando que, a modelagem 3D é uma condição obrigatória para quem vai executar qualquer projeto de impressão 3D, desde um pequeno objeto de adaptação para indivíduos com necessidades especiais, até a construção de um prédio, por exemplo.
Como a Produteca pode ajudar?
A Produteca é uma empresa especializada em serviços de design de produto, aliado à prototipagem e impressão 3D. Há mais de 7 anos atuando nesse mercado, sua missão é projetar produtos com significado para diversos nichos do mercado, sempre com muita tecnologia e inovação.
A Produteca utiliza como principal ferramenta a Impressão 3D, em conjunto com tecnologias como corte a laser e CNC. Além disso, a empresa conta com a ajuda de designers altamente qualificados e da tecnologia da Impressão 3D para tirar suas ideias do papel.
Mais do que desenvolver produtos, a Produteca deseja tangibilizar emoções, necessidades, e dar um significado real para os projetos dos seus clientes. E, com certeza, tem soluções personalizadas para otimizar a competitividade do seu negócio.
Como visto, as tendências de design e impressão 3D trazem boas promessas para o ano de 2022, muito alinhadas com as inovações da tecnologia e sobretudo com as perspectivas de futuro dos consumidores na grande diversidade de segmentos.Gostou das dicas? Agora que você já sabe quais são as principais tendências no mundo de design e impressão 3D para o próximo ano, aproveite para conhecer a Produteca, empresa com autoridade no assunto para ajudar seu negócio nessa missão.