A primeira impressão conta muito na hora de escolher um produto ou serviço, concorda? Por isso, cada vez mais as empresas investem em ações visuais para que sejam encontradas diante de um mercado tão competitivo. Nesse sentido, contar com serviços de design é essencial para dar um destaque a sua marca.
É difícil encontrar alguma empresa que não tenha uma identidade visual e que não busca melhorar a sua visibilidade. Assim, cada vez mais, a procura por investimento nessa área aumenta e diversas opções são utilizadas para isso.
Quer entender mais sobre design, sua importância e os principais tipos que você pode investir na divulgação e conquista de autoridade da sua empresa? Continue a leitura e descubra!
O que é design e qual sua importância?

Pode ser definido como qualquer criação visual de um tema específico. Em outras palavras, é um processo que utiliza a ciência e a criatividade para solucionar um determinado problema de uma marca, atribuindo conceitos visuais e planejamento.
Portanto, é um conceito que tem o objetivo de conceber um projeto, explicar o objetivo dele e, ao mesmo tempo, encantar aqueles que o visualizam, usando de uma linguagem não verbal para sua interpretação.
Mas qual a sua necessidade para as empresas? Sua empresa tem cerca de 8 segundos para atrair a atenção e encantar um usuário, sobretudo na internet.
Segundo Steve Jobs: “design não é só aparência, mas também como as coisas funcionam”, logo, investir nele é mais do que deixar algo bonito, mas representar os seus valores e a solução que seus clientes precisam, de forma prática e intuitiva.
No marketing digital, por exemplo, é impossível investir em ações sem um design atraente, principalmente quando se usam as redes sociais.
Quais os principais tipos de design?

Sabendo de sua importância, é o momento de conhecer os principais tipos de design conhecidos no mercado. Confira abaixo 7 deles!
Design Thinking
O design thinking é uma tipologia que trabalha com um conjunto de metodologias e outras reflexões para chegar a uma solução comum para resolver os problemas de design e comunicação de uma marca.
Ou seja, é um planejamento que cria um posicionamento e o entendimento sobre as necessidades do público-alvo da sua marca para depois criar materiais gráficos que interpretem isso.
Design Gráfico
É quando se desenvolve um projeto, através de programas de computação gráfica, para solucionar um problema ou explicar algum tema por elementos visuais.
A partir desse contexto, os principais elementos utilizados são: tipografias, ilustrações, identidade visual, embalagens, materiais impressos, peças digitais, sites.
Design de Interface
Relacionado aos aplicativos, o design de interface é bem específico, sendo utilizado para interagir com os usuários através de um planejamento, desenvolvimento e aplicação de uma solução que facilita a experiência do usuário e sua relação com um objeto físico ou digital.
Web Design
É caracterizada pela criação de páginas na web e todos os fundamentos de programação para ela ir ao ar e funcionar na internet.
Nesse sentido, em sua criação são analisados diversos fatores como linguagens, objetivos, valores e percepção estética.
Brand Design
Refere-se à gestão de uma marca, ou seja, é responsável pela criação da identidade de uma marca, com a construção de logotipos, slogans, nomes e tudo que faz parte da identidade visual que vai fazê-la ser encontrada e reconhecida no mercado.
Design de Animação (motion design)
É o design que cria opções dinâmicas e visuais através de construção de ilustrações, artes conceituais, modelagens 3D, roteirização, edições de vídeo e áudio, além de efeitos visuais. Sua maior característica é o movimento.
Design de Produto
Este é o tipo que trabalha com a criação e o desenvolvimento de objetos para bens de consumo industrial, como utensílios e eletrodomésticos. Ou seja, ele cria algo que você precisa, de acordo com gostos, cores, materiais, necessidades e tamanho.
Utilize os diferentes tipos de design

Agora que você já sabe que existem diversos tipos de design, é importante identificar qual pode agregar mais valores aos objetivos da sua empresa.
Investir no design de produto é um dos aspectos essenciais para as marcas que querem se estabelecer no mercado e se diferenciarem das concorrentes.
Saiba mais sobre esse conceito e como utilizá-lo lendo este artigo sobre o que é e por que investir em Design de Produto.