Quem tem um negócio ou pensa em começar o seu, sabe da importância que os tipos de parceria têm. Elas não precisam ser feitas apenas entre empresas, afinal, as pessoas sempre estão por trás delas.
Há muitas maneiras de expandir os seus negócios. Uma das formas de escalar se dá através de parcerias estratégicas. A principal razão pela qual você precisa ter uma parceria é co-criar valores que são difíceis ou ineficazes para sua empresa, mas que irão agregar um bom valor ao seu público-alvo.
Se você está liderando ou trabalhando em uma empresa, criar parcerias com os principais players de mercado (empresa que está desempenhando algum papel em algum mercado ou negociação) é fundamental para ser reconhecido pelo seu público-alvo, ganhar usuários e gerar receita.
Negócios praticam a parceria como um meio de emprestar suas capacidades e valores de marca que não possuem enquanto buscam um grupo mais amplo de clientes.
Quando feita corretamente, a parceria pode ampliar a distribuição, exposição, gerar mais vendas e aumentar a percepção de marca. Existem três tipos de parceria que você precisa conhecer ao desenvolver sua empresa:
1. Parceria de produto/serviço
Esse tipo de parceria se dá na relação com outras empresas para usar seus recursos e conhecimento para construir um novo produto ou serviço para sua empresa.
2. Parceria de marca
Uma parceria de marca pode ser um tipo de co-branding com outras empresas para criar novas ofertas de valor para servir uma base de clientes conjunta. Isso geralmente acontece quando você deseja utilizar não apenas a experiência e os recursos técnicos/setoriais de seu parceiro(a), mas também sua marca e base de clientes para tornar essas ofertas mais bem-sucedidas.
3. Parceria de distribuição
A parceria de distribuição consiste em estabelecer parcerias com outras empresas por seus conhecimentos e canais de distribuição usando-as como distribuidores para acessar sua base de clientes.
Estes são os três tipos de parceria que podem ser criados. Nem toda parceria irá gerar resultados que você espera alcançar. Por isso, é essencial esclarecer a intenção de parceria, alinhar as expectativas e que tipos de empresas e indústrias devem co-criar valor como pré-requisitos antes de determinar em quais tipos de parceria participar.
Bônus: dicas para conquistar bons tipos de parcerias
Você já deve saber que fazer parcerias pode ser uma ótima estratégia tanto para o seu negócio quanto para o seu parceiro ou parceira. Porém, nem sempre é fácil saber qual é o melhor tipo de parceria, não é mesmo?
Escolhemos algumas dicas para você lembrar na próxima vez em que surgir uma boa oportunidade:
Entre em contato com empresas que têm valores parecidos com os seus
Procurar pessoas de empresas que têm valores próximos com os seus é um ótimo começo para fechar boas parcerias. Isso, com certeza, irá influenciar no futuro de suas negociações. Se a parceria irá suprir as necessidade de todas as pessoas que estarão envolvidas, então provavelmente vale a pena.
Faça networking sempre que possível
Dica essencial! É com o networking que você poderá identificar os melhores tipos de parceiros para determinados momento e tipo de troca. Use o LinkedIn, faça pesquisas para conhecer melhor o seu mercado e saber quais locais ou eventos frequentar. Assim será mais fácil de se conectar com pessoas que poderão gerar uma vantagem competitiva para a sua empresa.
Gere valor
Como você pode gerar valor para aquela pessoa/empresa? Comece a se questionar sobre isso. Parcerias são trocas, isso significa que ambos os lados devem ter uma vantagem com isso. Contribua com outras pessoas, ajude outras, esteja aberto(a) à mudanças e desenvolver habilidades.
Você tem alguma dica que gostaria de compartilhar com a gente? Deixe nos comentários!
Traduzido e adaptado daqui.