A tecnologia 3D é uma inovação que veio pra ficar. Na área da saúde, tratamentos estão ficando mais eficientes e mais rápidos, o que traz benefícios tanto para profissionais quanto para pacientes.
A Odontologia é um destes setores que não ficou de fora da revolução tecnológica. Conforme novos desenvolvimentos ocorrem, novas soluções aparecem para a criação de moldes, placas, restaurações, próteses e mais.
Se você deseja saber como aproveitar mais desta técnica, continue a leitura. É hora de saber quais as 5 vantagens de utilizar a impressão 3D na Odontologia!
1. Redução de custos
Com o auxílio de um serviço em impressão 3D ou até mesmo com uma impressora dentro do seu consultório, é possível produzir diversos materiais. Com ela, há a possibilidade de realizar moldes e imprimir próteses, guias cirúrgicos, planejamentos e outros de forma rápida e eficaz.
Tudo isso contribui para que o custo de material e o tempo de consulta diminuam significativamente, o que é uma ótima vantagem. Torna-se possível realizar mais consultas e aumentar sua produtividade reduzindo custos.
Em casos que exigem planejamentos mais detalhados, como uma cirurgia, por exemplo, o profissional consegue visualizar tudo o que será feito. Além disso, ele também consegue ter a noção da quantia exata de insumo a ser utilizada na operação, o que também evita desperdícios de material e tempo do procedimento.
2. Diferencial no mercado
A impressão 3D na Odontologia é algo bastante versátil, pois pode ser aplicada à todas as especialidades da área. Muitos ramos trabalham em conjunto; logo o compartilhamento de cada caso clínico pode ser feito facilmente.
Com inovações ocorrendo a todo momento, é fundamental manter-se atualizado nas novidades em tecnologia. Parte da Odontologia Digital, a técnica 3D é uma real vantagem competitiva e oferece maiores chances de se destacar no mercado.
Impressora criada pela Formlabs em parceria com a 3Shape
3. Motivação do paciente
Graças à redução de tempo para a criação de moldes e realização de outros procedimentos, o paciente consegue realizar seu tratamento mais rapidamente. Isso acaba deixando-o motivado e tanto você quanto ele poderão otimizar seus tempos.
A objetividade da tecnologia torna o trabalho mais simples e prático. Para se ter uma ideia, um tratamento de restauração pode levar em média 5 meses.
Com a aplicação da impressão 3D na Odontologia, este mesmo tratamento pode ser reduzido a apenas alguns dias.
4. Impressão 3D na Odontologia: resultados mais precisos
Dependendo do sistema utilizado, a durabilidade interfere de forma positiva nos resultados de cada tratamento. Isso se dá ao fato de não haver necessidade de realizar provas em laboratório.
As vantagens, porém, não param por aí: além da economia de tempo, redução de custos e durabilidade, a impressão 3D na Odontologia é menos invasiva.
A oferta de tratamentos mais ágeis, precisos, e seguros é o cenário ideal para bons resultados entre dentista e paciente. E felizmente, é muito mais fácil atingir esta circunstância atualmente.
5. Armazenamento digital
Ao invés de armazenar cada caso clínico em pastas físicas e dispor de espaço para isso, o profissional que implementar a impressão 3D na Odontologia poderá usufruir do armazenamento digital.
Hoje, todos os documentos importantes de cada paciente podem ser guardados em computadores e serem acessados de qualquer lugar. É o famoso armazenamento em nuvem, onde os escaneamentos em 3D e o histórico de cada caso clínico pode ser mantido de uma maneira muito mais detalhada.
Com impressoras 3D e serviços voltados tornando-se cada vez mais acessível, é bastante claro que a Odontologia está deixando o tradicional em busca do digital.
Quer saber como aplicar a impressão 3D no seu trabalho? Solicite um orçamento de prototipagem para modelos odontológicos!