O ano está só começando, trabalhos estão se renovando e é tempo de estreitar alguns relacionamentos. Vai dizer, a forma como nos relacionamos com pessoas ao nosso redor transforma a maneira como realizamos o nosso trabalho.
Por isso é sempre importante manter essa relação positiva, principalmente quando se tratam dos nossos próprios clientes. É essencial mostrar reconhecimento, empatia e antes de tudo, ser amigo.
Veja porque você não deve ter medo de incluir a melhoria do relacionamento dentro da sua estratégia agora, no começo de mais um ciclo.
Vem com a gente e saiba como melhorar relacionamento com clientes!
Ganha mais quem conhece seus clientes
Quando falamos em ganhar, não se resume apenas ao dinheiro. Na verdade, o dinheiro é o último fator! É muito mais do que isso. Pense bem: como agradar alguém que não conhecemos?
Difícil, não é mesmo?
Para fazer isso, é importante observar o perfil das pessoas que já realizaram compras com você.
Vale também sempre dar aquela pesquisada nas suas redes sociais e realizar pesquisas para entender melhor seus gostos e preferências.
Um relacionamento se constrói conforme vamos conhecendo uma determinada pessoa e não é diferente quando é com o seu cliente.
As redes sociais estão aí para iniciar uma conversa
E isso é uma verdade. As redes sociais permitem divulgar nosso serviços e/ou produtos, além de conversar com as pessoas que acompanham os conteúdos postados por lá.
Se alguém enviar uma pergunta, deixar um comentário ou uma crítica, responda e entregue algo além do esperado – algo simples, porém útil.
Engaje. Faça perguntas também! Vá além e encontre formas diferentes para ajudar a pessoa. Ela pode ser um cliente seu ou não, mas pode vir a ser um dia.
Então, nada de desperdiçar oportunidades. Tudo depende da maneira como nós utilizamos os meios de comunicação que temos à nossa disposição. E isso é essencial para saber como melhorar relacionamento com clientes.
Brindes são uma ótima ideia
Um dos significados da palavra brinde é “objeto com o qual se presenteia”. Eles são uma boa estratégia de promoção da sua marca.
Ao receber um presente sem expectativa e que tem a ver com você porque a pessoa que te deu te conhece, seria uma ótima lembrança.
Logo, você ficaria feliz e a vontade de dar ou fazer algo em troca seria maior. E isso por si só, já aumenta as chances de consolidar um bom relacionamento!
Mas lembre-se: antes de sair dando brindes aos clientes por aí, vale se perguntar: por quê eu vou fazer isso? Será útil para quem receber? Que tipo de laço quero formar com essa pessoa?
E outra: foco nos brindes criativos e personalizados! 😉
Empatia é a palavra para saber como melhorar relacionamento com clientes
Se você recebesse um brinde de uma empresa que gosta, como gostaria de ser chamado? Pelo nome ou apelido, é claro. Logo você, como marca, precisa se colocar no lugar da pessoa, isto é, ter empatia.
Crie a sua própria mensagem na hora do envio do brinde para alguém; esqueça as frases prontas que têm aos montes por aí.
Não esqueça da espontaneidade e da autenticidade. Todo mundo adora ser valorizado e reconhecido e com seus clientes ou futuros cliente isso não pode ser diferente.
Ah, e vale a pena perguntar a ele o que achou disso. Peça um retorno sobre seu produto ou serviço prestado e o que você pode fazer para tornar isso cada vez melhor.
Por mais que estejamos inseridos em um meio majoritariamente digital, para melhorar um bom relacionamento é preciso ser humano e estar aberto à mudança da forma mais otimista possível. Aprenda com as pessoas que estão ao seu redor.
Agora que já viu algumas dicas, compartilhe com a gente como você procura melhorar relacionamento com clientes!
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