“Comunicação interna” pode ser uma contradição em termos. A razão é o fato de que nada mais é interno hoje. As redes sociais deixaram as informações acessíveis a ponto de que tudo pode sair de dentro da empresa, o que torna o endomarketing ainda mais importante.
As pessoas estão empoderadas pelas redes sociais, internet e tudo o que se moveu em termos de tecnologia.
Agora, qualquer coisa que é dita dentro de uma empresa não necessariamente permanecerá nela. Por isso, o ideal é que saia sempre algo positivo.
Quando as coisas que acontecem dentro da empresa são boas, isso se reflete para fora. É o que dá uma importância ainda mais alta para o que acontece internamente.
Nos próximos tópicos, você vai descobrir como usar essa percepção a seu favor.
Boa leitura!
O que é endomarketing?

O endomarketing é a estratégia de marketing que explora as ações internas da marca. Sua função é melhorar a imagem do negócio para os profissionais que trabalham nele, aumentando a motivação da equipe e diminuindo a rotatividade.
A prática do endomarketing traduz a cultura que a empresa quer. Por isso, depende de um olhar para toda a jornada do profissional.
O endomarketing impacta as relações entre os líderes e os profissionais, levando a um melhor alinhamento entre profissionais e empresa. Aqui, você precisará de um diagnóstico que dê clareza de onde quer chegar, qual é seu negócio e como sua cultura empresarial funciona.
Então, poderá definir as ferramentas e ações de endomarketing que acompanharão o profissional.
O colaborador é o principal interessado. Por isso, faça essa construção com ele, sempre usando a escuta ativa. Aqui, melhorar a experiência do profissional e gerir o excesso de informações na empresa ainda são desafios.
Investir em uma boa comunicação importa para que os profissionais se sintam mais satisfeitos e engajados com a cultura da empresa.
É o que traz oportunidades de desenvolvimento profissional e fortalece o senso de comunidade. Isso também pode ser feito de forma digital. É com o endomarketing que as empresas melhoram sua employer branding — a construção de marca empregadora.
Além de ser criativo e saber usar as ferramentas, foque também em um discurso coerente e capaz de atingir as expectativas das pessoas.
Um endomarketing bem-feito é capaz de trazer ganhos de produtividade e qualidade no trabalho. Os resultados aparecem no ambiente agradável e na retenção de talentos.
Toda a estratégia gira ao redor da influência dos profissionais dentro da própria empresa. São eles que têm contato diário com os processos e, por isso, influenciam as pessoas sobre a marca de forma geral.
Por que o endomarketing importa?

As redes sociais recompensam o orgulho.
Por isso, quando acontece um evento na empresa, as pessoas que se orgulham de trabalhar para ela serão as primeiras a postar, refletindo isso ao mercado. Hoje, o profissional é um embaixador da marca e um agente de sua reputação.
Estamos na era das crises e dos escândalos.
Por isso, ter um profissional como agente de reputação pode ser uma coisa muito boa. Quando o endomarketing é bem-feito e a empresa mostra que valoriza o colaborador, ele defenderá a empresa, mesmo nos maus momentos.
A fronteira entre o externo e o interno está caindo. Isso é bem visível nas grandes marcas. As empresas consolidadas de hoje usam o público interno como agente divulgador.
No entanto, o endomarketing é um desafio para as novas gerações. Os millennials e a geração Z são muito conectados e bem informados, mas também são distraídos.
Há uma abundância de informações e dopamina das redes sociais, o que faz com que as marcas tenham que se desdobrar para cativar a atenção desse público interno.
A empresa precisa de criatividade e interatividade. As novas gerações valorizam o meio tanto quanto o conteúdo. Só dá para agradar se a mensagem for interessante. Por isso, a gamificação vem ganhando espaço na comunicação interna.
O endomarketing também é uma questão geográfica. É mais fácil se comunicar em uma pequena empresa do que em uma grande marca com várias filiais.
Quanto maior a empresa, mais ela tem que fazer uso de diferentes recursos, porque as mensagens não se disseminam com igualdade. Tudo depende da marca e de onde está o seu público.
As mídias podem ser as mais diversas para chegar a ele. Não é preciso limitar a criatividade.
Aqui, o papel do líder é central: ele é quem representa e defende a marca.
Oferta de brindes é uma estratégia para o endomarketing

Um número alto de pessoas no Brasil pensa em mudar de emprego, o que faz com que estratégias de endomarketing sejam ainda mais importantes.
É o caso dos brindes corporativos. Essa é uma ferramenta para fortalecer o engajamento e a cultura organizacional. Você pode usar itens personalizados, como troféus 3D, para reconhecer e valorizar os profissionais.
Os troféus podem ser feitos de forma criativa por empresas especializadas. Você pode usá-los, por exemplo, para o reconhecimento por tempo de casa — honrando os colaboradores que permanecem na empresa por um bom período.
Essa é uma forma de celebrar marcos e conquistas. Isso não só traz um senso de pertencimento, mas também mostram que a empresa aprecia o trabalho da equipe.
Os brindes podem fazer parte de eventos internos, ações de integração e campanhas de incentivo. Assim, reforça a união e a motivação dos profissionais.
Aqui, há diferenças nos brindes oferecidos para o público de fora e nos internos. Se os primeiros focam no branding e no marketing, os segundos têm um caráter de engajamento. A função é refletir os valores e a cultura da empresa.
Por isso, incluem itens mais exclusivos e personalizados, que têm um significado especial para os profissionais.
O endomarketing originalmente foi definido como marketing interno. No entanto, essa barreira entre interno e externo já não existe, o que reforça ainda mais a importância de transformar os funcionários em agentes de reputação da empresa.
Os brindes personalizados são uma forma rápida e simples de reconhecer o esforço dos funcionários da empresa.
No portfólio da Produteca, você pode ver alguns bons exemplos.
Confira!
Até a próxima!
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