Hoje se fala muito de marketing como um todo, pois esse é um setor muito importante dentro das empresas. O marketing digital, em especial, é o mais aplicado e praticado por diversos tipos e tamanhos de negócios por todo o mundo.
Porém, muitos se esquecem do marketing interno, ou seja, do endomarketing. É muito importante saber porque esse tipo de marketing é essencial dentro das empresas.
É necessário olhar de dentro para fora. E como é possível fazer isso?
Neste post vamos dar dicas de como você pode elaborar boas ações de endomarketing na sua empresa. Continue a leitura!
A importância do endomarketing
Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas acabam implementando diversas mudanças para garantir a sua sobrevivência, se manterem sustentáveis e também para se adaptarem a contextos tecnológicos.
Com tudo isso acontecendo, os negócios precisam, mais do que nunca, de pessoas que estejam engajadas com seus trabalhos.
Ou seja, os colaboradores precisam dar uma contribuição significativa para empresas conforme o cenário vai se tornando cada vez mais nichado e objetivo. E agradar pessoas não é uma tarefa fácil: é necessário ter mais empatia do que nunca. O público interno é exigente.
Um profissional responsável pelo endomarketing deve levar em consideração na sua estratégia os seguintes pontos:
- estar bem atento ao distanciamento da empresa com as pessoas;
- conhecer muito bem os perfis do público interno – os colaboradores – com pesquisas online e dados cadastrados;
- definir uma estratégia de posicionamento interno;
- ter clareza sobre o que a empresa deseja transmitir (qual é a mensagem que você deseja passar?);
- alinhar expectativas.
Dicas para elaborar ações de endomarketing
Toda estratégia de endomarketing é construída em cima do que a sua empresa espera das pessoas. É aí, então, que a mensagem é construída. Trabalhar o conteúdo é algo bastante importante para a elaboração de boas ações.
É preciso ter em mente duas coisas: qual é o posicionamento interno da sua empresa e como você pretende trabalhar o conteúdo.
Quais são os fatores que influenciam na construção de uma ação de endomarketing? Tenha sempre em mente que o que serve para determinada empresa, não serve para a sua. Os estilos de públicos internos variam bastante. Tudo precisa ser adequado.
Ouvir o que o seu público-alvo tem a dizer é de extrema importância. Para isso, pesquisas de satisfação junto à equipe de RH podem ser ótimas maneiras de descobrir como está o clima organizacional.
Reconhecer as pessoas que trabalham com você por meio de brindes, troféus ou qualquer outro benefício pode mantê-las mais motivadas e engajadas com o seu propósito. E reforçar a imagem da empresa com palestras, cursos ou outras tipos de ações podem ajudar essas pessoas a entenderem as razões do seu negócio.
Fatores-chave
No final, o que importa mais é a adequação de boas ações de endomarketing do que a ação em si. Quando tudo está bem e corretamente alinhado, há mais chances de bons resultados.
Aí estão os dois fatores-chave: ter uma estratégia e perfil do público interno bem definidos.
A satisfação de uma pessoa que trabalha na sua empresa faz toda a diferença nos resultados. Pessoas felizes dentro de um ambiente de trabalho tornam o engajamento de boas ações de endomarketing algo muito mais tangível.
Você viu que não basta pensar apenas na ação em si; isso acaba se tornando um reflexo de como é a sua empresa. Ser verdadeiro, transparente e acreditar no trabalho, com certeza, fará com que boas ações de endomarketing apresentem resultados satisfatórios.
Quais outras dicas você considera valiosas para elaborar boas ações de endomarketing? Compartilhe com a gente!