A impressão 3D vem sendo cada vez mais usada por ortodontistas, dentistas e laboratórios no mundo todo, inclusive no Brasil. Ela permite a criação de padrões personalizados, restaurações, próteses, implantes e aparelhos com a intenção de tornar cada caso clínico mais assertivo e exclusivo.
Impressoras e scanners 3D dão a oportunidade para dentistas oferecerem um serviço melhor e personalizado para seus pacientes, reduzindo custos e tempo, além de simplificar o fluxo de trabalho.
Entenda melhor quais são as contribuições da impressão 3D no setor odontológico!
Utilização da impressão 3D na fase diagnóstica
A Odontologia Digital engloba não só a impressão 3D, mas também outras tecnologias que, quando utilizadas em conjunto, contribuem para o diagnóstico e tratamento de um paciente.
A tomografia digital é uma delas. Ela pode ser utilizada na análise de toda a cavidade bucal e pode servir como uma primeira etapa para produzir um molde virtual da boca.
Dentistas que utilizam programas ou softwares conseguem simular procedimentos odontológicos para visualizar o que será feito e quais as chances de sucesso.
Além disso, é possível escanear os moldes feitos durante a consulta. E, em vez de vazá-los em gesso, podem ser transformados em uma imagem 3D modificável que permite alterações e planejamentos.
Escaneamento 3D
Os scanners odontológicos 3D são uma parte muito importante do kit de ferramentas para dentistas digitais. Isso porque permitem capturar tridimensionalmente a arcada dentária do paciente para projetar e criar aparelhos dentários personalizados que se encaixam perfeitamente à ela.
Esses aparelhos obtêm uma malha 3D altamente precisa da boca do paciente.
Como é o caso das impressoras 3D odontológicas, uma das principais especificações de um scanner 3D odontológico é sua resolução máxima de digitalização.
Para projetar um aparelho dental combinando perfeitamente com a prótese dentária do paciente, é fundamental ter um modelo 3D muito detalhado dos seus dentes.
Existem dois tipos de scanners:
Scanners 3D odontológicos intraorais
Esses aparelhos permitem que dentistas capturem facilmente uma imagem 3D da prótese do paciente em cores. Os scanners 3D intraorais se parecem com dispositivos típicos de prática odontológica e são inseridos na boca do paciente para digitalizá-la e obter um modelo bastante preciso.
Scanners 3D de mesa para odontologia
Já os scanners 3D de mesa projetados para uso profissional em laboratórios dentários são baseados na tecnologia de luz estruturada (luz branca ou luz azul). Eles são totalmente fechados para criar uma câmara de varredura ideal, onde a exposição à luz é totalmente controlada.
Foto: The Honest Analytics
Realização de restaurações
Com as restaurações dentárias se tornando cada vez mais comuns, a tecnologia possibilitou o acesso a novos materiais, ótimo acabamento e resultados de alta qualidade e reprodutibilidade.
A impressão 3D no setor odontológico consegue um melhor aproveitamento da quantidade de material utilizado e, consequentemente, menor desperdício. Os prazos de entrega podem ser menores, sem afetar o resultado final do produto.
Impressoras dos tipos SLA e DLP oferecem uma alta qualidade de impressão: as impressoras 3D de resina são muito precisas.
Para o caso de impressão de coroas em 3D ou restaurações dentárias, a alta resolução de impressão é particularmente importante. Isso porque elas precisam se encaixar perfeitamente na prótese do paciente.
Criação de próteses
Uma das contribuições mais visíveis da impressão 3D no setor odontológico é na criação de próteses. Com a tecnologia, ela se torna mais rápida desde o primeiro atendimento.
Tanto que maioria das vezes, não é necessário nem a moldagem do paciente.
O planejamento pode ser feito por meio da imagem obtida no escaneamento e em duas consultas, consegue-se colocar a prótese definitiva no paciente.
Os softwares contam com um simulador de mordida e de movimentos bucais que cria a prótese de maneira perfeita. Se algum desgaste for necessário, será mínimo, já que a precisão da máquina é milimétrica.
Impressão 3D no setor odontológico: planejamento de aparelhos
A Ortodontia é uma das áreas do setor odontológico que é também muito beneficiada pela tecnologia 3D. Responsável por planejar as etapas necessárias do tratamento, torna possível a produção de variados tratamentos.
Em casos que exigem o aparelho fixo, é possível estabelecer a posição prévia dos bráquetes antes de realizar sua colocação. Assim, pode-se reduzir o tempo de tratamento e diminuir a ocorrência de erros.
Produção de implantes
Colocar um implante pode ser um processo incômodo. O procedimento envolve um estudo aprofundado, onde são analisados a estrutura óssea, posicionamento do parafuso, dentes e prótese como um todo.
Os implantes dentários impressos em 3D obtidos são perfeitamente ajustados à boca do paciente, tornando-os mais confortáveis e eficientes.
Um dos maiores desafios da implantologia é a determinação pré-cirúrgica da localização, angulação e profundidade ideais para colocar um implante. Desta forma, guias cirúrgicas odontológicas são projetadas em 3D para ajudar cirurgiões dentistas a tomar essas decisões.
Foto: Form Labs
Odontologia digital
A junção da odontologia digital com as contribuições da impressão 3D no setor odontológico possibilita um maior planejamento e menos chances de erros e rejeição.
É necessário um software especial para criar implantes dentários personalizados com base em uma varredura em 3D da boca do paciente. O software odontológico 3D é um componente importante da cadeia de valor da odontologia digital.
Veja os principais passos para criar uma coroa dentária, implante ou ponte impressa em 3D:
Obtenha um modelo 3D da boca do paciente
O dentista pode usar um scanner 3D intraoral ou um scanner 3D de mesa para digitalizar uma impressão dentária regular. O resultado é uma malha 3D altamente precisa da boca e dos dentes do paciente, visível em um computador usando um software 3D específico.
Projete o aparelho dentário sob medida
Usando um software odontológico 3D, um técnico de laboratório pode adicionar uma coroa dentária virtual à versão 3D da prótese do paciente e certificar-se de que ela se encaixa perfeitamente ajustando seu tamanho, forma e posição. Uma vez pronto o modelo 3D do aparelho dental a ser criado, ele é enviado para impressão 3D.
Imprima o modelo dentário em 3D
O modelo dentário é impresso em 3D em uma impressora SLA ou DLP 3D usando uma resina de fundição específica como material de impressão. Quando a impressão 3D é concluída, o modelo é lavado com álcool, seco e curado sob lâmpadas UV.
Veja mais: Saiba como é feita uma prótese dentária em resina e impressão 3D
Quais aplicações chamaram mais a sua atenção? Conheça também as vantagens de utilizar a impressão 3D na odontologia!