Você tem uma ideia de produto. Legal! Mas sabe o que fazer antes de vê-lo, na prática? Por trás de um novo produto, há muita pesquisa, protótipos e testes. Antes de você começar a criação do seu produto, é necessário entender para quem você quer criar.
Quem são as pessoas que irão se beneficiar dele? Será que é o mesmo público que você pensou quando teve a ideia de criar um produto? Ou seria um público diferente?
Afinal, como comprovar isso? Através de pesquisas e estudos aprofundados que iremos mostrar a você neste post.
Produzir algo novo demanda inovação e diferencial para se destacar em meio à tantas marcas e produtos que existem no mercado. Mais vale acompanhar o processo, ter paciência e criar o seu produto de forma assertiva e sem dúvidas do que fazer as coisas somente pela intuição, não acha?
Acompanhe!
Criar um produto
Desenvolver um produto envolve um método de pesquisa que se baseia em dados, processos de produção e viabilidade de mercado. Isso resulta em um produto tangível e concreto. Afinal, você está desenvolvendo algo útil e que será benéfico para as pessoas; logo precisa descobrir como fazer isso.
Não é como você irá produzi-lo, mas sim em como irá atender às necessidades do seu público. E como você conseguirá saber isso? Pesquisando a maneira como o seu possível consumidor se comporta. Quem é ele? O que faz? E por aí vai.
Pesquisa de comportamento do consumidor
Entender como o público se comporta é essencial. É este entendimento que possibilitará a escolha das linguagens e mídias para se comunicar e se relacionar com ele. Só é possível gerar valor se você sabe com quem está falando.
Os principais fatores a serem analisados devem ser:
- classe social;
- faixa etária;
- mídia de compra mais utilizada (mobile, online, offline);
- motivações, desejos e frustrações individuais;
- crenças, ideologias e comportamento cultural;
- comportamento social;
- experiências prévias;
- fontes de consumo de informação.
Com estes fatores em mãos, fica mais fácil entender se a criação do seu produto pode avançar para a próxima etapa ou se algo precisa ser revisto.
Vantagens de entender o seu público antes de criar um produto
Quando você e sua empresa investem em estudos e pesquisas de públicos, vários insights ou ideias surgirão. Isso também permite conhecer melhor qual é o seu nicho/assunto e quais são as necessidades relacionadas ao seu público.
Isso também aumenta as chances do seu produto performar bem em testes de criação de protótipos e validação, pois, assim consegue-se antecipar quais serão as reações que uma pessoa terá ao entrar em contato com o produto.
Por fim, você consegue elaborar e executar estratégias de marketing mais assertivas e empáticas para o seu consumidor, pois, entende quais são as necessidades dele e como isso pode ajudar a tornar o seu produto ainda mais alinhado com as suas reais necessidades.
Entender qual o seu público antes de criar um produto pode parecer um assunto nebuloso, mas acreditamos que após este post será muito mais fácil de saber o que fazer. Agora você já sabe a importância disso, não é mesmo?
Se você está pensando em desenvolver um produto de uma forma inovadora e com design agregado, que tal falar conosco? Entre em contato com a Produteca! 🙂