O desenvolvimento de novos produtos é uma das principais formas de uma empresa investir em inovação e, com isso, se manter atualizada e competitiva em um mercado complexo, que traz desafios aos empresários de organizações de todos os portes.
A ferramenta pode ser utilizada de forma estratégica para garantir que a empresa não somente crie novas oportunidades de negócios, mas também consiga encontrar soluções para determinados problemas — que podem estar relacionados aos serviços e/ou aos produtos.
Apesar de ser importante, o desenvolvimento de novos produtos é, com frequência, visto como um investimento caro e complexo. Contudo, o que muitos não sabem é que esse processo pode ser simplificado com o auxílio do design e da tecnologia.
Se você deseja saber mais sobre o tema, continue a leitura. Neste texto, você vai conferir quais são as etapas do desenvolvimento de novos produtos e como o design e a tecnologia podem ajudar nesse processo.
Quais são as etapas do desenvolvimento de novos produtos?
O primeiro passo para quem deseja investir na inovação em uma empresa é conhecer as etapas do processo de desenvolvimento de novos produtos. De maneira geral, existem cinco fases:
- Reunião e seleção de ideias;
- Pesquisas e testes;
- Produção;
- Aprovação;
- Divulgação.
Na primeira etapa do processo, é necessário que representantes de todos os departamentos da empresa se reúnam para sugerir ideias de novos produtos. Após ter a contribuição dos profissionais, é chegado o momento de selecionar as melhores.
Para identificar as sugestões de maior destaque, é necessário avaliar o perfil da empresa, bem como suas características. E, a partir desse ponto, é necessário passar para a segunda fase.
Pesquisar o funcionamento do mercado e o comportamento de seus consumidores ajudará a avaliar se uma ideia é ou não promissora. Nessa fase, é válido, inclusive, aplicar questionários de opinião.
Após avaliar a viabilidade da ideia, é chegado o momento da produção. Nessa etapa, é necessário elaborar um cronograma de ações, que deve envolver, dentre outros, o departamento de produtos e o departamento de marketing.
Outro fator importante é iniciar a produção apenas com o objetivo de gerar protótipos. Esse aspecto vai direcionar o processo para a próxima fase, que consiste em disponibilizar o produto aos clientes e, durante um determinado período de tempo, avaliar as opiniões recebidas.
Caso os feedbacks sejam positivos, é possível passar para a quinta e última etapa, que consiste na produção de mais unidades e, também, na divulgação da novidade para atrair novos clientes.
Como o design e a tecnologia podem ajudar nesse processo?
O design e a tecnologia são essenciais no desenvolvimento de novos produtos. Isso, porque direcionam o processo à inovação e, ainda, diminuem a complexidade do processo.
Ao contar com uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções, a organização tem a garantia de que todos os processos serão realizados de forma estratégica e assertiva.
Os profissionais contratados serão os responsáveis tanto pelo desenvolvimento quanto pelos ajustes que podem ser necessários após a avaliação dos protótipos.
A Produteca oferece essa solução a empresas de todos os portes e segmentos. Com uma equipe especializada, proporciona a garantia de um trabalho que, em curto, médio ou longo prazo, trará bons resultados.
Agora que você já sabe como o desenvolvimento de produtos ocorre em empresas de todos os portes e segmentos, é importante compreender a importância do processo.
Com o desenvolvimento de produtos — e, por consequência, de novas soluções —, uma empresa consegue se manter atualizada no mercado, o que traz uma vantagem competitiva em comparação aos concorrentes diretos e indiretos.
Dessa forma, investir no desenvolvimento de novos produtos consiste em uma ótima maneira de tornar seu negócio inovador — característica valorizada por muitos clientes finais atualmente.
Se você deseja saber mais sobre como a tecnologia pode auxiliar sua empresa a se manter competitiva no mercado, precisa conhecer como a Produteca ajudou a acelerar a área de design do Grupo Boticário. Confira!