A pandemia de covid-19 alterou a rotina dos cidadãos em todo o mundo. As medidas de isolamento e de distanciamento social, por exemplo, popularizaram a modalidade de trabalho em home office. Essa situação levanta diversos temas que precisam ser discutidos, tais como a ergonomia, que é influenciada pelo design de produto e saúde.
Se você acha que o conceito está relacionado somente a altura do monitor e a posição da cadeira durante o horário de trabalho, está enganado. Isso vai além e também influencia na produtividade dos colaboradores, bem como em sua saúde mental.
Para que você entenda como o design de produto está relacionado à ergonomia — e, consequentemente, à saúde física e mental de seus funcionários —, continue a leitura, pois, neste texto, você vai conferir:
- O que é design de produtos?
- Como o design de produtos pode auxiliar na ergonomia do trabalho?
O que é design de produtos?
O design de produto, que também é conhecido como design industrial, consiste na elaboração de projetos de criação e de desenvolvimento de bens de consumo. Os profissionais que se dedicam à atividade estão presentes em todos os setores da economia, tais como mobiliário, cosmética e automóveis.
O grande objetivo dessa área é resolver problemas que surgem em decorrência de bens de consumo que não atendem às expectativas e/ou às necessidades das pessoas que o utilizam.
Dessa forma, é possível afirmar que design de produto e saúde estão relacionados, uma vez que a qualidade de vida das pessoas depende de uma série de bens de consumo.
E, como falamos, o home office se popularizou no Brasil. Assim, foi possível perceber como os equipamentos utilizados para trabalhar em casa impactaram a saúde dos colaboradores das mais diversas empresas.
Engana-se quem pensa, por exemplo, que o design de produtos voltados à ergonomia influenciam apenas a saúde física dos funcionários. Na verdade, podemos dividir esse conceito em três categorias: física, cognitiva e organizacional:
- Ergonomia física: é a mais conhecida pela população em geral, uma vez que está relacionada à prevenção de riscos no trabalho, como dores e acidentes;
- Ergonomia cognitiva: está relacionada à aplicação do design de produto, ou seja, à forma como o indivíduo que utiliza o bem o percebe. Aqui há a preocupação com a saúde do colaborador de forma geral, uma vez que considera a saúde mental e emocional;
- Ergonomia organizacional: o design de produtos deve considerar não somente um colaborador, mas toda a empresa. Dessa forma, os bens devem ser desenvolvidos para que todos atinjam uma boa qualidade de vida em conjunto.
Como o design de produtos pode auxiliar na ergonomia do trabalho?
Agora que você já sabe que existe relação entre design de produtos e saúde, é necessário compreender como o planejamento dos bens de consumo pode auxiliar na ergonomia do trabalho no dia a dia.
Na lista abaixo você confere as principais vantagens de investir em um produto bem desenvolvido e pensado especialmente para a ergonomia — e para a saúde — de seus colaboradores:
- Valorização do funcionário;
- Promoção da saúde física;
- Promoção da saúde mental e emocional;
- Promoção da qualidade de vida, de forma geral;
- Retenção de talentos na empresa;
- Maior satisfação por parte dos colaboradores e, consequentemente, por parte dos clientes.
Como você pôde perceber, a relação entre design de produtos e saúde é determinante para a ergonomia e, consequentemente, para a qualidade de vida dos trabalhadores, estejam estes no escritório da empresa ou na própria casa, na modalidade home office.
Diante deste cenário, é importante que você conheça, também, a importância que a impressão 3D tem para a área da saúde. A tecnologia não para de evoluir, assim como a medicina, e o mercado está cada vez mais atrativo para empresas dos respectivos setores.
Recentemente, a Produteca se destacou no cenário nacional com a conquista do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira. O prêmio foi conferido ao escritório em razão da Mesa Compasso, que se adapta ao tamanho da criança. A peça é um dos exemplos da relação entre design de produto e saúde.
Você pode saber mais sobre a importância da impressão 3D para a saúde nesse artigo publicado no Blog da Produteca. Continue a acompanhar nossos artigos e deixe aqui nos comentários sua opinião sobre o conteúdo que acabou de ler.