Design estratégico é um conceito cada vez mais explorado no mercado, uma vez que auxilia na compreensão das necessidades do cliente e na oferta de uma experiência única ao usuário. Por esse motivo, o investimento nessa área pode representar o diferencial que os negócios precisam para garantir uma posição de liderança diante da concorrência.
Mas, afinal, o que é e como aplicar o design estratégico? Pensando em esclarecer esta e outras dúvidas sobre o tema, elencamos alguns tópicos explicativos.
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O que é design estratégico?
Design estratégico pode ser descrito como a aplicação de ferramentas tradicionais de design para criar uma marca, produto ou serviço. Trata-se da busca por soluções novas que atendam aos objetivos do negócio e melhorem a experiência do consumidor.
Por essa razão, o conceito mantém relação estreita com o design thinking, que nada mais é do que a busca pela solução de problemas a partir de ideias.
Juntos, os conceitos são capazes de promover uma cultura de inovação e melhorar a qualidade dos produtos colocados no mercado.
Por que investir nessa área?
O design estratégico pode ajudar o negócio em inúmeras frentes. Assim sendo, investir nessa abordagem e adotar ferramentas que promovem o conceito na empresa pode trazer bons resultados. Confira algumas das vantagens que a empresa pode perceber:
- diferencial competitivo;
- gestão otimizada e focada em soluções;
- comunicação eficiente com o público;
- estímulo à inovação;
- alinhamento do time de vendas e marketing.
Vale destacar que o investimento em design estratégico não se refere somente à aplicação de recursos. Muito além disso, aponta para um esforço comum de mudança de mentalidade que modifica processos dentro da organização e a dinâmica de trabalho das equipes.
Busca-se, nesse sentido, estabelecer práticas competitivas e transformar a abordagem em todas as frentes, pensando sempre na experiência do consumidor.
Como implementar na empresa?
Agora que você já conhece o conceito, deve estar se perguntando o que fazer para implementar o design estratégico na empresa. Em primeiro lugar, é importante entender de forma aprofundada quem é o seu cliente para buscar atender às suas necessidades.
A partir de então, é possível realizar experimentações e criar protótipos para a fase criativa do desenvolvimento do produto. Essa etapa é fundamental porque permite que mais pessoas experimentem um recurso e pontuem a sua percepção sobre a solução criada.
Por fim, não se esqueça de colher feedbacks, de modo a entender como os seus clientes interagem com o produto desenvolvido e, assim, garantir uma boa entrega final.
Sem dúvidas, compreender o que é design estratégico e em que consiste a sua aplicação é valioso para melhorar a experiência do usuário. Nesse sentido, o investimento nesse tipo de metodologia é fundamental para impulsionar o negócio no mercado, a partir da criatividade, da criação de produtos inovadores e do atendimento das demandas do público.
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