Tudo bem se você for iniciante ou praticamente um expert nessa tecnologia, é sempre interessante saber os principais termos do dicionário da impressão 3D, não acha?
Por isso, reunimos as siglas e palavras mais utilizadas neste post para você ficar por dentro e não se confundir mais. Note que boa parte delas são originadas do inglês, mas fique tranquilo: a gente ajuda a traduzir!
Ah, vale lembrar que este dicionário não é definitivo, afinal, a tecnologia está sempre em processo de mudança e nesta área mágica não é diferente.
Vem ver só:
Additive Manufacturing
Ou “Fabricação de Aditivos”, em português, faz referência aos vários processos de fabricação usados para fabricar objetos 3D, adicionando camadas do material. É basicamente outro nome para a impressão 3D!
Brim
“Brim” significa “Borda”. Consiste em algumas camadas de filamento impressas a uma distância do próprio objeto para garantir um fluxo de filamentos adequado antes da impressão final. Também pode ter a ver com às margens adicionais em torno das primeiras camadas do objeto.
CAD
É a sigla para o termo em inglês “Computer Aided Design”, ou “Design Assistido por Computador”. O termo inclui tanto o software como o processo de design para criar um modelo digital ou um design que pode ser fabricado em um protótipo ou produto final.
Digital Fabrication
Ou “Fabricação Digital”, que resulta no nome para todo o processo de criação e fabricação de um objeto 3D com vários softwares como CAD/CAM e métodos de fabricação como impressão 3D, fresagem CNC ou corte a laser.
Extrusão
Processo que envolve o extrusor, peça integrante da impressora 3D, responsável pelo derretimento de filamento plástico contínuo que cria objetos em 3D.
Fab Lab
É considerada uma empresa, oficina pequena ou um laboratório que oferece várias ferramentas para fabricação digital. O Fab Lab e é uma ótima fonte de conhecimento e inspiração para iniciantes em impressão 3D, estudantes e entusiastas de DIY.
Filamento
Material plástico que tem forma de uma corda, colocada na impressora 3D. O filamento pode variar em tipo, consistência, cor ou propriedades. Dependendo do tipo de extrusor, é possível escolher entre filamentos de 1,75 mm até 3 mm.
FDM
Sigla para “Fused Deposition Modeling” ou “Modelagem de Deposição Fusionada”. É um processo onde um material termoplástico é depositado em camadas ou ao lado um do outro e se juntam. Este termo é registrado pela marca Stratasys Inc.
G-code
O código G é nada mais que uma linguagem de programação padrão utilizada para controlar máquinas automatizadas. Estas ferramentas se movem de acordo com as instruções dadas através do código. Este tipo de arquivo e linguagem é o que uma impressora 3D consegue entender.
PLA
Sigla para “Polylactic Acid” ou Ácido Poliático, um dos materiais mais comuns utilizados na impressão 3D. Ele é biodegradável, pois é feito a partir de amido de milho ou outros alimentos.
Raft
O nome refere-se à uma viga em português. Uma espessura de algumas camadas de plástico projetadas para suavizar uma superfície de construção potencialmente desigual que deve ser facilmente removível após a impressão ser concluída. Pode ser gerado usando software de corte ou um software de CAD.
Scanner
Um dispositivo que escaneia um objeto e cria um modelo em 3D dele, assim como a câmera que produz uma imagem em 2D. Termo essencial para um dicionário da impressão 3D!
SL
Sigla para “Stereolithography” ou “Estereolitografia”, que se refere a um processo de fabricação de uma tecnologia comum para manufatura rápida e prototipagem rápida para produção de partes de alta precisão e finalização de superfícies.
SLA
Outra sigla para Stereolithography Apparatus, ou “Aparelho de de Estereolitografia”. É nada mais que uma máquina de fabricação de aditivos usando o processo SL para impressão em 3D.
Subtractive Manufacturing
Ou “Fabricação Subtrativa”. Também pode ser conhecida como usinagem – refere-se a vários métodos de fabricação em que parte de um material está sendo cortado, moído ou gravado para criar uma forma final ou um objeto desejado.
SLS
Sigla para “Sinterização seletiva de laser”, que é um processo de fabricação de aditivos que utiliza um laser para sintetizar camadas de pó. Usado principalmente em impressoras 3D industriais maiores.
STL
Formato de arquivo inicialmente usado apenas para arquivos de estereolitografia e agora é amplamente utilizado com todos os tipos de software de impressão 3D. Os arquivos .STL incluem a geometria pura dos modelos 3D sem cor ou textura. Eles podem ser posteriormente transformados em códigos G em um software de corte.
O essencial do dicionário da impressão 3D
Esperamos que as explicações do dicionário da impressão 3D tenham ajudado você. Assim fica mais fácil entender como essa tecnologia e seus materiais funcionam. Acha que faltou alguma palavra por aqui ou arrisca a dizer que novos termos e/ou siglas irão surgir em breve? Queremos saber – não deixe de contar pra nós!
Este post foi inspirado e parte traduzido dos seguintes conteúdos do i.materialise, ZMorph e 3Dprinterchat.
A Produteca também está no Facebook e no Instagram. Siga a gente por lá! ?