O mundo vem mudando muito desde a virada do século. A aceleração da implementação dos processos digitais e as diversas mudanças que isso trouxe mudou muito como os processos são realizados e traz novas possibilidades de produção, como a economia circular.
Além disso, outras questões começam também a surgir e que interferem, também, no que diz respeito à produção. Por exemplo, torna-se fundamental que a indústria reduza o impacto ambiental, alinhado com uma política de sustentabilidade, para garantir a preservação de recursos humanos para as próximas gerações.
Mas como esses dois temas se relacionam? Simples! O desenvolvimento de novas tecnologias — como a impressão 3D — viabiliza a economia circular. Mas como isso funciona? É o que apresentaremos a seguir. Boa leitura!
O que é economia circular?
A economia circular é um conceito em que há a necessidade de alinhar o desenvolvimento econômico acelerado por meio da transformação digital com a sustentabilidade.
A Organização Internacional de Normalização (ISO), um dos órgãos mais importantes no mundo, tem a sua própria definição de economia circular:
“É um sistema econômico que utiliza uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos por meio da adição, retenção e regeneração de seu valor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”.
A economia circular é amparada, portanto, em conceitos como:
- sustentabilidade;
- uso de matéria-prima virgem;
- adoção de insumos mais duráveis;
- redução de desperdícios;
- produção eficiente e em pequenos lotes, sob demanda;
- redução de uso de materiais não-renováveis, poluentes e que demorem para se degradar no meio ambiente;
- uso de meios de transporte sustentáveis e melhoria da cadeia logística;
- aumento da vida útil dos itens, buscando sempre promover reposição de itens;
- incentivo à reciclagem e reaproveitamento de materiais;
- adoção do recall de itens que foram inutilizados (principalmente na área eletrônica);
- uso de fontes de energia e materiais renováveis.
Ela não está ligada apenas ao uso dos materiais, mas também a toda mudança do modelo produtivo, redesenhando processos e modelos de negócio. A partir disso, é possível ter uma maximização de produção com menos desperdício e, ao mesmo tempo, atender e superar as expectativas dos clientes.
Assim, portanto, ela tem o objetivo de alinhar duas demandas grandes atualmente: maior eficiência no uso de recursos naturais e aumento da produtividade. Para isso, ambos os objetivos podem se beneficiar do uso de tecnologias para este fim.
Por que ela é importante?
Fato é: as novas tecnologias permitem que possamos produzir cada vez mais rápido. A automação de processos, por exemplo, garante a existência de linhas produtivas mais eficientes e a maximização de resultados.
Ao mesmo tempo, temos o uso dos recursos naturais mais acentuado e isso pode comprometer a disponibilidade deles para as próximas gerações e, até mesmo, para a nossa.
Assim, as empresas podem cumprir seu papel social de proteção do meio ambiente, evitando e revertendo danos que já são causados à natureza, como aqueles que podem chegar a um ponto irreversível — o aquecimento global, por exemplo.
Além disso, apoiar a economia circular envolve, também, fortalecer a economia local, priorizando fornecedores nacionais, principalmente, aqueles que estão próximos de sua região. Afinal, sustentabilidade não diz respeito apenas à questão ambiental, sabia?
Desta forma, quando você apoia o produtor e fornecedor nacional, a economia local se fortalece, permitindo, também, a criação de melhores condições para toda a sociedade.
Benefícios da economia circular
Outros benefícios sentidos pela adesão de uma perspectiva de economia circular em seu negócio são:
- maior fidelização de clientes que priorizam a questão da sustentabilidade;
- parcerias com fornecedores locais, que podem, até mesmo, ajudar a alavancar seu negócio;
- maior flexibilidade de produção;
- alinhamento com uma perspectiva global de produção sustentável, fundamental para firmar parcerias internacionais, incentivando ainda mais a economia circular;
- aumento de produtividade com menor custo;
- mudança de mentalidade organizacional, orientada para sustentabilidade e proteção do meio ambiente;
- processo de inovação constante alinhado com a proteção ao meio ambiente;
- obtenção de selos de sustentabilidade, que tem chamado atenção de potenciais clientes e parceiros de negócios;
- formação de um ecossistema forte para a economia local, fortalecendo todos os atores;
- aumento de competitividade;
- geração de diferencial competitivo no mercado, entre outros.
E, ainda, não podemos deixar de citar a importância do tema nas discussões globais. Por exemplo, a COP 26 trouxe a abordagem sobre o tema e, desde então, as lideranças visam buscar alternativas para promover uma produção sustentável que promova desenvolvimento local, especialmente em países emergentes (sendo o Brasil um deles).
Com isso, os países escolherão os seus parceiros econômicos de acordo com a possibilidade de poder adequar-se a esse novo cenário. As empresas que conseguirem trazer os princípios da economia circular poderão, assim, fazer acordos internacionais e expandirem suas atividades mais facilmente. Isso é ótimo, não é mesmo?
Qual o papel da impressão 3D na economia circular?
Então, como falamos ao longo deste artigo, as tecnologias têm um papel importante para viabilizar a economia circular. E a impressão 3D é uma dela, posicionando-se estrategicamente.
Em primeiro lugar, este tipo de tecnologia permite trazer uma perspectiva de inovação acelerada e constante com melhor custo-benefício. A impressão 3D permite a adesão de prototipagens sem gerar desperdícios.
Além disso, os materiais utilizados na impressão 3D também estão alinhados com uma perspectiva da economia circular, garantindo maior sustentabilidade no uso de recursos naturais e proteção do meio ambiente.
Desta forma, para que todos esses benefícios sejam sentidos com a adesão da impressão 3D na implementação da economia circular, é fundamental que você conte com um fornecedor de confiança do serviço. Afinal, sem isso, problemas de qualidade podem acontecer, bem como atrasos na entrega e outros percalços que podem prejudicar sua imagem no mercado.
E se você quer contar com a impressão 3D para movimentar a economia circular, precisa ter o melhor fornecedor ao seu lado, não é mesmo? Para isso, conte com a Produteca.
Nossa experiência no mercado, com atendimento personalizado focado em solucionar as demandas personalizadas dos nossos clientes, é um importante diferencial para você que quer contar com os benefícios da impressão 3D.
Quer saber mais? Entre em contato e vamos conversar sobre essa possibilidade!