Já imaginou criar uma maquete produzida a partir de impressão 3D? Com uma modelagem para impressão 3D, as maquetes ajudam arquitetos a exibir seus projetos de uma forma que fique mais fácil de visualizar e imaginar. O rascunho é transferido para um modelo arquitetônico escalonado.
Geralmente, maquetes arquitetônicas são feitos a partir de papelão, madeira ou outros tipos de materiais moldáveis.
Com a tecnologia da impressão 3D, fica muito mais fácil exibir todos os detalhes de uma forma muito mais rápida. Logo, ao apresentar um modelo bastante preciso, é mais fácil de convencer um cliente, não acha?
Vantagens de imprimir uma maquete em 3D
Com os arquivos armazenados do modelo 3D de uma maquete, é possível alterar as estruturas digitais facilmente e imprimir o modelo novamente. Ainda, permite também alterar seu modelo digital, experimentar variações e visualizar problemas.
As vantagens de transformar o seu trabalho em algo palpável são as seguintes:
- Economia de tempo e esforço, graças a modelos pré-dimensionados;
- Construção de modelos mais precisos com estruturas de superfície homogêneas;
- Produção de um modelo econômico;
- Criação de desenhos complexos.
Ou seja, vale bastante a pena! Mas existe um problema que provavelmente aflige você: como transformar o modelo digital da sua maquete no formato correto, para que uma impressora 3D possa lê-lo corretamente?
É isso que iremos te mostrar agora. Criamos um passo a passo para te ensinar o processo da impressão 3D para modelos arquitetônicos. Para isso, iremos utilizar como referência o SketchUp, um dos programas de modelagem 3D mais utilizados por arquitetos.
Pronto(a) para começar?
1. Crie uma modelagem para impressão 3D
No programa, comece escolhendo a opção “3D Printing” em polegadas ou milímetros. Dessa forma, você irá configurar a escala básica. Por mais que tenha familiaridade com o SketchUp, existem algumas coisas importantes para se lembrar ao criar uma modelagem para impressão 3D adequada:
- Não dobre as linhas! Caso contrário, o fatiador (que é o software que torna o seu arquivo 3D “imprimível”) não reconhecerá seu modelo como um volume;
- Antes de converter o seu modelo, desmarque a opção “Makerbot” em torno do modelo criado.
2. Converta o seu modelo 3D em .dae
Esta parte é simples: converta o seu modelo 3D no SketchUp 3D um arquivo com o formato .dae. Para isso, basta exportá-lo como um modelo 3D e salvar como um arquivo COLLADA (* .dae).
Clique no arquivo e escolha as opções Exportar > Modelo 3D > Exportar.
3. Transforme o projeto para o formato .stl
O próximo passo é transformar seu modelo de arquitetura 3D em um arquivo STL, que é o formato certo para qualquer trabalho de impressão em 3D. Para fazer isso, faça o download do Meshlab. É um sistema de código aberto para processamento e edição de malhas 3D triangulares.
Ele fornece um conjunto de ferramentas para edição, limpeza, cura, inspeção, renderização, texturização e conversão de malhas – exatamente o que precisamos para o nosso modelo arquitetônico 3D.
Importe o arquivo para o software. Clique no arquivo e selecione as opções “Export mesh as” > “Save as an STL File Format”.
4. Realize a correção do modelo 3D
Para que o seu projeto seja impresso sem nenhum erro, existem alguns plugins para o próprio SketchUp que podem facilitar o seu trabalho. Isso faz com que o produto seja totalmente sólido. Confira:
SketchUp STL
Uma vez que o plugin for instalado, duas novas opções serão encontradas dentro do programa, o “Export STL” e “Import STL”. O primeiro permite selecionar um ou mais grupos de arquivo para exportar.
Você pode baixar esta extensão aqui.
SolidSolver
O SolidSolver analisa um grupo selecionado do seu projeto no SketchUp, encontrando buracos, abas, partições, interseções… Corrige principais problemas de forma automática e transforma o objeto final, tornando-o pronto para impressão.
É possível fazer o download do plugin aqui.
Lembre-se de exportar para o formato .stl somente após de revisar o modelo da peça 3D. Ele precisa estar sólido e sem nenhum erro.
E pronto! Agora você pode salvar o seu modelo e enviar pra gente. 🙂
A Produteca também está no Facebook e no Instagram. Siga a gente por lá!