Imagine construir seus próprios chaveiros, capas de celular, consertar objetos e criar seus próprios artigos de decoração. Acha isso uma ideia muito distante? Pense de novo!
Já faz algum tempo que a impressão 3D é assunto na Internet e deixou de ser algo do futuro. Existem vários tipos de modelos e marcas de impressoras e até empresas que trabalham com isso.
Porém, com tanto conteúdo e informação disponível por aí, muita gente ainda não sabe bem como a impressão 3D funciona e para quê ela serve. Por isso, neste post nós vamos explicar de uma maneira simples e clara para você entender direitinho e ficar por dentro desse assunto que faz parte do presente e futuro!
Tudo começa com um desenho
Primeiro, o objeto é pensado e depois desenhado em programas de computador, conhecidos como softwares de modelagem, que criam a imagem em 3D, ou seja, em três dimensões. É possível imprimir praticamente o que você quiser. Existem ainda programas que “mapeiam” um objeto a partir de uma foto!
Depois de ter o modelo que irá ser criado, é preciso salvar o arquivo e converter para um formato específico, que é lido pela impressora. Geralmente, esse arquivo possui a extensão “.stl”, que é o formato padrão. Arquivo pronto, é hora de enviar para a impressora “ler e interpretar” exatamente aquilo que irá ser impresso.
Camada por camada
O modelo que está dentro do arquivo é dividido em centenas de camadas em duas dimensões. Quanto mais detalhado for a modelagem do objeto, mais tempo irá levar para que tudo seja impresso da melhor forma. Quer entender melhor como funciona este processo de “camada por camada”?
Dá uma olhada na impressão por Modelagem por Fusão de Depósito, um dos tipos de impressão 3D mais comuns, feita a partir de material de filamento plástico:
Neste tipo de impressão, o filamento plástico é derretido pela impressora, que vai moldando o objeto que está sendo impresso. Parece mágica, não? Diversos materiais podem ser usados na impressão 3D e isso depende do objeto que será impresso e qual será a sua função.
Muitas utilidades e funções
Depois que a impressão termina, o objeto pode passar por diversos acabamentos para aumentar a sua vida útil e torná-lo mais aprimorado. Já é possível imprimir objetos pequenos, como vasos decorativos, tecidos humanos, comida e até objetos maiores, como carros e casas!
Parece um sonho, mas aparelhos já escaneiam pessoas e imprimem uma versão miniatura delas para utilizar como decoração e também no topo de bolos de casamento.
Com tantas ideias de objetos, soluções e tipos de impressão 3D disponíveis, queremos saber: o que você mais gostaria de imprimir? Conta pra gente!
Não esqueça de acompanhar a Produteca no Facebook e no Instagram!