Criar uma imagem positiva do seu negócio é importante para fixar o seu serviço ou produto junto aos potenciais clientes. Assim, é importante ter recursos que funcionem com gatilhos, que remetam, de imediato, ao empreendimento. Esse é o papel de uma mascote de marca.
Utilizadas há muito tempo por empresas de todos os segmentos, mascotes de marca dão uma personalidade, uma cara a um negócio. Quando bem aplicados, são excelentes para humanizar sua marca e criar vínculos afetivos com o público.
Sua marca já tem uma mascote? Se a resposta foi não, siga a leitura deste post para saber quais possibilidades está perdendo. E descubra como a impressão 3D pode impulsionar o aproveitamento deste recurso.
O que é uma mascote de marca?
Mascotes são personagens criados para representar visualmente a marca. Devem personificar os valores e essência do negócio. Seu papel é estabelecer vínculos com o público e ativar memórias lúdicas e positivas. Assim, alimenta o relacionamento com o cliente.
Pense em quantas marcas você consegue identificar apenas visualizando suas mascotes. Basta ver o palhaço Ronald, o tigre “Tony the Tiger” e a influenciadora Lu para lembrar quem eles representam. Esta conexão populariza e fortalece ainda mais as marcas.
Dificilmente alguém não reconheceria as marcas representadas pelas mascotes acima. Isso inclui quem ainda não é cliente dessas empresas. Isso mostra não apenas o alcance de uma mascote, mas também sua responsabilidade.
Quais as vantagens de ter uma mascote?
Essa capilaridade que a mascote garante à sua marca pode garantir benefícios importantes para a aproximação e fidelização dos clientes, entre elas, podemos citar:
- Reconhecimento: como mostramos nos exemplos acima, uma mascote aproxima a marca de seus clientes e amplia seu alcance.
- Humanização da marca: a mascote pode despertar a empatia e a amizade entre a marca e o seu público.
- Relação afetiva com o público: a própria humanização estimula uma relação mais afetiva, estreitando os vínculos e criando encantamento.
- Mídia espontânea: uma mascote pode criar muitas oportunidades de exposição à marca, inclusive espontânea.
Mascote de marca e a impressão 3D
Estabelecido o valor da mascote enquanto representação visual da marca, abrem-se possibilidades quase infinitas de utilizá-la em estratégias de comunicação. Com o suporte da impressão 3d, é possível criar diferentes formas de reforçar sua conexão com os clientes.
Sua utilização em eventos e em ações promocionais ganham um viés diferenciado quando materializado em 3 dimensões. Seu uso em troféus personalizados, por exemplo, é uma forma diferenciada de reforçar seus vínculos com parceiros, clientes e stakeholders.
É importante sempre ter em mente que a mascote deve ser a expressão dos próprios valores da marca. Por isso, é tão relevante sua correta concepção, respeitando a identidade visual e os norteadores estratégicos.
Neste processo, a impressão 3d e o design de produto podem ser grandes diferenciais. São serviços que possibilitam encontrar a representação visual mais atraente e mais alinhada possível aos valores da marca.
E a Produteca conta profissionais altamente qualificados em ambas as áreas. Então, se sua empresa ainda não tiver mascote de marca, entre em contato e descubra como podemos ajudá-lo.