Para toda empresa que busca inovação e estar em destaque no mercado, o processo de desenvolvimento de um produto é crucial.
Transformar uma grande ideia em um item que seja desejado pelos consumidores envolve muita análise, expertise e, principalmente, competência para compreender o processo de desenvolvimento.
O processo de desenvolvimento de um produto exige que sejam cumpridas fases pré-estabelecidas para que a grande ideia pensada anteriormente seja um grande sucesso.
Dentro do meio corporativo, observamos muitas marcas que abrem mão da inovação por considerar as fases do desenvolvimento de um produto muito complexo. Porém, com a parceria certa e profissionais experientes, é possível colocar no mercado grandes insights.
Neste artigo, vamos explicar quais são as fases do desenvolvimento de um produto e como a tecnologia pode tornar este processo mais assertivo.
A importância do desenvolvimento de produtos
O desenvolvimento de um produto é um movimento decisivo para uma marca. A expectativa e a empolgação de lançar um novo artigo, buscando conquistar a atenção dos clientes, é sempre acompanhada de muita atenção.
As novas exigências dos consumidores, aliada à grande competitividade do mercado, colocou a inovação como palavra de ordem entre as empresas. Sem diferenciação e produtos realmente exclusivos, a marca corre o risco de cair na irrelevância.
Por isso, o desenvolvimento de produtos coloca-se como fator-chave para vencer a concorrência. Mas, como dissemos, apenas uma boa ideia não é suficiente para criar um bom produto.
Estruturar as fases de desenvolvimento de um produto em etapas pré-determinadas é essencial para criar um processo ágil, eficiente e com menor possibilidade de erros.
Etapas essenciais do desenvolvimento de um produto
De maneira geral, podemos determinar que o desenvolvimento de um produto ocorre em seis etapas básicas:
- Criar o conceito
Para entender qual ideia será colocada em prática, traçar qual será o conceito aplicado ao produto é o primeiro passo.
Esta etapa é se consideram que todas as possibilidades. Assim, encontra-se aquela que é a ideal para o consumidor e para o objetivo determinado previamente.
- Definir o produto
Cumprida toda a etapa de coleta de ideias, o passo seguinte é definir qual será o produto a ser desenvolvido. Aqui, o foco é elaborar o projeto, ou seja, materializar o conceito que fora estabelecido.
- Prototipar
A partir do projeto determinado, realiza-se o processo de prototipagem do produto. É nesta etapa que o produto passa a ganhar forma, que pode ocorrer através de esboços, modelagens 3d e outras ferramentas.
É na prototipagem que a equipe verifica quais as possíveis falhas que o produto tenha, o que torna o desenvolvimento em grande escala mais assertivo.
- Teste preliminar
Esta é a etapa que antecede a escala de produção. Uma vez que o produto esteja modelado, o processo seguinte é criar o design inicial para verificar a sua viabilidade. Aqui, avaliamos diversos fatores como método de produção, recursos necessários, uso de materiais etc.
- Validação
Antes da comercialização, é fundamental testar se o produto desenvolvido está de fato cumprindo os objetivos que a ele foi proposto.
A validação entra como etapa em que todos os players envolvidos no projeto avaliam se o item está 100% preparado para a produção.
- Comercialização
A etapa final consiste em executar a produção do produto em larga escala e colocá-lo à disposição dos consumidores.
Neste momento, outras frentes que podem atuar no projeto ganham mais presença, como a equipe de marketing e comercial.
A tecnologia como vantagem competitiva
Como colocado, o desenvolvimento de produtos é um processo que exige grande expertise para que o resultado alcançado esteja alinhado com as expectativas. É neste sentido que a tecnologia atua como um grande aliado.
Além de usar como recurso para aprimorar o desenvolvimento de produto, as impressoras 3D são essenciais para que todo o processo seja mais assertivo.
As impressões 3D viabilizam uma revolução chamada “prototipagem rápida”, ou seja, materializar o conceito pensado pela equipe de forma rápida e com custo reduzido.
Somado ao ganho de tempo, visto que as impressoras 3D atuam rapidamente, a alta resolução do produto permite a identificação de falhas de maneira objetiva, otimizando a qualidade do produto.
Está convencido de que desenvolver um produto para a sua empresa é possível?
Na Produteca, trabalhamos com design de produto aplicado em diferentes áreas, pensadas para oferecer o melhor serviço as empresas que desejam colocar a inovação como vantagem competitiva. No artigo Como a Produteca desenvolve produtos? Conheça 16 cases de sucesso! listamos alguns cases para você ver tudo o que podemos fazer!
Quer conhecer mais? Siga o perfil da Produteca no Instagram e conheça todo o nosso portfólio!