A revolução 3D é um dos acontecimentos que mais ganhou adesão em diversas áreas da indústria 4.0. Muito disso, se deve ao fato de seus recursos serem altamente flexíveis e adaptáveis para vários setores.
Desde a área da Medicina até a Educação, por exemplo, é viável usar a impressão 3D e as suas tecnologias associadas para introduzir novas possibilidades aos processos produtivos. Como resultado, é possível ter aprimoramentos na vantagem competitiva.
Que tal, então, se aprofundar nessa discussão? Veja a seguir, quais são os 5 setores que se beneficiaram com a tecnologia da revolução 3D.
1. Design de produtos
Os diversos processos de design de produtos podem ser otimizados, graças aos efeitos da revolução 3D. Com isso, é um recurso que pode ser aplicado a, praticamente, todos os mercados.
Um dos efeitos positivos disso é poder criar protótipos mais rapidamente, permitindo encurtar seus cronogramas e agilizar os seus lançamentos. Como consequência, a possibilidade de contar com seus retornos o quanto antes, é maior.
2. Educação
O setor da educação também pode se beneficiar a partir da revolução 3D. Por conta da versatilidade dessa tecnologia, diferentes disciplinas da escola e da universidade podem aproveitá-la.
A impressão 3D possibilitou não apenas ilustrar conceitos que usam a terceira dimensão, como também trouxe conceitos de Engenharia, Arquitetura, Medicina e outras áreas para dentro da sala de aula. O potencial de aprendizagem tornou-se estendido e todos tendem a ganhar com esse progresso.
3. Saúde
Esta tecnologia também está conseguindo impactar a área da saúde. Isso porque, impressões 3D, são recursos bastante úteis para a criação de diferentes tipos de peças e equipamentos, muitos desses de difícil obtenção.
Além disso, recursos como os tratados aqui, também podem ser utilizados para a criação de próteses especificamente desenvolvidas para as necessidades de cada paciente. Isso seria muito mais caro e impraticável sem essa tecnologia.
4. Aeroespacial
No setor aeroespacial, há a necessidade de se contar com peças e equipamentos minuciosamente precisos em várias áreas. Além disso, esses recursos precisam resistir a diferentes tipos de pressão, temperatura e desgaste.
A impressão 3D, entra nesse contexto, como uma solução capaz de criar tais peças e equipamentos utilizando os materiais necessários para compor diferentes tipos de máquinas e aeronaves.
5. Automobilístico
Assim como ocorre no setor aeroespacial, a área automobilística também pode encontrar vantagem nesta revolução. Com a tecnologia disponível hoje, por exemplo, é possível imprimir motores inteiros para protótipos, ou até mesmo, o uso pelo cliente final.
Além disso, empresas do setor podem usar a impressão 3D para personalizar suas peças e agregar mais valor aos seus entregáveis. O cliente perceberá esse toque adicional e poderá pagar a mais por isso.
Com cada vez mais formas de aproveitar a transformação digital em diversas áreas, fica nítido o quanto a revolução 3D está fazendo a diferença.
Não importa em qual setor esteja o seu cliente, é possível aprimorar a atuação e os resultados dele com as possibilidades trazidas por este recurso.
Então, continue por dentro das principais informações relacionadas às facilidades da impressão 3D, seguindo a nossa página no Instagram!