Troféus são sinônimo de premiação, de recompensa e também de confraternização. Independentemente do contexto, eles podem trazer alegria e satisfação a quem premia e quem os recebe. Por isso, ter um troféu personalizado pode significar muito para a sua empresa.
Então, é natural pensar em formas de integrá-los aos processos da sua empresa. Existem cada vez mais motivos para motivar continuamente a sua equipe. Entre eles, está o aumento da motivação, da produtividade e também a identificação com a organização.
Dessa forma, fica nítido como trabalhar com premiações e troféus pode ser altamente benéfico.
No entanto, é importante conhecer bem essa ferramenta para implementá-la da melhor forma possível dentro do seu universo. Os troféus fazem parte da nossa história há bastante tempo, sem contar que é possível se inspirar em grandes premiações do mundo para planejar o seu.
Que tal saber mais sobre troféus e como eles podem ficar com a cara da sua empresa? Então, confira as informações destacadas neste artigo!
Como surgiram os troféus?
O que se tem de registro em relação às origens dos troféus na história da humanidade é datado na Grécia antiga, especificamente na época dos Jogos Olímpicos clássicos. No entanto, os troféus não eram o prêmio máximo.
Nos Jogos Olímpicos de Atenas, os vencedores das disputas nacionais ganhavam grinaldas de louros. Já quem vencia em disputas locais ganhava troféus diferentes, como um vaso de três pés, um escudo de bronze ou uma xícara de prata.
Além disso, no fim dos anos 1600, cálices eram utilizados como troféus para disputas esportivas. Um dos exemplos mais antigos que estão preservados dessa época é a Kyp Cup, uma corrida de cavalos de New England, nos EUA.
As taças modernas, como a da Copa do Mundo da FIFA, a Stanley Cup e outras, têm seu visual inspirado na Kyp Cup. Ela se destacava por ter a aparência de uma taça com alças laterais.
Outros tipos de troféus personalizados
As pessoas sempre foram inclinadas a registrar seus feitos extraordinários de alguma forma. Caçadores tinham o hábito de exibir a cabeça de animais nas paredes de casa, o que não deixa de ser um troféu.
Aliás, a palavra troféu deriva do grego, tropaion, que tem um significado próximo desse tipo de exibição, que também pode se referir a símbolos de inimigos derrotados no campo de batalha. Troféus de guerra são comuns até hoje em diferentes tipos de conflitos.
Conforme o tempo passou, novos tipos de troféus foram surgindo. Além disso, eles passaram a premiar outros aspectos da sociedade além do esporte, como o entretenimento. É nesse contexto que surgem troféus como o do Oscar, Grammy, entre outros.
Quais são os troféus mais famosos do mundo?
Tendo em vista a rica relação das pessoas com troféus ao longo de toda a história, é natural que tenhamos grandes exemplos em diversas áreas para servir de inspiração. Diferentes premiações rendem troféus distintos, mas todos fazem parte do imaginário popular.
Que tal saber mais sobre isso? A seguir, selecionamos alguns exemplos dos troféus mais famosos do mundo e curiosidades sobre eles.
Taça da Copa do Mundo
A taça da Copa do Mundo FIFA é o marco máximo da paixão pelo futebol, sendo entregue à seleção nacional que tem o melhor desempenho nessa disputa que ocorre de 4 em 4 anos. O Brasil tem cinco delas e está sempre na busca pelo sexto caneco.
Na verdade, a taça já tinha um outro visual, que perdurou até 1970. Até essa época, chamava-se Troféu Jules Rimet, uma homenagem ao criador da competição. A versão moderna é feita de ouro 18 quilates, com faixas de malaquita em sua base, retratando duas pessoas segurando o globo.
Oscar
Ter um Oscar é algo que alavanca a relevância de qualquer filme. Essa é a premiação de maior prestígio do mundo do cinema, sendo entregue aos nomes que são considerados o máximo de excelência no ano que passou em diversas áreas: desde melhor filme até edição e som.
Também chamada de estatueta do Oscar, o troféu retrata um cavaleiro ao estilo Art Deco segurando uma espada sobre um rolo de filme. Para evitar que os nomes dos vencedores vazem, as estatuetas são fabricadas sem os rótulos, que são incluídos após o anúncio da premiação.
Stanley Cup da NHL
O prêmio máximo da liga de hóquei americana, a Stanley Cup, é outro exemplo de troféu de renome no mundo. Aliás, esse é o prêmio esportivo mais antigo da América do Norte, tendo a sua concepção em 1892.
Diferentemente do que acontece com outros troféus, a Stanley Cup fica com o último vencedor até que um novo seja conclamado. Além disso, desde 1924, os nomes de alguns jogadores vencedores é gravado na taça.
Prêmio Grammy
Desde a sua concepção, o objetivo do Grammy era servir como uma premiação ao mesmo nível do Oscar, mas para a música, e ter um troféu icônico era uma das prioridades. O troféu mais importante do mundo da música é uma clara referência a esse universo, retratando um gramofone.
Aliás, o prêmio era chamado de Eddie antes de se consolidar como Grammy. Esse outro nome era uma referência a Thomas Edison, o inventor do gramofone. A primeira premiação do Grammy aconteceu em 1958.
Troféu Personalizado Imprensa
O Troféu Imprensa é uma das principais premiações do meio do entretenimento no Brasil. Ele foi criado em 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes, depois tendo os seus direitos vendidos a Silvio Santos em 1970.
Desde então, o Troféu Imprensa premia grandes expoentes de diversas artes do Brasil, desde o meio da música até o da televisão. A sua estatueta lembra a do Oscar, além da premiação ser conhecida como “o Oscar da televisão brasileira”.
Por que dar e receber troféus gera satisfação?
Com tamanha importância na história da humanidade, os troféus somente se consolidaram porque causam um impacto positivo em inúmeros segmentos. Muita gente lembra das premiações do mundo esportivo e do entretenimento, mas todas as áreas podem se aprimorar a partir desse tipo de reconhecimento.
Que tal saber mais? Abaixo, nós destacamos os principais motivos que fazem o hábito de dar e receber troféus gerar satisfação nas pessoas.
Reconhecimento dos esforços
Ganhar um troféu é um reconhecimento dos seus esforços. É um atestado de que você excedeu as expectativas e saiu na frente da concorrência, que pode ser de um contexto interno ou externo. De qualquer forma, troféus servem como um marco desse tipo de superação.
Quem não tem seus esforços reconhecidos tende a não sentir o estímulo adequado para continuar nesse movimento. Um troféu é um símbolo físico e concreto de que determinada limitação foi superada, sendo uma inspiração para todos.
Tangibiliza o sucesso
Todo profissional gosta de receber elogios e reconhecimento, mas isso fica ainda melhor quando vem de maneira tangível. No entanto, nem sempre é possível concretizar esse sucesso de alguma forma, especialmente no contexto corporativo.
Poder exibir troféus na prateleira é uma forma de atestar de forma indiscutível que o sucesso foi alcançado. Ao premiar seus colaboradores, é possível ter os troféus como ferramenta capaz de tangibilizar o êxito deles.
Cria motivação para superar
Especialmente no meio corporativo, é importante contar com mecanismos que estimulem continuamente a superação de barreiras. Para que as equipes possam sempre buscar melhorar, vale a pena trabalhar com troféus.
Isso funciona de duas formas paralelas. Na primeira, quem é premiado uma vez vai querer se superar ainda mais para ganhar mais. Ao mesmo tempo, quem fica para trás se motiva a melhorar e ganhar um troféu para si.
Serve de marco histórico
Dar e receber troféus também serve como marco histórico de superação e sucesso. Meses e até anos depois, é possível olhar para esses símbolos concretos de êxito e relembrar os bons momentos do passado, além de obter inspiração para superá-los.
Isso é ainda mais eficaz graças ao hábito das pessoas de exibirem troféus em prateleiras. Um profissional pode fazer isso em seu escritório, lembrando a si e aos demais de forma constante a respeito daquele momento de êxito.
Estimula um espaço de aprendizado
Por fim, troféus também motivam aprendizado. Quem deseja superar a si e aos demais para receber tal tipo de premiação pode buscar no aprimoramento próprio para ampliar as suas chances de sucesso.
Isso se dá por meio do aprendizado, seja o caso de treinamentos internos ou até mesmo a busca de cursos de especialização externos. Além disso, troféus podem ser utilizados como prêmios para quem completar determinada trilha de conhecimentos.
De quais maneiras é possível criar um troféu personalizado?
Para aproveitar os benefícios que troféus podem proporcionar à sua empresa e às suas equipes, é importante explorar ao máximo o potencial de personalização deles. Afinal, a tecnologia já evoluiu o suficiente para que seja possível ter prêmios com a cara da sua empresa criados com impressão 3D.
Quer saber mais? Abaixo, conheça as principais formas de personalizar um troféu para a sua empresa.
Formato
O formato de um troféu costuma ser o atributo dele que mais chama a atenção a princípio. Essa também é uma das principais características que você pode personalizar para deixar seus troféus com a identidade da sua empresa e da disputa específica que ele está premiando.
Os exemplos estão por aí nas várias premiações do mundo. Por exemplo, o troféu do Grammy ser um gramofone é uma referência à própria indústria da música. Um troféu personalizado para a sua empresa, geralmente feito por impressão 3D, também pode trazer uma alusão desse tipo.
Você também pode contar com troféus que sirvam de referência à disputa em si. Por exemplo, a sua empresa pode ter diferentes competições com formatos distintos de troféus para tornar toda a dinâmica muito mais diversa.
Tamanho
Outro aspecto dos troféus que costuma chamar a atenção é o tamanho. Ao trabalhar com personalização, você pode optar pelas dimensões que melhor se encaixam nas suas expectativas, o que também tem um impacto no preço e no peso.
O tamanho de um troféu pode servir como diferencial das colocações do pódio. Por exemplo, ter um prêmio máximo maior que os das colocações inferiores. Isso poderá fazer a diferença na hora de motivar seus colaboradores a buscarem pelo troféu maior.
Além disso, personalizar o tamanho de um troféu possibilita chamar mais atenção para os seus detalhes. Como consequência, é algo que enriquece a experiência e valoriza esse tipo de prêmio em sua empresa.
Material
Ao personalizar o troféu da sua empresa, você também pode trabalhar com diferentes tipos de material. Pode parecer um detalhe, mas isso tem um impacto significativo em vários aspectos desse prêmio, indo desde o peso até o visual dele.
Uma das formas clássicas de trabalhar com materiais em troféus envolve usar diferentes acabamentos para cada posição do pódio. Só que isso não significa que determinados materiais precisam ser sempre relegados a significar certos valores.
Em vez disso, você pode explorar os benefícios de cada material para a percepção final dos seus troféus. A tecnologia por trás da personalização também pode fazer uso da melhor opção entre eles para chegar até o resultado que você está buscando.
Cores
Você também pode personalizar as cores dos seus troféus para aproximá-los da identidade da sua marca e do perfil dos seus participantes. Nem sempre elas são associadas aos materiais, então você tem liberdade para escolher aquelas que melhor se encaixam nas suas preferências.
As opções são tão diversas quanto o próprio espectro das cores. Diferentes escolhas podem invocar determinadas reações e emoções nas pessoas, então você pode usar esse recurso para enriquecer a experiência da premiação.
Por fim, você também pode usar cores diferentes em partes distintas do seu troféu, tendo um resultado multicolorido. Isso será fundamental para você contar com um resultado que represente algum objeto ou ideia de forma mais nítida.
Elementos interativos
Um dos principais diferenciais de trabalhar com troféus personalizados é a possibilidade de incluir elementos interativos neles. Você não precisa optar pelo modelo clássico estático escolhido pelas grandes premiações do mundo, até porque elas são mais antigas e servem a um legado de anos.
Os limites em relação aos elementos interativos de troféus são os mesmos da sua imaginação. Por exemplo, alguns troféus podem ser montados com diferentes partes recebidas pelos premiados para compor um resultado que represente o seu êxito.
Outra possibilidade envolve incluir algum tipo de movimento nas peças dos seus troféus. Cada um desses elementos de interatividade deixará seus prêmios mais únicos ao mesmo tempo em que se associam mais intimamente à imagem da sua empresa.
Por que oferecer troféus personalizados em sua empresa?
Tendo em vista a importância que os troféus têm para as pessoas ao longo dos anos e os exemplos do potencial de personalização desses prêmios, você pode trazer tudo isso para o contexto da sua organização. Essa é a melhor forma de aproveitar os benefícios de premiações no ambiente corporativo.
Ainda não se convenceu? Então, conheça a seguir quais são os principais motivos para trabalhar com troféus personalizados em sua empresa.
Aumenta a motivação das pessoas
Ganhar um troféu personalizado significa ter o reconhecimento pelos seus esforços de maneira única. Não se trata de qualquer prêmio, mas sim de um que foi desenvolvido para as próprias competências do colaborador.
Isso faz toda a diferença na hora de motivar seu pessoal. E, consequentemente, isso tende a impactar positivamente no engajamento desse público nas dinâmicas da sua organização que envolvem esses troféus.
Fortalece a imagem da empresa
O uso de troféus personalizados também serve para fortalecer a imagem da sua marca. Afinal, você não estará trabalhando com prêmios genéricos, e sim aqueles que fazem alguma referência à sua empresa ou a competição em si.
Isso é importante porque os seus troféus servirão como lembrete constante da sua marca para quem os ver. Dessa forma, atuarão como mais um canal de comunicação e marketing para seu negócio.
Contribui para a produtividade
O valor de um troféu personalizado é percebido pelas pessoas, o que fará com que elas se motivem a realizar entregas com maior qualidade se existe a possibilidade de serem premiadas. Como consequência, a sua empresa tende a ganhar em produtividade.
Existem inúmeras formas de ampliar o engajamento das equipes, o que contribui positivamente para a produtividade. No entanto, poucas delas são tão eficazes quanto trabalhar com troféus que fazem alusão a esse êxito.
Enriquece a experiência da competição
Quando falamos de troféus personalizados, uma das possibilidades se refere a incluir elementos interativos neles ou até mesmo trabalhar com formas que fazem alusão à competição. Tudo isso enriquece a experiência da disputa em sua empresa, tornando-a única.
Além de ser uma boa motivação para que seus colaboradores tentem se superar, a identidade da sua disputa ficará consolidada graças a todo o potencial da personalização.
Serve de recurso para gamificação
A gamificação é um recurso muito útil para ampliar o engajamento do seu público em disputas internas que podem contribuir para um aumento na produtividade. No entanto, o sucesso desse tipo de iniciativa nem sempre é garantido se não há uma premiação à altura.
Ao utilizar troféus personalizados em suas experiências de gamificação, será possível não apenas aumentar o interesse dos seus colaboradores nela como também valorizá-la como uma parte integrante da sua identidade.
Em quais ocasiões é possível utilizar troféus na empresa?
Como você viu até aqui, troféus podem ter espaço dentro da sua empresa se você souber encaixá-los. Isso significa trabalhar com uma abordagem que faça sentido para o perfil dos seus colaboradores e também para a identidade da sua organização.
Está em busca de inspiração? A seguir, conheça alguns exemplos de ocasiões em que é possível utilizar troféus na sua empresa.
Competições esportivas
As origens dos troféus remontam das antigas competições esportivas, então é natural que eles continuem relevantes nesse meio. Premiar alguém com um troféu em um contexto esportivo é um atestado de que os limites físicos e mentais foram ultrapassados, alcançando uma excelência indiscutível.
Dentro do contexto corporativo, é possível aproveitar uma série de benefícios a partir de competições esportivas: desde a melhora na motivação das equipes até a manutenção da saúde. Então, aproveite para oferecer troféus como recompensa.
Experiências de gamificação
Ao desenvolver uma experiência de gamificação em sua empresa, você pode intensificar a motivação das pessoas em se engajar com as tarefas ao ter troféus no horizonte. Essa é uma maneira de concretizar o sucesso que tiverem em cada atividade.
A gamificação pode ser uma ferramenta bastante útil na manutenção do engajamento dos colaboradores, mas apenas quando bem implementada. O uso de troféus será uma ferramenta fundamental para isso.
Premiações artísticas
Troféus também servem para premiar exemplos de excelência nas artes, como é o caso do Oscar e do Grammy. A sua empresa pode organizar um concurso artístico interno ou externo e ter troféus como prêmios máximos.
Esse tipo de competição ajuda a exercitar a criatividade dos seus times, algo muito valioso para a resolução de problemas do dia a dia e a elaboração de estratégias eficazes. Além disso, é uma forma de oferecer um reconhecimento extra às pessoas por suas criações pessoais.
Integração de equipes
Campanhas internas focadas em integrar equipes podem ter dificuldades para atrair o engajamento desses colaboradores. Isso é uma pena, já que tal recurso pode ser fundamental para o sucesso das iniciativas organizacionais.
Oferecer troféus para quem completa tarefas associadas à integração de equipes é uma ótima forma de aumentar a motivação dessas pessoas. Ao mesmo tempo, o prêmio servirá como um lembrete constante da importância dessa integração.
Recompensas por bater metas
Por fim, troféus podem servir como recompensa para profissionais que conseguem bater as suas metas impostas. Independentemente da área do negócio, ter metas é o caminho para se manter no caminho do sucesso, mas nem sempre é possível motivar adequadamente as equipes para batê-las continuamente.
Ao usar troféus nesse contexto, não apenas os seus colaboradores ficarão mais motivados, como também esses prêmios servirão como marcos históricos desses êxitos passados. Dessa forma, servirão como motivação para esforços futuros.
Como você viu até aqui, troféus feitos com impressão 3D são ferramentas bastante poderosas que podem fazer toda a diferença nas dinâmicas internas da sua empresa e também na motivação das suas equipes.
Ao perceber esse valor, você poderá optar por prêmios personalizados que refletem a identidade dos seus times e também da sua organização como um todo.
Continue por dentro das principais tendências relacionadas a troféus e seu valor para o universo corporativo. Basta seguir a Produteca no Instagram!