Pode não parecer, mas as impressoras 3D estão cada vez mais presentes nas nossas vidas. Antigamente, por conta do seu alto custo, a tecnologia era restrita a outras empresas grandes, odontologia e aparelhos tecnológicos. Mas tudo isso está mudando bem rápido — tanto que a impressão 3D já está presente em muitos nichos, sendo acessível para muito mais pessoas!
Como essa tecnologia existe desde os anos 80, é muito importante entender quais serão as tendências de impressão 3D a partir de agora e como aproveitá-las da melhor maneira para você e seu negócio. Quer saber quais são elas?
Acompanhe!
Produção em escala
Novos mercados serão (e estão) criados graças à impressão 3D. Tanto que já existem fazendas de impressão 3D capazes de produzir em larga escala e isso vem se tornando comum entre as grandes empresas.
É tempo de ir além dos protótipos e partir para a produção. Assim as indústrias poderão ganhar com uma velocidade maior na produção de peças que antes não eram possíveis ser produzidas, com a ajuda do design.
Post relacionado: Benefícios do design de produto para a sua empresa
Novos tipos de materiais
Neste cenário, filamentos com acabamentos superficiais incríveis estarão mais ao alcance das pessoas. Acabamentos brilhantes e reflexos poderão ser usados para desenvolver projetos bastante diferenciados, com novas cores e efeitos.
Isso quer dizer criar peças que reproduzem um efeito metálico, bronze, latão ou cobre, com muitos detalhes. Incrível, não acha?
Post relacionado: Produtos impressos em 3D são realmente mais caros?
Avanço na tecnologia
Se antigamente as impressoras eram muito mais complexas e exigiam conhecimentos técnicos, hoje elas já estão bem mais simplificadas.
A razão disso é facilitar o acesso dos equipamentos para as pessoas, que incluem trocas fáceis de componentes, ajustes automáticos e maior acesso à informação.
A gente acredita que cada vez mais pessoas terão acesso às impressoras e que grandes e pequenas empresas irão se beneficiar muito, com setores especializados nessa tecnologia.
E você, como vê as tendências de impressão 3D no Brasil e no mundo? Deixe sua opinião nos comentários!