Entenda os principais benefícios de utilizar troféus personalizados como estratégia de gamificação em sua empresa, além de como fazer isso.
Existem inúmeras formas de motivar funcionários e oferecer retornos positivos a eles, mas nada substitui uma recompensa que pode ser exibida na prateleira e relembrada ao longo dos anos. Essa é a experiência proporcionada por troféus personalizados.
Dessa maneira, utilizar elementos de gamificação nas empresas é algo cada vez mais popular em diferentes segmentos. Com esse tipo de estratégia, é possível envolver seus colaboradores em tarefas e missões que os colocam em placares e rendem todo tipo de premiação.
Então, fica nítido o quanto troféus personalizados e a gamificação podem ser combinados para proporcionar experiências realmente significativas para as suas equipes. Para isso, basta entender como tudo isso deve funcionar em conjunto.
A seguir, você irá aprender tudo sobre como troféus personalizados podem fazer toda a diferença em uma experiência de gamificação na sua empresa. Confira!
O que é gamificação?
Gamificação é um processo que envolve criar experiências semelhantes às dos jogos para motivar e envolver os usuários. Isso geralmente é realizado através da aplicação de elementos e princípios de game design em contextos não relacionados a jogos.
É comum que sejam empregados em sistemas, serviços, organizações e atividades tendo o engajamento como objetivo. Por isso, é possível aproveitar benefícios como um aprimoramento na produtividade organizacional, no aprendizado, na condução de projetos, na retenção de conhecimento, no recrutamento e avaliação de funcionários, entre outros.
Para que seja bem sucedida, a implementação da gamificação geralmente faz uso de ferramentas que auxiliam na manutenção da mecânica de jogo. Por exemplo, é o caso de utilizar sistemas eletrônicos para o monitoramento de placares capazes de instigar a competitividade entre os jogadores.
O conceito de gamificação começou a se popularizar a partir de 2010, quando outras áreas começaram a emprestar conceitos dos jogos eletrônicos para seus próprios sistemas. No entanto, as suas primeiras instâncias envolviam recompensas pelo uso continuado de determinados softwares.
Quer saber mais? A seguir, conheça quais são os elementos de game design que são comuns em estratégias de gamificação.
Elementos do game design
- pontos: são unidades contabilizadas para recompensar os jogadores por determinadas tarefas e atividades, sendo uma das melhores ferramentas de feedback positivo em um contexto de gamificação;
- prêmios: são recompensas entregues aos jogadores que atingem determinada quantidade de pontos, sendo desde brindes físicos até recursos desbloqueados dentro da própria mecânica de gamificação;
- placares: servem para criar um ranking dos jogadores em relação aos seus pontos e prêmios com o intuito de incentivar a competitividade e performance deles;
- avatares: são as representações visuais de jogadores no ambiente de jogo ou gamificação, servindo para identificar os jogadores e diferenciá-los dos demais;
- times: opcionalmente, algumas mecânicas de gamificação criam o conceito de times ou equipes de jogadores para incentivar a colaboração e a resolução de conflitos.
Como troféus personalizados podem ajudar na gamificação?
Como você viu até aqui, a gamificação se apoia na possibilidade de recompensar os jogadores a partir de determinadas ações e sucesso na realização de suas tarefas.
Apesar de ser possível utilizar prêmios virtuais nesse contexto, há também a possibilidade de concretizar esse êxito de forma física, como com troféus personalizados.
A seguir, conheça quais são os principais argumentos a favor de utilizar troféus personalizados em um processo de gamificação.
Grande potencial de personalização de troféus personalizados
Conforme a tecnologia progride, a personalização se torna uma possibilidade acessível e poderosa em diferentes contextos. Já se foi o tempo em que troféus precisavam ter aparência e características genéricas, o que não possibilita uma imersão completa no universo dos jogos criados pelas empresas.
Ou seja, é possível customizar seus troféus para assumirem qualquer formato, além de trazer quaisquer textos ou imagens alusivas à experiência de gamificação. Também é possível adaptá-lo a elementos de interfaces virtuais que façam parte do processo.
Enriquecimento da experiência
O uso de troféus personalizados possibilita entregar uma experiência completamente adaptada às características da empresa e do seu processo de gamificação. Certamente, isso faz com que a própria experiência fique enriquecida, aumentando o engajamento de seus jogadores (ou colaboradores).
Como consequência, é possível aumentar as chances de aproveitar os benefícios da experiência gamificada, como a melhora no engajamento de funcionários da empresa e a produtividade do time.
Impulso na motivação
Muito do engajamento da equipe para uma experiência de gamificação depende da motivação dessas pessoas em participar dela. Certamente, ter recompensas interessantes em vista é uma ótima forma de impulsionar esse tipo de reação.
Troféus personalizados tendem a ajudar muito nesse sentido, já que servem como um símbolo físico e concreto do êxito dos profissionais bem-sucedidos na experiência. Dessa forma, será possível aproveitar mais dos benefícios dessa estratégia.
Auxílio de uma empresa especializada
O verdadeiro potencial de troféus personalizados para a gamificação se torna acessível ao contar com a ajuda de uma empresa especializada nesse tipo de entrega. Assim, você poderá ter a certeza de que está aproveitando o melhor dessa possibilidade.
Basta considerar os critérios certos para selecionar a melhor parceira para esse tipo de demanda. Um ponto crucial deve ser a experiência em gamificação, o que permitirá que entregue exatamente o que o seu sistema está precisando.
Reforço visual para comunicação
A divulgação de uma experiência de gamificação é fundamental para que ela seja compreendida e, além disso, vista como algo desejável pelos potenciais participantes. Ao trabalhar com troféus personalizados, você tem a possibilidade de tornar as recompensas desse processo mais visuais.
O seu setor de comunicação poderá aproveitar fotos desses troféus para ilustrar as recompensas da sua experiência de gamificação. Isso, certamente, será bastante atrativo, possibilitando atrair mais da motivação das pessoas.
Os principais tipos possíveis de troféus personalizados na gamificação
A melhor forma de entender todo o potencial por trás de troféus personalizados para a mecânica de gamificação de uma empresa é conferindo todos os seus aspectos que podem ser customizados. Dessa forma, é possível contar com um produto que é verdadeiramente seu e tem tudo a ver com a identidade da sua empresa.
A seguir, confira quais são os principais tipos de personalização possíveis para troféus que você pode usar em um processo de gamificação.
Placas
A personalização de placas é um aspecto da customização de troféus que provavelmente já é conhecida pela maioria das pessoas. As placas são onde as informações sobre o ganhador, seus feitos e o nome da competição geralmente aparecem.
Dessa maneira, em casos em que não é possível personalizar todo o troféu, as placas são as únicas formas de tornar o produto algo que realmente faça alusão ao premiado. Felizmente, as possibilidades da tecnologia atual permitem ir além desse ponto de partida.
Formato de troféus personalizados
Um dos benefícios de utilizar troféus personalizados é a possibilidade de customizar o formato deles. Esse é o aspecto que, de longe, mais chama a atenção das pessoas. Além disso, é o detalhe que mais pode diferenciar o seu troféu dos demais.
Personalizar o formato do troféu também é uma ótima forma de adaptá-lo para as características do seu meio específico. Por exemplo, uma empresa do setor automobilístico pode utilizar troféus em formato de capacete, roda ou outros elementos alusivos ao segmento.
Tamanho
Muita gente pode não pensar na importância do tamanho do troféu ao personalizá-lo, mas esse é outro aspecto importante que pode fazer toda a diferença na motivação do seu público ao participar da sua mecânica de gamificação.
Usar troféus personalizados em sua empresa possibilita escolher o tamanho deles, podendo optar por produtos menores ou maiores dependendo de critérios estabelecidos por você. Por exemplo, um troféu maior pode servir como prêmio máximo de uma competição.
Material
Outro aspecto importante de um troféu que se beneficia da personalização é o material. Apesar de parecer um detalhe pequeno, ele faz toda a diferença a partir do momento em que o seu público tem contato com o prêmio.
Além disso, o material utilizado em troféus personalizados também pode mudar dependendo da colocação dos premiados. É preciso tomar cuidado ao selecionar a melhor alternativa, levando sempre em conta a percepção do público em relação ao valor agregado de cada material.
Cores
Por fim, você também pode escolher todo tipo de cor para troféus personalizados em sua empresa. Esse é mais um elemento que pode servir para reforçar a identidade da sua marca e da sua mecânica de gamificação.
Além disso, assim como no aspecto dos materiais, você pode usar diferentes cores para denominar níveis distintos de recompensa. Por exemplo, é o caso de diferenciar com base na colocação dos premiados no ranking.
3 exemplos de empresas que tiveram sucesso com gamificação
Por mais que fique clara a ideia de gamificação, nada substitui o entendimento que pode vir de acompanhar exemplos reais de empresas que conhecemos.
Grandes negócios do mundo já apostaram nesse tipo de estratégia para alcançarem diferentes tipos de objetivos, então você pode se inspirar neles.
A seguir, confira 3 exemplos de empresas que utilizaram a gamificação em seus processos e obtiveram sucesso.
1. Deloitte
A Deloitte é uma empresa de auditoria e consultoria empresarial e foi exatamente nesse segmento que ela obteve sucesso com a gamificação internamente.
O objetivo era manter seus executivos de alto nível engajados com o sistema de aprendizado utilizado pela empresa. Afinal, é o método estabelecido como mais forte para atualizar os conhecimentos desses profissionais e ajudá-los a ter mais sucesso na organização.
Então, foi desenvolvida uma mecânica de gamificação em diferentes vertentes com foco em missões relacionadas ao acesso à plataforma de aprendizado. Quem cumpria suas metas aparecia no placar geral, podendo competir para ser apontado como especialista em determinada área.
Segundo a própria Deloitte, essa estratégia conseguiu aumentar em 47% a adesão aos cursos da plataforma de aprendizado.
2. T-Mobile
A T-Mobile é uma operadora de telefonia que estava preocupada em aprimorar a qualidade do seu setor de atendimento ao consumidor. Então, o caminho encontrado para isso foi a criação de uma mecânica de gamificação: a T-Community.
A T-Community é uma plataforma social interna com o intuito de ajudar os representantes de atendimento a aprender e colaborar uns com os outros. Elementos gamificados foram adicionados à plataforma para aumentar a participação e o engajamento dos funcionários.
Por exemplo, os participantes recebem pontos e troféus para determinadas atividades. Isso inclui a revisão de materiais de treinamento, responder a perguntas ou curtir conteúdo. Uma tabela de classificação permite comparar o desempenho dos participantes e a classificação com outros colegas.
Em seis semanas, a T-Mobile viu um aumento de 1000% na participação de seus profissionais. Cerca de 15 mil funcionários completaram missões nas primeiras duas semanas. E isso se refletiu nas pontuações de satisfação do atendimento ao cliente.
3. Google
Uma estratégia de gamificação pode ser utilizada para interagir com diferentes aspectos dos processos de uma empresa. Então, no caso do Google, essa ideia serviu para mitigar os gastos com viagens e motivar os funcionários a serem cuidadosos com isso.
A mecânica envolve convidar os profissionais a acompanhar as despesas relacionadas a viagens de negócios. Cada centavo que conseguem economizar em relação ao planejado é pago de volta a eles juntamente com o salário do mês.
Além disso, há o aspecto solidário envolvido. Afinal, os participantes podem optar por doar o valor restante para instituições de caridade de sua preferência.
Esse é mais um exemplo de como a gestão de pessoas do Google utiliza meios inovadores para manter seus profissionais engajados e também atingir seus objetivos de negócios.
Como implementar a gamificação com troféus personalizados em sua empresa
Tendo em vista os benefícios da gamificação para um negócio e como troféus personalizados podem fazer toda a diferença nesse processo, resta entender como unir esses dois elementos. Afinal, esse aspecto pode influenciar diretamente no sucesso da sua iniciativa e nos resultados que você conseguirá obter a partir dela.
A seguir, confira o nosso passo a passo para implementar a gamificação com troféus personalizados em sua empresa.
Identifique as motivações do seu público
Antes de começar qualquer iniciativa de gamificação, você precisa entender muito bem o perfil do público participante para elaborar mecânicas que gerem identificação nele. Isso também vale para troféus personalizados, que devem atender às especificações descobertas nesse processo.
Muitas das características de um troféu podem ser adaptadas para gerar mais identificação junto ao seu público. Somente assim você estará utilizando todo o real potencial dessa tecnologia voltada à gamificação.
Conheça as possibilidades de troféus personalizados
Para trabalhar com troféus personalizados, você deve saber exatamente quais possibilidades realmente podem ser customizadas. Algumas seções acima desse artigo, nós falamos sobre aquelas que são as mais comuns, mas elas podem mudar de fornecedor para fornecedor.
Esse também deve ser o momento de considerar quais aspectos de personalização são mais interessantes para os seus objetivos de gamificação. Esse ponto será importante para o próximo passo do processo.
Elabore um planejamento de personalização
De posse das informações que você obteve até o momento (perfil do seu público e possibilidades de personalização), chega o momento de planejar como serão os troféus da sua mecânica de gamificação.
Vale a pena pegar no lápis e elaborar rascunhos que se aproximem do ideal em relação aos seus troféus personalizados. Inclua o máximo de detalhes que possam auxiliar o seu fornecedor a entregar exatamente o que você está procurando.
Consulte um grupo de testadores
Nem todo planejamento é definitivo. Para ter certeza de que a sua ideia de troféus personalizados realmente é capaz de agregar o valor esperado para a sua experiência de gamificação, você precisa consultar um grupo de testadores.
Selecione algumas pessoas de diferentes setores da sua empresa para atuarem como amostra dos demais. Consulte essas pessoas a respeito da sua ideia de gamificação e especificamente sobre os troféus. Certifique-se de considerar todas as opiniões recebidas e agir em função delas.
Acerte na campanha de divulgação
Por fim, uma campanha de comunicação apropriada precisa ser realizada para que todo o seu time entenda a mecânica de gamificação e possa se interessar por ela. Sem isso, todo o seu esforço pode ser insuficiente para alcançar os seus objetivos.
Trabalhe em conjunto com o setor de marketing interno da sua empresa com o intuito de apresentar o seu novo sistema de gamificação de forma intuitiva e atrativa. Além disso, claro, não deixe de destacar os troféus personalizados.
As 5 ferramentas indispensáveis para gamificação nas empresas
Como você viu até aqui, a tecnologia pode ser uma grande aliada de um processo de gamificação. Isso não vale apenas para troféus personalizados, mas também para outros recursos que podem se tornar indispensáveis para que esse processo fique consolidado na dinâmica interna da sua empresa.
A seguir, conheça quais são as 5 principais ferramentas consideradas indispensáveis para gamificação nas empresas.
1. SalesScreen
O SalesScreen é uma ferramenta de gestão de desempenho voltada para o setor de vendas. Por isso, ele combina a diversão da gamificação com a transparência da visualização de dados, possibilitando que as lideranças da sua empresa consigam acompanhar o desempenho das equipes de maneira simples e envolvente.
Com o SalesScreen, as empresas podem estabelecer metas relacionadas aos seus KPIs e monitorar a contribuição de cada profissional para alcançar esses objetivos. Dessa forma, dentro da própria plataforma, também, é possível pontuar e receber prêmios tendo como base os objetivos de missões.
Segundo dados dos clientes da SalesScreen, é possível encontrar um aumento de 30% nos KPIs das empresas nos primeiros seis meses. Além disso, costuma haver um crescimento de 44% no engajamento dos funcionários.
2. Qstream
Se a sua ideia é usar a gamificação para incentivar o aprendizado em meio aos seus funcionários, pode contar com uma ferramenta como o Qstream. Com ele, é possível monitorar o progresso dos participantes e premiar aqueles que obtém o melhor desempenho e assiduidade.
Toda a estrutura do Qstream também é voltada totalmente para o aspecto educacional. É possível criar desafios, módulos de conhecimento, bancos de perguntas e respostas, entre várias outras possibilidades.
A ferramenta também serve para que as lideranças da empresa possam monitorar possíveis lacunas de conhecimentos de suas equipes e trabalhar em função delas. Dessa forma, conseguem suprir essas ausências e contar com times muito mais completos.
3. UserGuiding
O processo de onboarding de novos funcionários é decisivo para o sucesso de uma contratação, mas nem sempre é conduzido da maneira ideal. Felizmente, é possível contar com a gamificação e com ferramentas como o UserGuiding para ajudar nisso.
O UserGuiding possibilita criar guias interativos para diferentes aspectos do trabalho da sua empresa. Assim, a partir de checklists, os novos funcionários podem completar objetivos que os ajudam a entender o funcionamento de cada recurso até se tornarem capazes e realizar suas tarefas sozinhos.
Quem gerencia o UserGuiding pode monitorar o progresso de cada usuário e notar possíveis lacunas de conhecimento que necessitem de atenção. Além disso, basta conectar o sistema com documentos de ajuda para integrar ainda mais a experiência.
4. Mambo.IO
O principal benefício de utilizar uma ferramenta de gamificação é a possibilidade de deixar o aspecto lógico nas mãos de outra empresa para se preocupar apenas com a mecânica por trás do sistema. É por isso que pode valer a pena optar por uma plataforma como o Mambo.IO.
Ele traz todos os recursos necessários para criar experiências gamificadas com foco em aumentar a produtividade dos funcionários, monitorar o desempenho deles e incentivar o engajamento deles com as atividades corporativas.
Por fim, o Mambo.IO possui uma rica biblioteca de integrações que possibilita conectá-lo a sistemas que a sua empresa talvez já use em sua rotina. Dessa forma, a mecânica de gamificação fica totalmente adaptada à sua realidade.
5. Gametize
O Gametize tem como mote a entrega de um sistema de gamificação com foco em velocidade de implementação. Assim, você pode começar a aproveitar os benefícios desse tipo de iniciativa o quanto antes em sua empresa.
A plataforma possibilita criar desafios interativos, enviar e receber feedbacks e estabelecer critérios para o recebimento de prêmios no mundo online e offline. Ele também conta com o aspecto social, em que o progresso de cada participante fica visível em um placar geral.
Já que o foco da ferramenta está na velocidade, ela traz uma série de mecânicas já prontas para você aproveitar em apenas um clique. Dessa forma, é possível contar com uma estrutura de sucesso comprovado para a sua organização.
Como a Produteca pode ajudar com troféus personalizados na Gamificação?
Utilizar troféus personalizados pode fazer toda a diferença na percepção do seu público em relação à sua mecânica de gamificação. Esse é o aspecto que fará com que seus participantes se sintam motivados a completar seus objetivos e, assim, contribuir para os objetivos dessa estratégia.
A Produteca é uma empresa com foco em design de produto e prototipagem. A impressão 3D é a principal ferramenta para a entrega de valor nesses aspectos, juntamente com tecnologias como corte a laser, CNC e muito mais.
Uma das áreas de especialização da Produteca é a fábrica de troféus personalizados. Grandes organizações como, por exemplo, L’oreal, O Boticário, Nubank e Senai já utilizaram seus serviços para criar troféus que têm tudo a ver com suas marcas e o perfil de seus premiados.
- Um dos destaques é o troféu modular em acrílico e madeira criado pela Produteca para a Ihara. Desenvolvido para presentear os participantes de um treinamento, ele tem partes modulares que se constroem conforme cada etapa é concluída.
- Nessa linha, também foi criado o troféu modular Conecta. A empresa Enaex Britanite premiava seus colaboradores com essa peça em partes, para que fossem montando a peça conforme atingissem seus objetivos.
Escolher trabalhar com uma parceira experiente na criação de troféus personalizados é o caminho para extrair o máximo de valor dessa iniciativa. Uma mecânica de gamificação tende a se beneficiar muito de prêmios físicos, que os premiados podem exibir em suas prateleiras.
Para fazer um orçamento com a Produteca, basta acessar o site e entrar em contato para obter a sua resposta em até 24 horas.
Apesar de sempre associada ao mundo virtual, uma experiência de gamificação pode ser altamente benéfica para a sua empresa se cruzar a fronteira para o meio offline. Ao incluir troféus personalizados como parte das recompensas da sua experiência, você poderá aumentar a motivação do seu público e contar com resultados superiores em sua estratégia.
Você pode ficar por dentro das melhores referências no assunto ao seguir a Produteca no Instagram: basta seguir este link!