Algumas das invenções mais importantes da humanidade fundaram o design moderno: a escrita, o alfabeto, a iluminura, os livros ilustrados, a geometria analítica e a impressão. Hoje, há vários tipos de design: UX, de produto, web e por aí vai.
A criação e a impressão eram trabalhos individualmente especializados. Mas com a popularização do computador, uma mesma equipe de design passou a conseguir fazer a maior parte do trabalho graças à informatização das ferramentas.
As novidades trazidas por marcas como Apple, Adobe e Aldus ainda contribuíram para impulsionar a área. Hoje, você saberá o que é UX design, qual a sua importância e ainda vai ficar por dentro de sua diferença em relação ao design de produto. Vamos lá?
O que é UX design?
O UX design diz respeito à aplicação criteriosa de técnicas de design focadas nos usuários. Aqui, a ideia é produzir efeitos desejáveis em uma persona, ou seja, um arquétipo do usuário ideal. Assim, atingindo medidas de satisfação do público.
O termo surgiu quando o ex-vice-presidente da Apple, Don Norman, quis resumir em uma única palavra a experiência do público com um sistema. Assim, inclui design industrial, interface, interação física e outros pontos relacionados.
O UX design contribui para a experiência individual em relação ao uso de um sistema ou à interação com a marca que o lança. Por isso, envolve técnicas e métricas específicas. O UX designer e autor Jesse James Garrett divide a ideia em pontos como:
- estratégia;
- escopo;
- estrutura;
- esqueleto;
- superfície.
Por que UX é importante?
O UX design pode ajudar a trazer mais conversão. Isso porque, um número maior de pessoas tende a acessar um site ou sistema se contar com uma experiência de uso mais simples e eficaz. Assim, pode aumentar a disposição em pagar e em recomendar um produto.
Com uma boa experiência do usuário, os visitantes costumam ter mais facilidade para adquirir informações, por isso, contribuem para diminuir os custos com suporte. Ao conseguir respostas na própria página, e-mails e ligações deixam de ser necessárias.
O UX ainda tem um papel na classificação SEO, já que vários fatores são influenciados pelo trabalho de design. Por exemplo, a velocidade da página e responsividade, influenciando no acesso e no tempo de permanência dos visitantes.
Qual a relação entre UX design e design de produto?
Os dois tipos de profissionais se debruçam sobre como tornar a experiência dos consumidores melhor. Mas o de produto foca em itens físicos, indo desde a conceitualização até a comercialização.
Já o UX aborda principalmente a experiência do usuário em produtos virtuais, aplicativos e sites. Assim, trabalha ideias de usabilidade, satisfação do cliente, arquitetura da informação e por aí vai.
O UX design é importante porque nem todos os projetos são iguais. Assim, o resultado de um trabalho de experiência do usuário é tão específico quanto seu contexto. Mas há elementos em comum.
Por exemplo, os recursos, a tecnologia e a empresa. No caso do design de produto, o foco é o desenho industrial e a manufatura. Se o UX foca em melhorar a experiência do usuário, o de produto envolve o processo produtivo de itens físicos, e a conceitualização de produtos inovadores.
Saber diferenciar os dois profissionais conta principalmente na hora de escolher a melhor solução. Às vezes, empresas que precisam de um trabalho de UX design procuram profissionais de produto.
Se você quer saber mais sobre o assunto, confira nosso texto sobre a diferença entre designer de produto e UX designer!