De que maneira você pode usar a impressão 3D para criar um protótipo do seu produto?
A impressão 3D está mudando rapidamente a indústria de produção no mundo todo. Criar protótipos está se tornando cada vez mais acessível. Não é à toa que esse modelo de criar produtos de está começando a ganhar mais atenção, e se espera que isso se torne o novo “padrão” em um futuro próximo.
Mas você já parou para se perguntar como exatamente a impressão 3D é usada para criar protótipos?
Este texto vai discutir cinco maneiras pelas quais esse método é diferente de como as coisas eram produzidas no passado e como essas mudanças trazem muitos benefícios. À medida que o design e o desenvolvimento de produtos avançam em direção à impressão 3D, podemos esperar para ver essas melhorias e transformações.
Conheça 5 maneiras de usar a impressão 3D para criar um protótipo!
1. Proporcionar um design melhor
No passado, os protótipos eram usados como uma forma de testar designs e projetos. Embora isso ainda seja verdade, há muito mais espaço para a flexibilidade nesse estágio do que nunca, isso tudo graças à impressão 3D. O processo de fabricação tradicional exigia etapas distintas. Essas etapas contavam com modelos digitais, que vinham com limitações.
Primeiro que o protótipo não podia ser feito com modelos ou recursos parecidos do produto final. Isso significava menos oportunidades para design e testes precisos. Hoje, o encadeamento digital pode ser usado em todo o processo, e modelos mais precisos e bem projetados estão disponíveis com a impressão 3D.
2. Fabricar como serviço
Embora se conheça o termo SaaS (software as a service ou software como um serviço), existe outro termo, o MaaS. A fabricação como serviço é algo que cresceu graças à impressão 3D. Estamos vendo empresas com infraestruturas construídas para suportar múltiplos projetos e esforços de produção para vários clientes, tudo isso usando a mesma tecnologia de impressão 3D.
Empresas com serviços de ferramentas rápidas estão se tornando o novo normal. Existem muitos recursos online que podem ajudar a entender melhor o processo e descobrir mais sobre ele. Os fabricantes terão atualizações mais rápidas e uma capacidade maior para produzir trabalho de qualidade sem alterar o seu modelo de negócios. O MaaS é apenas outra maneira pela qual a impressão 3D tornou a produção mais acessível.
3. Oferecer menos desperdício
Hoje a preocupação com a pegada de carbono e com a redução do impacto no meio ambiente aumentou, especialmente nas empresas de produção. Governos de todo o mundo estão começando a implementar leis mais rígidas sobre resíduos e materiais. Felizmente, mudanças na eficiência levaram a iniciativas mais enxutas que reduzem o desperdício geral e criam mais recursos utilizáveis.
Hoje, o desperdício médio de uma produção tradicional é de 21% dos materiais. A impressão 3D não apenas reduz o desperdício geral de materiais para abaixo de 10%, como também reduz significativamente as emissões de carbono. Essas são melhorias que podem ser feitas por todos. Embora a maior parte da impressão 3D hoje seja usada apenas para protótipos, se espera que ela continue a se expandir para esforços de produção mais abrangentes até que se torne a fonte principal de produtos.
4. Abranger uma maior utilização
As operações de produção não são as mais eficientes. Para se ter uma ideia, somente nos Estados Unidos a utilização de produção é de apenas 75%. Isso significa que um quarto dos materiais e processos não estão sendo usados eficientemente. Isso ocorre porque os métodos tradicionais de produção incluem processos como moldagem por injeção ou fundição. Esses usam sistemas especializados que não contam com a versatilidade da impressão 3D.
Por outro lado, impressoras 3D podem imprimir até 20 tipos diferentes de produtos. Elas podem imprimi-los rapidamente, um após o outro, sem a necessidade de trocar de sistema. Essa é uma grande melhoria no modelo tradicional, que aumenta a taxa de utilização geral para toda a indústria de produção.
5. Encorajar inovação
Finalmente, uma das melhorias mais importantes que a impressão 3D traz é a criação de protótipos através da introdução de mais inovações. Enquanto no processo tradicional diferentes partes são montadas juntas para criar um todo, a impressão 3D remove essas restrições. Ela pode construir produtos complexos e valiosos como um todo. Ainda mais quando há design envolvido!
Estamos vendo como as empresas em todo o mundo estão criando produtos que expandem os limites do que já foi visto antes. Um futuro de soluções complexas com uma única máquina está sendo construído.
Uma maneira de ver esse impacto em toda a população é através da impressão de dispositivos médicos. De placas de crânio de titânio a outras inovações médicas, novas tecnologias estão surgindo da impressão 3D todos os dias graças à sua capacidade de criar protótipos sem restrições.
Superando desafios
Embora haja muitas melhorias no sistema atual com a impressão 3D, ainda é preciso reconhecer os novos desafios. Ainda há um custo alto para materiais e equipamentos que impedem a impressão 3D de se tornar algo padrão nas operações de fabricação em todo o mundo.
Apesar desses custos, a tecnologia avança. A impressão 3D está sendo usada em todo o mundo para criar protótipos que beneficiam as pessoas. À medida que mais empresas analisarem esse tipo de desenvolvimento de protótipo, podemos esperar mais melhorias nesse processo.
O que você acha das maneiras de usar a impressão 3D para criar um protótipo? Compartilhe sua opinião com a gente!
Texto adaptado e traduzido daqui.