Não há como negar que a impressão 3D tem causado uma verdadeira revolução nos mais variados segmentos, desde a medicina, até a engenharia, educação, arquitetura e tantos outros. Isso ocorre principalmente no setor industrial, mais precisamente no departamento de design de produtos.
Isso porque essa tecnologia é capaz de criar rapidamente um objeto físico a partir de um modelo digital. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o post e entenda tudo sobre a impressora 3D: como funciona, como surgiu, curiosidades e muito mais!
Afinal, o que é impressão 3D?
Também chamada de manufatura aditiva, a impressão 3D é uma forma de fabricação de objetos físicos a partir de um modelo 3D criado em computador.
Isto é, com softwares específicos para esse tipo de projeção gráfica. Apesar de ter sido criado em meados de 1980, somente agora tem se tornado mais popular.
Desse modo, tem causado uma verdadeira revolução em diversos segmentos. Isso porque é possível criar qualquer tipo de objeto, incluindo itens de decoração, jóias, brinquedos, peças industriais, entre tantas outras opções.
No entanto, o maior impacto foi no design de produtos. Isso porque, antes da impressão 3D, era preciso idealizar, desenhar o objeto, desenvolver o protótipo e, finalmente, testá-lo.
Com a inovação, o processo se tornou muito mais rápido. Isso porque a prototipagem auxilia em todas as fases da atividade, desde a prototipagem visual, passando pela prova de conceito, prototipagem de apresentação e, por fim, até a de pré-produção.
Como funciona uma impressora 3D?
O primeiro passo é criar um modelo em um software específico. Em geral, o arquivo tem as seguintes extensões: .stl, .obj ou .stp. Ainda, há a opção de baixar modelos já prontos em sites. Eles contam com um acervo grande e certamente você encontrará coisas bem interessantes.
Esse tipo de programa prepara o arquivo e define a velocidade da impressora, a altura de cada camada, preenchimento das peças e outros fatores importantes.
O passo seguinte é enviar para a impressão. Para isso, é preciso inserir a matéria-prima no equipamento — geralmente é plástico ou resina de alta resolução. Em seguida, começa a impressão.
O desenho 3D é dividido em várias camadas e a impressão começa de baixo para cima. Assim, a impressora expele a matéria-prima, formando uma camada por vez, sobrepondo uma a uma até que o objeto fique pronto.
Quais as maiores curiosidades da impressão 3D?
A impressão 3D é cheia de curiosidades. A seguir, confira algumas:
- é mais antiga que a internet — em 1984 criada por Chuck Hull;
- Dita Von Teese usou o primeiro vestido impresso em 3D — vestido foi projetado por Michael Schmidt e impresso por Frances Bitonti em 2013;
- não se limita ao plástico — também podemos usar resina de alta resolução, aço inoxidável alumínio, titânio e, até mesmo, chocolate;
- cada vez mais acessível — à medida que a tecnologia evoluiu, as impressoras 3D se tornam mais acessíveis às empresas;
- Presente nos cinemas — as técnicas de impressão 3D são utilizadas em diversos filmes, como O Homem de Ferro, O Hobbit, Gigantes de Aço, Os Vingadores, Avatar, O Exterminador do Futuro, Jurassic Park, Paranormal, entre tantos outros;
- no espaço — a NASA e a SpaceX planejam projetar habitats terrestres em outros planetas utilizando a impressão 3D.
Agora que você já sabe como funciona a impressora 3D, também percebeu que praticamente qualquer objeto pode ser criado. É justamente por isso que essa tecnologia tem transformado não apenas os meios de produção como também todas as áreas, incluindo a Medicina, Educação, Ciências Espaciais, Cinema, entre outras.
Quer saber mais sobre impressão 3D e conferir projetos incríveis? Então, siga a Produteca no Instagram e confira nossas publicações!