Ainda não descobriu o impacto que um mascote personalizado pode causar na sua empresa? Então, é provável que esteja perdendo uma chance valiosa de fortalecer a identidade da sua marca. Acredite, esses personagens são poderosos quando o assunto é humanizar e criar empatia.
Se você acha exagero, veja o exemplo das copas do mundo da Fifa. Nesses eventos, o país-sede cria um mascote para representar a nação, repassando seus valores de maneira lúdica e leve. No início de 2022, por exemplo, fomos apresentados ao La’eeb, o mascote da Copa no Catar.
Assim como a Copa do Mundo, o seu negócio também pode utilizar essa estratégia valiosa para fixar a marca! Por isso, neste conteúdo, vamos mostrar o que é mascote personalizado e sua importância, além de explicar como criar esse personagem. Continue lendo e descubra!
Afinal, o que é um mascote?
Em primeiro lugar, vamos elucidar uma questão gramatical: é “o” mascote ou “a” mascote? Na verdade, a palavra mascote é um substantivo do gênero feminino. No entanto, alguns dicionários, como o Aulete, a consideram de dois gêneros.
Além disso, os principais manuais de redação dos veículos de comunicação do Brasil não utilizam o termo no feminino, o que também leva a maior parte da população a optar pela palavra no masculino. Portanto, vamos seguir utilizando “o” mascote.
Mas o que é um mascote? O dicionário Oxford de Língua Portuguesa define como “pessoa, animal ou coisa que se considera capaz de proporcionar sorte e felicidade”. Ou seja, um mascote pode representar um grande amuleto.
Por outro lado, no marketing, esse conceito é ampliado e serve também para ajudar a fixar a marca no imaginário do público-alvo, fazendo com que transpareça mais humanidade e amizade. Veremos mais sobre o que faz um mascote no capítulo a seguir!
O que o mascote personalizado faz pela empresa?
Nós já falamos sobre o mascote da Copa do Mundo 2022, que foi anunciado no início do ano, certo? Agora, vamos mostrar na prática como um personagem como esse tem o poder de fixar uma marca.
O La’eeb foi inspirado em um lenço típico utilizado por homens da cultura árabe e significa “jogador-super-habilidoso”, como você pode ver nessa imagem que a Fifa divulgou do novo representante da Copa.
Portanto, esse mascote tem uma característica forte que identifica o país sede da Copa, o Catar. Mas, também, carrega elementos que representam o futebol, justamente para atrair o público-alvo.
Fora isso, um mascote geralmente é personalizado para que fique com ar amigável ou engraçado, não é à toa que as crianças adoram esses personagens. Mas vamos trazer exemplos mais próximos.
Lembra do Fuleco? É esse tatu-bola ao lado do mascote árabe na foto. Ele foi o representante da Copa do Mundo do Brasil em 2014. Pois é, já se passou quase uma década e a maioria dos brasileiros ainda recorda. Difícil também esquecer do lançamento do famigerado mascote da seleção brasileira.
Em 2016, o “Canarinho” foi lançado estrategicamente para atingir o público jovem. Por isso, em pouco tempo seu olhar carrancudo e engraçado fez a juventude batizá-lo de “Canarinho pistola”, levantando uma série de memes. Isso prova o sucesso da estratégia, que atingiu em cheio o alvo pretendido.
Cuidados na hora de criar um mascote
Percebe o quanto um personagem, quando bem desenvolvido, pode impactar por vários anos na identidade de uma marca? E isso também pode acontecer de maneira negativa. É por isso que é fundamental o envolvimento de uma equipe de profissionais experientes na hora de planejar e criar um mascote.
De todo modo, essa estratégia já provou que tem grande influência na comunicação das marcas, inclusive em longo prazo. Por isso, todo o cuidado é pouco na hora de escolher o representante visual do seu negócio.
Mais além, vamos detalhar um pouco mais sobre as maneiras de construir um mascote personalizado para sua empresa sem errar. Antes, é preciso entender sua real função no mundo corporativo.
Qual a importância de um mascote?
Você já viu que esses personagens conseguem gerar empatia de um modo lúdico, deixando a marca mais humanizada. Mas um mascote personalizado também tem o poder de carimbar uma imagem positiva do seu negócio e fazer o seu público querer ter o seu produto ou contratar o seu serviço.
Veja, no artigo Mascote de marca: por que sua empresa deve ter uma?, explicamos que esses personagens devem trazer os valores e a essência da sua empresa. Na realidade, a ideia é criar conexões com o público e produzir memórias positivas.
O que queremos dizer é que uma das maneiras mais efetivas de atribuir uma personalidade à sua marca é apostando em mascotes personalizados. Mas como fazer isso sem errar na mão? É sobre esse desafio que vamos falar agora.
Como criar um mascote personalizado?
Não existe uma receita de bolo para criar um mascote personalizado ideal, no entanto, algumas regras são padrão quando a ideia é construir esse personagem, seja para identificar a marca ou para usar como brinde.
Vamos citar três elementos que não podem faltar nessa figura:
- Estar de acordo com a identidade da marca: o mascote deve ter a personalidade e a estética que lembrem a sua marca e que estejam alinhadas com o seu nicho.
- Ser atemporal: sem modismos, escolha um mascote que vai durar bastante tempo. O importante é que a equipe faça uma projeção sobre o cenário em médio e longo prazo, prevendo as alterações que ele pode sofrer no decorrer dos anos.
- Ser flexível: o formato do seu mascote deve ser planejado para todos os locais, desde rótulos até a confecção de fantasias ou mesmo para animações e reproduções em 3D.
Sobre esse terceiro item, não esqueça que, em plena era digital, a impressão em três dimensões é uma grande aliada quando o assunto é mascote personalizado. E isso, principalmente quando a intenção é usar para brinde.
Vamos falar mais sobre esse assunto.
Como fazer um mascote personalizado para brinde?
Sem dúvida, usar a impressão em três dimensões no mundo corporativo tem levado muitos negócios a se destacarem da concorrência. Um bom exemplo é a Robô Laura, que ilustra esse capítulo; um mascote que a Produteca imprimiu em 3D.
Essa nova maneira de produzir objetos permite ainda a criação de uma gama imensa de artigos que ajudam a reforçar a marca, como troféus exclusivos e miniaturas. Ainda assim, para criar mascotes ou brindes personalizados é primordial contar com uma equipe de designers e técnicos bastante criativa e experiente.
Por isso, se o que você quer é elevar o nível da sua empresa criando um mascote personalizado, tanto para representar a marca, como para usar de brinde, o próximo passo é conhecer o portfólio da Produteca.
Você também pode ter interesse em saber mais sobre o orçamento dos produtos. Neste caso, vamos deixar este link para você entrar em contato diretamente com a gente!