Um design de produtos eficaz aumenta as possibilidades de identificação do cliente com o seu produto. Portanto, o branding e o design de produtos podem efetivar ou prejudicar a experiência do cliente, influenciando diretamente na estratégia da sua empresa.
Quer entender o que é branding, o que é design de produtos, e como eles estão relacionados? Então, confira este post que preparamos!
O que é branding?
Branding significa estratégias contínuas de construção de uma marca. Esse conceito vai além do famoso marketing. Ele tem como objetivo não só promover os produtos de uma empresa, mas fortalecer a identidade da marca e, assim, consolidar sua missão, visão e valores para o público.
Criar estratégias de branding é vital para os negócios que buscam ter sua marca reconhecida pelas pessoas. Afinal, uma marca forte tem mais credibilidade no mercado e crescimento contínuo.
Um case de sucesso na construção de marcas é a da Coca-Cola. Ela dispensa apresentações, não é mesmo? Por meio de uma identidade forte e com uma mensagem de felicidade, a empresa conseguiu criar vínculos emotivos com o seu público.
E, hoje, é lembrada como um símbolo de momentos felizes vividos entre família e amigos.
Para alcançar isso foi essencial o uso de estratégias de branding, entre elas, a identidade visual e o design de produtos. Vamos entender um pouco mais sobre isso?
O que é design de produtos?
O conceito de design está ligado à criação de uma identidade visual de uma marca ou um produto. Em relação aos produtos, o design busca desenvolver objetos de consumo, físicos ou digitais, criando soluções para otimizar a interação do cliente com o produto.
Por que o branding e design de produtos andam juntos?
“As marcas mais poderosas e duradouras são as que ficam no coração das pessoas.” A frase do fundador da Starbucks, Howard Schultz, explicita bem a importância de se investir em ações de branding.
E, como você viu, o design de produtos está diretamente ligado à cultura de experiência do cliente. Portanto, o design também é importante para a construção da percepção de uma marca.
Afinal, o design tem como objetivo tornar real os valores e propósitos da empresa por meio de diversos elementos visuais.
Dessa forma, é preciso que o branding e o design de produtos estejam integrados nas estratégias de comunicação. Afinal, as duas não podem andar separadas se a empresa deseja alcançar seu público de forma eficaz.
Para otimizar a composição de produtos, o design tem incorporado em seus processos diversas tecnologias inovadoras. Hoje em dia uma das ferramentas mais usadas para a elaboração de produtos é a impressão 3D.
Essa tecnologia permite personalizar produtos, ou criar protótipos do zero, com a mesma qualidade de materiais tradicionais.
Assim, a fabricação de peças tem se tornado cada vez mais avançada, influenciando de maneira positiva a construção das marcas.
Enfim, agora que você já entende a importância do design para as marcas, que tal descobrir como integrar o design de produtos no branding da sua empresa?
Siga o Instagram da Produteca e fique por dentro de várias ideias inovadoras de design!