Saiba como ajudamos na implementação da área de Design e Prototipagem em uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil!
Há algum tempo, os profissionais do Grupo Boticário – empresa com sede em São José dos Pinhais – PR e detentora de marcas como O Boticário, Eudora, quem disse, Berenice?, The Beauty Box, Multi B e Vult – buscavam formas diferentes de inovação.
Foi então que surgiu a ideia de criar uma área dedicada à criação em design gráfico, produto e prototipagem. Em 2017, fomos contratados para realizar uma consultoria especializada para acelerar essas atividades na gerência de Design e Redes de Inovação do Grupo Boticário.
Ideia
A proposta era agregar os conhecimentos que havíamos adquiridos ao longo dos anos e somar com os da equipe de designers do Grupo Boticário. Neste ambiente de inovação colaborativa, surgiu o Estúdio de Design e Prototipagem.
Com a criação do Estúdio, a equipe do Grupo passou a contribuir com o desenvolvimento de produtos e mockups de embalagens para as diferentes marcas da companhia. Durante três meses, participamos do dia-a-dia da empresa e da área.
Processo
Trabalhamos na estruturação de processos estratégicos e também do novo espaço, passando por questões como gestão de tempo, cardápio de serviços até a listagem dos equipamentos necessários e modo de operação.
Junto com o time do Grupo Boticário, criamos uma metodologia de Design e desenvolvimento de novos produtos, com foco em otimização de tempo e recursos. O Estúdio funciona como um grande laboratório de inovação prática.
Nele, são utilizados equipamentos com tecnologia de ponta – impressoras 3D, plotters, realidade virtual – para realizar os serviços oferecidos.
Resultados
Com os ganhos alcançados, o Estúdio conseguiu recuperar o recurso financeiro investido em menos de um ano.
De acordo com o Gerente de Design e Redes de Inovação do Grupo Boticário, Alexandre R. Silva, o processo de criação e prototipagem de produtos costuma ser custoso e tem um elevado tempo de entrega.
A implementação da área de Design e Prototipagem permitiu a redução do custo dos trabalhos realizados em 62%, além de 58% de redução no tempo de entrega.
“Até para inovar é necessário um processo racional para organizar as ideias. Com a criação do Estúdio certamente instauramos uma nova cultura.”
– Alexandre Roberto Silva, Gerente de Design e Redes de Inovação do Grupo Boticário
Foi assim que o nosso trabalho ajudou a alavancar ainda mais a inovação no Grupo Boticário. Ficamos muito felizes e orgulhosos por participar de um projeto incrível como este e agradecemos pela parceria! 🙂
Saiba mais sobre outros projetos que já ajudamos a tirar do papel. Conheça o portfólio da Produteca!