A impressão 3D é uma ótima ferramenta para a produção de objetos personalizados a preços acessíveis.
Com as novas tecnologias que vêm aparecendo, existe uma variedade de opções e funcionalidades disponíveis para pequenas necessidades de produção de lotes que ajudam fabricantes a economizar no custo por peça.
Em alguns desses casos, a moldagem por injeção é ideal para dimensionar as necessidades de produção.
Neste post, você aprenderá a combinar impressão 3D e moldagem por injeção para produzir em pequena escala. Com isso, será possível produzir seus moldes de forma econômica e produzir cópias idênticas de peças que são feitas com outros tipos de materiais.
Saiba como criar um molde por injeção!
O que é a moldagem por injeção
A moldagem por injeção de baixo custo é o processo de criar componentes injetando material derretido sob pressão em um molde. Este material preenche os espaços e se solidifica quando esfriado, assumindo a forma do molde.
Geralmente, os materiais usados na moldagem por injeção são polímeros termoplásticos, mas é possível moldar certos plásticos que são termoendurecíveis. Você pode criar peças moldadas por injeção melhores e mais complexas a um custo menor e em uma fração do tempo.
Já fizemos um post explicando mais sobre a moldagem de injeção, vale conferir. 🙂
Os moldes começaram a ser produzidos através de processos CNC, onde metais como o alumínio, são fabricados de forma subtrativa para produzir o molde final.
Essa ainda é a técnica mais popular por conta da durabilidade do alumínio, mas as opções de baixo custo são ativadas por novos materiais de impressão 3D, como a resina.
Foto: 3ders
A tecnologia SLA
O SLA é um processo aditivo que utiliza um tipo de laser controlado por computador para corrigir camadas de resina de fotopolímero. O processo é adequado para criar modelos conceituais ou protótipos.
A impressão 3D com resina de alta temperatura permite projetar moldes que seriam impossíveis usando técnicas de fabricação subtrativa. Certas tecnologias, como a SLA, são capazes de produzir peças de alta precisão com um excelente acabamento de superfície.
Quando isso é combinado com modernos materiais de impressão 3D resistentes à temperatura e com a liberdade de design que a tecnologia permite, os moldes impressos em 3D tornam-se uma opção viável para fabricar matrizes de moldagem por injeção de baixo custo.
O processo é relativamente rápido e barato para produzir uma única peça, apresenta bom acabamento de superfície e pode reproduzir formas e detalhes mais complexos. É uma boa escolha para testar a forma e o ajuste de uma peça.
Como criar um molde por injeção
Primeiramente, é necessário projetar o molde e escolher um tipo de material para então produzir peças moldadas por injeção. Logo após, você precisa realizar a moldagem e dimensionamento em programas específicos.
O arquivo deve ser exportado para a extensão .STL para criar o modelo em 3D.
Ao projetar o molde para a impressão SLA, certifique-se de que as faces internas do molde estejam orientadas para que nenhum suporte esteja em contato com elas.
Assim, a qualidade poderá melhorar, uma vez que não serão apresentadas marcas de suporte nestas superfícies.
Inclua aberturas de ar pouco profundas (0,05 mm de profundidade) da borda da cavidade até a borda do molde. Isso ajudará a expulsar o ar preso durante o processo de moldagem.
A impressão 3D do molde em uma altura de camada inferior pode ajudar a produzir peças moldadas mais suaves, pois os moldes terão linhas de impressão menos visíveis.
Os detalhes gravados e gravados devem ser deslocados da superfície em pelo menos 1 mm.
Foto: Form Labs
Tipos de moldes
Saber como criar um molde por injeção também envolve saber quais são os tipos de moldes. Eles podem ser de materiais mais rígidos, como o alumínio, ou de outros materiais impressos em 3D.
Inserções de moldes em molduras de alumínio
Esta é a configuração de moldes impressos em 3D mais comum e responsável por produzir peças mais precisas.
O molde é inserido em molduras de alumínio rígidas que oferecem suporte contra a pressão e o calor do bico de moldagem por injeção. Molduras de alumínio também ajudam a evitar que o molde se deforme durante o uso repetido.
Moldes autônomos
Nesta configuração do molde, ele é totalmente impresso em 3D e não é utilizada uma armação rígida de suporte de alumínio.
Dessa forma, os canais de resfriamento intrincados podem ser integrados no molde, mas os moldes fabricados com esta abordagem exigem mais material de impressão em 3D, sendo menos resistentes.
A impressão 3D elimina um dos maiores custos de injeção de moldagem de pequenos objetos por meio da fabricação do próprio molde. Felizmente, novas funcionalidades e produtos continuam chegando ao mercado.
Quer saber mais sobre como criar um molde por injeção? Entre em contato com a Produteca e crie o seu com a impressão SLA!