A impressão 3D é uma tecnologia que envolve diversos detalhes, técnicas, materiais e testes. Por conta disso, pode parecer um pouco complicado transmitir a sua ideia e imaginar como isso poderia ser realizado da melhor forma possível por meio desse tipo de criação, sem algum tipo de complicação.
Saber como fazer um orçamento é mais fácil e prático do que você imagina. Com uma equipe preparada e especialista no assunto, você consegue saber exatamente como a sua ideia irá sair do papel.
Neste post, iremos explicar como fazer um orçamento para os mais variados serviços de impressão 3D feitos aqui na Produteca. Confira!
Como fazer um orçamento
No nosso laboratório de criação, existem diversas áreas de atendimento que vão desde um simples protótipo até o desenvolvimento de um produto do zero. Ao acessar o nosso formulário de orçamentos, você consegue visualizar os principais pontos que serão levados em conta no momento de analisar a sua ideia.
É ali que você irá incluir o seu nome, e-mail e telefone para contato, se trabalha em uma empresa, site e qual serviço é do seu interesse. O prazo é apertado? Tudo bem, pode incluir ali também! Dessa forma conseguiremos estudar se há a possibilidade de realizar o seu pedido no tempo estipulado – o contato com você será constante e transparente. ?
Além de preencher todas essas informações, você ainda pode anexar um arquivo em 3D do seu projeto, se houver. Caso contrário, não tem problema, pois podemos podemos projetar um para você.
Não esqueça de contar mais sobre a sua ideia, pois qualquer detalhe a mais pode ser importante. Vale lembrar que nenhum orçamento é igual ao outro, então cada um é observado com exclusividade.
Na Produteca com os principais serviços, como:
- desenvolvimento de produtos;
- prototipagem;
- produtos promocionais;
- escaneamento 3D.
São eles que você irá encontrar no ali no formulário de orçamento que está localizado dentro do nosso site. Saiba mais sobre cada um deles!
Desenvolvimento de produtos
É essa opção que você deve escolher caso não tenha um arquivo em 3D para enviar. Com ele, é possível exportar o arquivo no formato .STL, que será utilizado por nós e a partir disso geraremos um arquivo G-code. Além disso, se a sua ideia é intangível, ou seja, você quer criar um produto do zero e torná-lo totalmente tangível, é essa opção que também deve escolher.
Prototipagem
Se a sua ideia já existe no papel ou se você já tem um modelo do seu produto, mas deseja vê-lo melhor em cada detalhe, criar um protótipo é uma excelente maneira para fabricá-lo digitalmente e acelerar o seu desenvolvimento, ainda mais se o objetivo for lançá-lo ao mercado em um curto prazo.
Produtos promocionais
Imagine a seguinte situação: sua empresa está realizando um evento interno e você quer entregar um brinde para cada colaborador, mas não sabe exatamente qual será o tipo de brinde.
Não tem problema, porque nessa parte também faremos o máximo para criar algo criativo e que tenha a ver com o seu negócio, junto com você. É no formulário de orçamento que você irá escrever quais ideias têm e quais detalhes gostaria de incluir no produto promocional.
Escaneamento 3D
O escaneamento 3D consiste em uma técnica que analisa um objeto real e o transforma em uma versão digital. E o aparelho que faz a mágica acontecer é o scanner 3D.
Como o próprio nome sugere, são dispositivos que realizam uma medição tridimensional de algo real que pode ser analisado ou remodelado digitalmente. É possível escanear a si mesmo, criando uma pequena versão sua, ou um objeto, que pode ser muito útil para criar próteses, por exemplo.
Acima, você viu os principais projetos realizados pela Produteca. Cada projeto é único e isso significa que nós iremos analisá-lo um por um; logo valores e estratégias são diferenciados. Uma vez recebido o seu orçamento, faremos o possível para responder você em até 24 horas.
Dicas para enviar o seu arquivo
Em qual formato enviar?
Os arquivos no formato .STL ou .OBJ. são os mais comuns, pois podem ser exportados exportáveis a partir de qualquer programa de edição 3D. Dê preferência a eles! Outros formatos, como .skp/.igs/.ige/.iges/.x_t/.x_b/.dwg/.f3d/.ipt/.iam/.3dm/.stp/.ste/.step/.sldprt também podem ser enviados.
Quais as dimensões?
Assim que exportar os arquivos no formato .STL ou .OBJ confira se as suas dimensões estão em milímetros (mm). Isso evita problemas de escala.
Qual é o tamanho máximo do arquivo a ser enviado?
Para você ficar por dentro de como fazer um orçamento passo a passo, você pode anexar no máximo cinco arquivos que juntos não ultrapassem o tamanho de 20MB. Para reduzir o tamanho, recomendamos que compacte-os dentro de um arquivo .ZIP ou .RAR – programas como o WinZip e o WinRar realizam essa tarefa.
Meu arquivo é maior que 20MB. E agora?
Caso o(s) seu(s) arquivo(s) ultrapassem os 20MB, é possível enviá-los através de serviços como o WeTransfer, Google Drive ou One Drive. Aí é só compartilhar com a gente.
Modelos orgânicos, como bonecos ou personagens, não devem ter uma malha com resolução muito alta. Nós recomendamos que esse tipo de arquivo não ultrapasse 100MB.
Importante: para que uma impressão seja feita de maneira assertiva, a malha da geometria do modelo em 3D deve ser sólida, ou seja, sem falhas. Caso contrário, podem haver erros na impressão. Por isso, vale sempre revisar o modelo antes de enviar para a Produteca. Nós também podemos fazer essa tarefa, porém às vezes pequenos detalhes e erros podem passar despercebidos e não conseguirmos corrigi-lo.
Nós fazemos o que fazemos porque aqui na Produteca, toda e qualquer ideia é bem vinda e passível de se tornar tangível. Então, por mais que o seu projeto ou ideias não se encaixe bem nas opções acima, não deixe de entrar em contato com a gente.
Agora que você já sabe como fazer um orçamento no nosso site, mande uma mensagem e conte qual é a sua ideia!