Até pouco tempo atrás, qualquer pessoa poderia ter uma impressora em casa, mas não uma 3D. Imprimir em três dimensões, embora seja uma realidade já estabelecida no mercado, apenas recentemente vem ganhando espaço nos lares brasileiros.
Essa tecnologia é capaz de trazer grandes avanços, inclusive para a medicina, criando próteses e órgãos que podem salvar vidas. Por outro lado, uma impressora 3D também pode cumprir a simples função de repor uma peça quebrada de um brinquedo.
Seja para fins comerciais, para uso interno de empresas ou mesmo para uso pessoal, é certo que essa tecnologia veio para ficar. Por isso, se você quer entender o que é impressão 3D, como ela funciona e dicas sobre o que imprimir, continue lendo e descubra!
O que é uma impressora 3D?
Se fôssemos resumir em apenas uma frase, poderíamos dizer que a impressora 3D é um dispositivo que transforma um projeto digital em algo físico. Indo além, podemos afirmar que, a partir de programas de modelagem em três dimensões, é possível criar qualquer peça do zero.
Isso significa que essa tecnologia tem o poder de desenvolver objetos e componentes personalizados e exclusivos. E isso tudo de maneira mais rápida e gastando menos material do que a fabricação com métodos tradicionais.
Mas de que maneira essa impressora funciona? É o que veremos agora!
Funcionamento da impressora 3D
Como você viu, a ideia central de uma impressora 3D é modelar uma peça em um programa digital. Este software, por sua vez, envia as informações para a impressora, sempre definindo as dimensões e os detalhes das texturas.
O desenho em três dimensões desse objeto será impresso por camadas, que vão sendo impressas uma a uma até formar o todo. Mas de que material é feita essa impressão?
Basicamente, as impressões mais comuns desse tipo de equipamento são feitas com filamentos plásticos. Porém, existem avanços com modelos em três dimensões construídos com vidro reciclado e até mesmo comida sintética. Focamos aqui na impressão com plástico.
Como imprimir
Para imprimir, o que você deve fazer é procurar um software fatiador em que você possa trabalhar a modelagem. Existem vários programas gratuitos que permitem inclusive a modelagem para quem já tem experiência e consegue construir do zero.
Por outro lado, esses programas também são ideais para quem nunca modelou, já que contam com modelos prontos que você pode testar imediatamente.
Veja agora cinco exemplos de peças para você imprimir facilmente!
Quais são as dicas para a primeira impressão 3D?
Agora que você entendeu o que é impressão 3D e como ela funciona, é interessante que estude bastante sobre essa tecnologia e pesquise sobre o programa que vai usar para modelar e fatiar o seu desenho 3D.
Agora, para além dessas dicas, vamos mostrar as quatro sugestões de impressão fácil que prometemos. Veja abaixo:
- Troféus personalizados: fuja da mesmice de troféus padronizados e use a criatividade para criar peças únicas. A Produteca tem uma fábrica de troféus personalizados e pode ajudar você a inovar com modelos exclusivos!
- Abridor de garrafa: item fácil de encontrar nos softwares, testar sua impressora 3D para criar um abridor de garrafas portátil também é uma boa pedida!
- Organizador de cabos: acabe hoje mesmo com a bagunça no escritório e crie uma espécie de lacre para organizar todos os fios soltos dos eletrônicos.
- Suporte para controle: chega de perder o controle remoto no sofá. Agora você pode criar um suporte do tamanho certo e exclusivo para manter esse item no seu lugar!
Como você viu, a impressora 3D pode criar um número infinito de peças. Por isso, é certo que o futuro nos reserva a presença constante dessa tecnologia. Entretanto, até lá, muitas adaptações devem acontecer até que essa inovação alcance de fato toda a população.
Até porque, criar peças modeladas em 3D ainda não é algo simples. Se você está sem ideias ou tem alguma dificuldade em manusear a sua impressora, uma ótima recomendação é seguir a página do Instagram da Produteca e acompanhar as dicas e novidades!