Criar joias com impressão 3D parece algo distante? Felizmente, isso já é realidade. Hoje, o avanço da tecnologia permite que uma pessoa crie objetos úteis e belos por um custo mais reduzido.
A produção de joias é uma das indústrias que abraçou a impressão 3D. Muitos joalheiros e marcas agora aproveitam a tecnologia para alterar a maneira como as coisas eram feitas por muitos anos. A impressão 3D vem sendo utilizada para criar padrões e imprimir acessórios.
Para quem produz peças a mão e deseja aumentar o desenvolvimento de peças em grande volume pode se beneficiar das tecnologias que envolvem a impressão 3D.
Quer saber mais sobre criar joias com impressão 3D? Acompanhe o post!
Produção e prototipagem
Já faz algum tempo que a tecnologia se tornou bastante acessível e isso continua aumentar. Já mostramos que a impressão 3D é um avanço que permite criar e testar produtos antes de lançá-los no mercado.
A prototipagem tem um papel importante no desenvolvimento e fabricação de joias. Desta forma, é possível saber se a peça está de acordo com o planejado e também auxilia bastante na produção de peças a larga escala.
Em uma só impressão você consegue produzir diversas joias. Mas como? Com uma só peça, que contém várias peças conectadas. Isso funciona como uma “árvore” onde são impressos vários aneis, brincos ou pingentes.
Com essa facilidade que permite que vários designs sejam produzidos em uma única impressão, o preço torna-se competitivo para baixos volumes de produção. Isso é um ponto importante para joalheria onde os clientes normalmente desejam uma peça única.
Foto: 3D Hubs
Criação de joias diferentes de tudo que você já viu
Criar joias com impressão 3D elimina os processos de soldagem e montagem de peças para criar uma pulseira, por exemplo. Se você quiser desenhar formas que não conseguiria criar sem a tecnologia 3D, não precisa mais se preocupar. A impressora irá fazer exatamente o que foi desenhado e projetado por você.
Também não é preciso criar moldes para cada peça, visto que uma joia é impressa de uma vez só. Logo, a impressão 3D não está apenas transformando o processo de produção de joias, mas também está contribuindo para a qualidade do design.
A prototipagem de joias para impressão 3D pode ser realizada com um processo de desenvolvimento de moldes bastante precisos. Com mais rapidez para criar protótipos desses acessórios, a técnica torna-se muito mais produtiva, o que resulta em um produto mais tecnológico.
Foto: 3D Hubs
O que você precisa saber para criar joias com impressão 3D
Existem diversas vantagens em criar joias com impressão 3D. Uma delas é a que para projetos muito complexos, padrões e diversos detalhes podem ser incluídos.
Os projetos podem ser personalizados facilmente e tomar a forma que você desejar. Portanto, criar joias com impressão 3D pode abrir espaço para criar padrões, que podem ser feitos de uma só vez e dentro de um prazo mais curto.
Isso reduz significativamente os prazos de entrega e o custo quando comparado às técnicas tradicionais de modelagem.
Os materiais mais comuns utilizados para criar joias com impressão 3D são alguns tipos de metais. Existe uma ampla gama de metais e opções de acabamento que são bastante úteis para os designers de jóias, como:
- Latão: chapeamento de ouro, revestimento de cor, revestimento de PU;
- Prata: brilho, alto brilho, cetim, jateado, antiguidade;
- Ouro: 14k ou 18k, 3 opções de cores;
- Bronze: revestimento de PU, polimento.
Enquanto algumas impressoras trabalham com filamentos, outras podem usar pó, e outras ainda trabalham com resina líquida ou cera.
Além disso, o projeto torna-se mais exclusivo, pois ele pode ser produzido por completo internamente, o que reduz as chances de ser “vazado” antes do seu lançamento.
A criação de joias em 3D trouxe uma nova perspectiva para a criação e produção de acessórios. O que ainda poderá ser transformado?
Quer criar um protótipo de joia personalizada em resina? Tire as suas ideias do papel conosco! 🙂