O design de produto está ao seu redor o tempo inteiro: seu computador, a embalagem do café que você toma de manhã, sua caneta, seus óculos. Por todos os lados, há algum objeto que os seres humanos projetaram para atender uma necessidade.
Todos esses itens passaram por uma etapa de planejamento e foram desenvolvidos sobretudo para proporcionar, além de uma estética agradável, diversas funcionalidades para a rotina.
Neste artigo, você vai entender o que é design de produto, como essa área funciona e de que forma as empresas podem se destacar por meio dela. Confira!
O que é design de produto?
Também chamado de design industrial, design de produto é a área que cria e desenvolve objetos para bens de consumo, como mobiliário, máquinas, automóveis, utensílios, eletrodomésticos etc.
Essa atividade está diretamente relacionada à resolução de problemas, portanto, tem como objetivo transformar tecnologias e materiais que já existem em itens funcionais e práticos.
Caso o consumidor compre um produto e tenha algum tipo de dificuldade para manuseá-lo ou até mesmo para abrir a embalagem, é um forte indicativo de que o design de produto não teve êxito em sua função.
Como funciona?
Os projetos são desenvolvidos por um designer ou por profissionais que tenham os conhecimentos necessários sobre design e arte. Dessa forma, durante esse processo, é preciso considerar diversos pontos. Entre eles, podemos destacar:
- usabilidade;
- segurança;
- economia de material;
- durabilidade;
- conforto:
- redução de desperdício;
- produção.
E, com o avanço do setor digital, os profissionais do setor de design de produto também começaram a projetar materiais para internet.
Conhecidos como UI e UX Designers, eles têm como função esquematizar e desenhar produtos virtuais com foco na experiência e na usabilidade do usuário. Certamente, para isso, criam-se interfaces intuitivas, atrativas e de fácil navegação.
Dessa forma, atualmente, quem trabalha na área pode trabalhar em projetos de diversos formatos. Além disso, a área tem uma grande aderência no mercado.
Qual a importância do design de produto para empresas?
Quanto mais uma empresa cresce, mais o perfil dos clientes se diversifica. Por esse motivo, ter uma equipe especializada contribui para que o negócio entenda a necessidade dessas pessoas, além de desenvolver produtos que atendam aos diferentes perfis.
E a importância do design de produto está justamente em oferecer produtos e soluções para problemas reais.
Quando a empresa oferece produtos que resolvem problemas reais e percebe que isso transforma a maneira que os usuários interagem com o app ou o site da organização, é possível medir os resultados da atividade — o que se torna um grande diferencial para o negócio.
Por fim, pode-se dizer que o sucesso do design de produto é medido pela satisfação do cliente com o produto ou serviço. Os consumidores podem se apaixonar por uma marca devido a experiência que ela proporciona.
Normalmente, esses produtos criam experiências incríveis ao garantir três aspectos: funcionalidade, utilidade e estética — todos de responsabilidade do designer de produto.
Agora que você já sabe o que é design de produto, confira o que a Produteca oferece! Com parceiros especializados em registro de desenho e patente, nossa empresa pode proporcionar o impulso que seu negócio precisa! Nos acompanhe nas redes sociais e saiba mais sobre os nossos projetos.